PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
S.L. 6º, 457, 1-5; Jeronima de Mendonça casou com Matheus Netto f.º de Alvaro Netto, natural de S. Martinho, termo da villa de Vianna do Minho, e de Mecia da Pena, natural de Santos, irmã de Matheus Luiz; com geração de 5 filhos.
2-5 Maria de Mendonça Bicudo foi casada com Custodio Nunes Pinto, segundo escreveu Pedro Taques, e falleceu sem geração em 1630.
Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)
De fato, estava certo Pedro Taques. Maria de Mendonça Bicudo, abaixo inventariada, faleceu em 1630 e deixou o viúvo Custódio Nunes Pinto. Por não ter tido filhos, seus pais Mateus Pinto (sic) e Jerônima de Mendonça foram chamados à herança e dela desistiram.’
Maria de Mendonça Bicudo
Inventário
SAESP, vol 8, fls. 213 a 218
Inventário Data: 8-10-1630
Local:. vila de São Paulo nas casas de Custodio Nunes Pinto
Juiz Ordinário e dos Órfãos: João Maciel
Tabelião: Ambrosio Pereira
Declarante: Custodio Nunes Pinto, o viúvo.
Avaliadores: Manuel da Cunha e Francisco da Rocha
Avaliações (entre elas)
- casas da vila em 16$000
- sitio em Oquitauna em 10$000 réis.
fls. 218 citação feita a Matheus Neto e a sua mulher.
Aos 7-10-1630 eu tabelião Ambrosio Pereira citei a Matheus Pinto e a sua mulher Jeronyma de Mendonça se queria herdar neste inventário a parte de sua filha ou queria alguma cousa de seu genro Custodio Nunes Pinto viesse assistir neste inventário por serem pai e mãe da defunta Maria de Mendonça e por elles me foi dado por sua resposta por ambos que não queriam nada do dito custodio Nunes Pinto e que Deus o ajudasse - do dito seu genro e sem embargo de suas respostas os houve a ambos marido e mulher por citados de que passe a presente. Ambrosio Pereira tabelião o escrevi.