PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Subsídios a Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)
Braz de Piña, falecido em 1630 (SAESP. vol. 8º neste site), casado com Izabel Lopes, falecida em 1643; tiveram 10 filhos esparsos na GP, citados nos subsídios de Braz.
IZABEL LOPES
Inventário
SAESP - vol. 29, fls. 9 a 14
Inventário: 17-8-1643, sem testamento
Local: vila de Santana Ana da Parnaíba
Faleceu em casa de seu filho Juão de Pinho
Juiz Ordinário: Antonio de Souza Couto
Escrivão dos Órfãos: Asenso Luis Grou
Avaliadores: Mel. de Masedo e Juão Roiz.
Declarante: Juão de Pinho, filho da dita.
Fazenda que o dito Juão de Pinho declarou neste inventário por morte de sua mãe Izabel Lopes.
- uma carta de data de terras no bairro de Ararapira termo e jurisdição da vila de São João de [Canea] (Cananea ?), que foi dada pelo Capitão Pº Vas de Barros escrita pelo tam, Belxhior de Mederos na vila de São Vte.
- outra data de terras na praia de Itanhae na paragem que chamam ---- e ouero de Guaperomirim dada por Antonio dOllivera capitão desta capitania e escrita por Francisquo Barboza escrivão de notas.
- mais uma escritura de terras que fes Po. [-e Porcuna] e sua mulher Juana Roiz, a Braz de Pinho e sua mulher a defunta Izabel Llopes, as quais terras estão no [Guapuraguasú] e haviam sido primeiro de Francisquo Domingues morador na vila de São Vte. já defunto a qual escritura foi feita e escrita por Mateus Gonsalves tam. da vila de Nossa Sra. da Conceição de Itanhae.
(...) Juão do Pinho declarou (...) era por testamenteiro da sua mãe e que o dito testamento tinha seu cunhado Sebastião Preto morador em São Paulo e lho não queria dar (...).
Avaliações.
Coube aos herdeiros 1$892 réis.
fls. 14: salário do escrivão deste inventário e o salário dos avaliadores. hoje 10 de agto. de 643 annos.