PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
SL. 1º, 80, 1-13 Margarida de Lima, casou-se em 1632 com Domingos de Meira.
Ad. Geral vol. 9: 80, 1-13: Margarida de Lima c2c em 1635 com Sebastião Bicudo fo. de Matheus Neto e de Jeronima de Mendonça.
SL. 6º, 465, 2-4 Sebastião Bicudo, casou em 1635 em S. Paulo com Margarida de Lima, viuva de Domingos de Meira, f.ª de João da Costa Lima e de Ignez Camacho. V. 1.º pag. 80, onde foi omittido este casamento. Sem geração.
Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)
Houve, na GP, inversão da ordem dos casamentos.
Margarida (da Costa, de Sea ou de Lima inventário dos pais SAESP vol. 12º, neste site), nascida por 1611, casou em primeiras com Sebastião Bicudo, sem geração. Em 1639 já estava casada com Domingos de Meira.
SEBASTIÃO BICUDO
Inventário e Testamento
Vol 41, 3
Data: 16-8-1633
Local: Vila de São Paulo, nas pousadas de Fran.co Sutil
Juiz Ordinário: Pedro Leme
Tabelião: Calixto da Mota
Avaliadores: M.el da Cunha e Fran.co de Gaia
Declarante: Margarida da Costa, mulher que ficou do defunto, assinou a seu rogo seu pai João da Costa.
TESTAMENTO
Em nome de Deus (...)
Estando eu Sebastião Bicudo enfermo, a cedula de testamento.
Encomenda a alma.
Declaro que sou casado com Margarida da Costa e dela não tenho filho nenhum e tenho pai e mãe que são herdeiros de minha fazenda.
Meu corpo seja enterrado na igreja matriz, acompanhamentos e pedido de missas.
Declaro que alguns serviços forros que tenho fiquem todos encabeçados a minha mulher - deixo a minha mulher por minha testamenteira.
Declara dividas, entre elas ao sogro duas patacas a meu cunhado Gaspar Coubera 16 ou 17 patacas, a Antonio de Siqueira meu primo 3 patacas (...).
(...) roguei ao pe. João Alvres que o fizesse por mim e assinasse como testemunha com as mais que abaixo vão assinadas, hoje 16-6-633 anos. o Pe. João Alves / Bastião Bicudo / Ant.º de Siqr.ª Caldr.ª / Aleixo Jorge / D.os de Gois / D.os Barboza / Alvrº ---- Bicudo / Simão da Mota de ----------
Cumpra-se S. Paulo 21-6-633 anos - Manoel Nunes.
Cumpra-se 21-6-633 - Manoel Pires
Mateus Neto que por falecimento de seu filho Bastião Bicudo ficaram algumas coisas convem a saber serviços dos gentio da aterra porquanto lhe pertencem a ele somente por não haver outro herdeiro.
Aos 9-8-1633 por Matheus Neto foi dito e declarado que ele estava pago e satisfeito de sua nora Margarida da Costa de tudo o que lhe vinha de herança e mercê de seu filho Bastião Bicudo assim de peças forras como de bens móveis e de tudo (...).