PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 7º, 226, 1-4; Sebastiana Fernandes foi casada com Pedro Álvares Moreira Cabral f.º do capitão Pedro Álvares Cabral e de Suzanna Moreira. Com geração em Tit. Garcias Velhos.

 

SL. 7º, 430, 2-4, Capitão Pedro Álvares Moreira Cabral, falecido em 1639, foi casado com Sebastiana Fernandes, f.ª reconhecida do capitão-mor André Fernandes, à pág. 226 deste. Teve 2 f.ºs legítimos (*):

3-1 Alcaide-mor de Sorocaba Jacintho Moreira Cabral, natural de S. Paulo

3-2 Coronel Paschoal Moreira Cabral, natural de S. Paulo,

(*) Capitão Pedro Álvares Moreira deixou mais um f.o natural reconhecido que em 1642 estava na Bahia, tendo seguido em socorro na companhia do Capitão Antônio Raposo Tavares.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

José Moreira, filho natural reconhecido, já falecido em 6-10-1648, deixou como herdeiras as filhas de João Moreira, seu tio.

 

PEDRO ALVES MOREIRA

Inventário

 

Vol 11, fls 323

Data: 1638

 

Nota: Este inventário já estava muito corroído quando foi transcrito, faltando partes das páginas, linhas, palavras e letras. Houve testamento a que se referem alguns recibos, mas não foi encontrado. Por esta razão, resumimos apenas o que dá pra ler com segurança e que tem interesse para a genealogia.

 

FILHOS (apurados nos autos de contas)

1. Jacinto

2. Pascoal

Esses órfãos ficaram sob tutela do tio João Moreira até 8-10-1648 quando Jacinto Moreira, já maior e emancipado, recebe suas legítimas que houve de pai e mãe, bem como a de seu irmão Pascoal Moreira ainda menor, de quem ficou tutor, em substituição a João Moreira.

 

3. José Moreira – filho natural – foi mandado por João Moreira para as guerras em Pernambuco em companhia de seis moços do gentio da terra. Em 1642 estava na Bahia a serviço de sua Magestade na companhia de Antonio Raposo Tavares. Em 6-10-1648 era falecido e deixou seus bens às filhas de João Moreira.

 

Ao longo dos autos, o falecido é referido por Pedralves Moreira.

 

Pedro possuía casas na vila vizinhas às da viúva Catarina de Aguiar.

Havia muita gente da terra batizada e muita gente nova recém chegada

 

Fls 334/5 – 12-10-1638 – Precatório para o Juiz da Vila de Parnaíba para “lhe ..... inventário da defunta .....tiana Fernandes mulher que ficara digo que fora do defunto ..... para se acostar a este .... saber o que dele constava ... se fazer partilhas entre os herdeiros ..,.”

 

Cartas:

1. De João Moreira ao Capitão Domingos Fernandes, referente a uma precatória.

2. De Domingos Fernandes a João Moreira, que assim termina: “O precatório ha de ir acostado no rosto do inventário”.

3. De João ....... a seu tio Ascenso Luiz Grou, pedindo para mandar o inventário da defunta (não diz o nome)

4. De .... Grou, dizendo que correu todo o cartório e não encontrou o inventário. Que tem umas quitações do tabelião que àquele tempo era Manoel de Alvarenga. Que pode estar no meio dos papéis da Câmara.

 

Entre os recibos:

7-11-1639 - ......Bicudo .....pano de algodão ..... de João Moreira testamenteiro de seu irmão Pedro Alves Moreira o qual pano era a dever a João Fernandes que Deus tem e a cobrança do dito pano pertence a meu genro Sebastião Fernandes como curador dos filhos do dito João Fernandes  seu irmão e eu como seu procurador recebi  ... hoje sete de novembro de mil seiscentos e trinta e nove anos – Antonio Bicudo

 

4-10-1639 – quitação que João Fernandes Saavedra, o moço, dá a João Moreira, de pagamento de dívida.

 

4-10-1639 – idem, dá quitação Antonio de Oliveira

 

Idem, João Misser Gigante

 

20-5-1634, na Vila de Santos - João Moreira se obriga a dar a Constância Ramires, sua sobrinha, cem alqueires de farinha para ajuda de seu casamento em termo feito pelo padre Gaspar de Brito.

 

20-5-1634, vila de Santos – Felipe Moreira também se obriga a dar farinhas à sobrinha Constância Ramires, em termo feito por seu primo o padre Gaspar de Brito e testemunhado por seu sobrinho João Leite. (Pedralves também tinha feito essa promessa)

 

12-5-1639 – Francisco João declara ter recebido o trigo em ponto de moinho.

 

20-9-1639 – Quitação que dá Baltazar da Costa por seu irmão Martim da Costa