PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
SL. 5º, 3, Cap. 1. Izabel da Cunha falecida em 1616, foi casada com seu parente Mathias de Oliveira Lobo, falecido em 1624, filho de Pedro Collaço e Juliana de Oliveira, por esta neto do capitão mor governador Antonio de Oliveira; geração em título Oliveiras.
SL. 8º, 493, 1-1 Mathias de Oliveira, fal. em 1624, o qual foi casado sua parenta Izabel da Cunha, fal. em 1616, f.a de Henrique da Cunha e de Felipa Gago. Teve: (C. O. de São Paulo) os 3 f.os:
2-1 Henrique da Cunha Lobo, o velho, natural de São Paulo, foi casado com Agostinha Rodrigues, falecida em 1677, f.ª de Antonio Rodrigues Velho e de Joanna de Castilho, V. 7.º pág. 442; faleceu em 1667 com testamento, em S. Paulo (C. O. de S. Paulo), e teve 4 f.ºs:
3-1 Henrique da Cunha Lobo, o moço
3-2 Gervasio da Cunha Lobo, batizado em 1645 em S. Paulo,
3-3 Manoel Ferreira Lobo
3-4 Izabel da Cunha, última f.ª de 2-1,
Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)
Inventário de Mathias de Oliveira (SAESP vol. 6º, neste site)
Acrescente-se ao filho 2-1 Henrique da Cunha Lobo a filha:
- Juliana, legatária no testamento (24-7-1616) da avó paterna
IZABEL DA CUNHA
Inventário e Testamento
SAESP - Vol 4, fls 307 a 328
Testamento: 7-6-1616
Inventário: 29-10-1616
Local: vila de São Paulo, nas pousadas de Mathias de Oliveira
Juiz dos órfãos: Bernardo de Quadros.
Escrivão: Manuel da Cunha.
Avaliadores: Antonio Lopes Pinto e Belchior Ordas de leão.
Declarante: Mathias de Oliveira, o viúvo.
fls. 310 (...) ali foi dito pelo dito Mathias de Oliveira que lhe requeria lhe fizesse inventário da fazenda que se achar que ficou por morte e falecimento de sua mulher Izabel da Cunha por ser falecida da vida presente sem embargo de não haver menores de vinte e oito anos e que ele dito Mathias de Oliveira sem embargo de lhe não pertencer a ele dito juiz o fazer deste inventario ele escolhia a ele dito juiz por seu juiz para o fazer deste inventario (...).
TESTAMENTO
Jesus.
Em nome de Deus amen. Saibam quantos esta cedula de testamento virem que aos 7-6-1616 me rogou minha sogra Izabel da Cunha que lhe fizesse este testamento por estar doente (...)
( encomendação da alma).
(...) disse que era filha legitima de Henrique da Cunha e de sua mulher Felippa Gaga e que era casada com Mathias de Oliveira o qual deixava por seu testamenteiro e a seu filho disse que tinha dele tres filhos os quais eram seus herdeiros.
(...) enterrar seu corpo em Nossa Senhora do Carmo (pedido de missas, legados pios).
- disse que desse uma saia de pano de algodão uma camisa e um gibão do mesmo pano a mulher que foi de Serrano e um saio de baeta que ---- usado com tres camisas que ficaram e se darão as filhas de Affonso Dias e dois cabeções se darão por fazer a mulher de Gaspar dos Reis e a Nossa Senhora de Tinhae se dará uma toalha de pano de algodão para o altar e a Messia Sobrinha se lhe dará a minha saia velha de raxeta - disse que tinha uma moça forra tamaminó por nome Maria a qual deixava a Izabel sua neta filha de Manuel Francisco uma saia de Londres ferrete e saio de baeta e manto e o mais fato do reino deixo a uma filha de meu filho Henrique da Cunha por nome Juliana e com isto houve este testamento por acabado e rogou a mim Manuel Francisco que este fizesse e assinasse por ela e assim mais que desse uma novilha a Misericordia para que a acompanhe feito hoje no dia acima declarado com as testemunhas aqui assinadas// assino por ela e por mim como testemunha e o remanescente de sua terça deixa a seu marido e filho Rodrigo Alves Manuel Francisco Matheus Leme - Jose Paris - de Pina - Rodrigo Souza - Jeronymo Alves.
