PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
SL. 3º, 513, Cap. 1º, Simão Borges de Cerqueira (o moço), falecido em 1640 em S. Paulo, foi casado com Ignacia Alvares, falecida em 1648, pais de 1 a 6:
1-1 Maria Luiz, que em 1647 estava casada com Antonio Pereira, como se vê na prestação de contas de tutoria constante dos autos do inventário.
Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)
1-1 Maria Luiz ou Alvares ou Borges, nascida por 1628.
Nota: inventário e testamento paterno (SAESP Vol. 13º, neste site).
MARIA BORGES
Inventário
Vol 42, fls.181 a 186
Inventário Data: 26-7-1654
Juiz dos Órfãos: Dom Simão de Toledo
Escrivão: Luiz Dandrade.
Avaliadores: Eitor Fernandes Carneiro e Francisco Preto
Local: Vila de São Paulo, em pousadas do Capitão João Martins de Eredea
Declarante: João Martins de Eredia, tio da defunta, e que lhe não ficaram filhos algum. (assina) Ju.º Miz Heredia.
TESTAMENTO (resumo)
Em nome de Deus amen (...) eu Maria Borges ordenei meu testamento.
Encomendação da alma, pedidos de missas.
Declaro que sou casada e recebida em face da igreja com Antonio Pereira Sirne e por certas cauzas estamos em divorcio por sentença do Juízo Eclesiástico com tudo é meeiro nos bens que se acharem como eu nos - e sendo caso que nosso Senhor seja servido levar-me da vida presente quero que meu corpo seja enterrado na igreja de S. Francisco.
Deixo minha prima Anna Peres uma moça do gentio da terra por nome Petronilha, e as mais peças que se acharem serem minhas se partirão igualmente por meus irmãos porquanto não tenho outros herdeiros.
Roguei a Fr.co Roiz da Guerra ---- (várias linhas em branco) seiscentos e cincoenta ----------- anos --------- declaro que a moça do gentio da terra por nome Petronilha que atras disse deixava a minha prima Anna Peres deixo a minha prima Mariquita sua irmã mais moça. Hoje dito dia mes acima ( não consta) (aa) Fr.co Roiz da Guerra.
Aprovação: 26-3-1654 e por testemunhas Bartholameu Bueno, João de Camargo = João Barreto = Antonio Barboza = Taborda = Simão Borges e me assinei com meu sinais públicos e razo eu Manoel Soeiro Ramires tabelião o escrevi (aa) - Ant.º Barbosa Taborda - Simão Borges - João Barreto - João Ortiz de Camargo - Bartholameu Bueno - M.el Soeiro Ramires.
Cumpra-se este testamento como nele se contem S.P. 28-3-1654 - Albernas.
Testamento de Maria Borges aprovado pelo tabelião em os 26 de março de 1654 annos. M.el Soeiro Ramires.