Declarou ela testadora depois deste testamento feito que um menino por nome João o tomava em sua parte e o forrava para que ficasse forro e por ser verdade me assinei aqui por ela e por mim hoje 24-7-1616 anos . Manuel Francisco - Paschoal Delgado.
Cumpra-se o testamento como nele se contem. São Paulo 12 de setembro de 616 anos.
Avaliações.
Declaração que faz Mathias de Oliveira.
- disse que tinha meia légua de testada de terras em Jaquhi.
- outra meia legua de terras em Angra dos Reis e que a carta dela estava em poder de seu cunhado Manuel Antunes.
Dividas que declarou ter e dever.
(entre outras)
- devia a Diogo Mendes de Estrada
- disse dever no inventário de Domingos Dias o moço 4$460 réis
- a Simão Ribeiro na vila de Santos 2$380 réis.
Recibos (entre eles)
- digo eu Catharina Vaz que eu fui entregue por mão de Mathias de Oliveira do que por morte e falecimento de minha tia Izabel da Cunha me deixou em seu testamento e por ser verdade lhe passe esta quitação feita e assinada por meu marido Gaspar dos Reis hoje 13-11-1616. Gaspar dos Reis.
- recebeu Francisca Correa uma saia de pano de algodão uma camisa e um gibão que a defunta Izabel da Cunha deixou no seu testamento que lhe dessem (...) 8-12-1616.
- confessou Messia Sobrinha filha de -- Fernandes estar entregue da esmola que a defunta Izabel da Cunha lhe deixou no seu testamento (...) roguei a Jose de Paris que este fizesse por mim e assinasse como testemunha e Bento Lobo de Oliveira feita a 5-1-617 anos. assinei por ela e por mim - Jose de Paris - Bento Lobo de Oliveira
- digo eu Paschoal Dias que estou entregue de Mathias de Oliveira de um vestido de baeta e tres camisas que a defunta sua mulher Izabel da Cunha deixou de esmola a minhas irmãs filhas de meu pai Affonso Dias (...) roguei a Jose de Paris que este assinasse comigo como testemunha hoje o derradeiro de outubro de 616 anos. - Jose de paris - Paschoal Dias.
- digo eu Manuel Francisco que estou entregue de uma peça por nome Maria que minha sogra deixou a minha filha Izabel, hoje 16 do mes de abril de ------. - Manuel Francisco.
fls. 326 contas feitas neste inventário e partilhas:
Aos 8-7-1621 nesta vila de são Paulo, entre Mathias de Oliveira e seu filho Henrique da Cunha que de presente estava porquanto as filhas que eram casadas a saber:
- Juliana de Oliveira com Manuel Francisco e
- Felippa Gaga com Paschoal Delgado
já tinham seus dotes e estavam deles inteiradas, pelo que somente com o dito seu filho era necessário fazer partilhas.
Líquido: 138$610 réis.
- parte de Mathias de Oliveira 69$300 réis.
- outra tanta quantia cabe ao dito seu filho Henrique da Cunha que o dito seu pai lhe ha de satisfazer o qual por estar presente disse por ser já casado que ele estava pago do dito seu pai da parte que lhe cabe de 69$300 réis e da dita quantia dava ao dito seu pai por quite e livre de hoje para sempre e o assinou aqui eu Simão Borges Cerqueira escrivão que o escrevi - Henrique da Cunha Lobo - Antonio Telles.
fls. 328 - é verdade que eu Paschoal Delgado estou satisfeito do que meu sogro Mathias de Oliveira me havia prometido em dote (...) e o dou por quite. hoje 7-8-621 - Paschoal Delgado.
- digo eu Manuel Francisco que estou satisfeito do dote que me prometeu meu sogro Mathias de Oliveira em casamento (...) e lhe dei esta quitação. hoje 6-8-1621 - Manuel Francisco.