PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
SL. 8º, 369, 2-2 Catarina de Siqueira, fal. em 1685 em São Paulo com testamento, foi C.c. Francisco Barbosa Calheiros, fal. em 1674.
SL. 4º, 430, 2-1 Francisco Barreto Tenório, que casou em S. Paulo com Maria Rodrigues, f.ª de Francisco Barbosa e de Ignez Gonçalves.
SL. 6º, 517, Cap. 4, Gaspar João, casou com Andreza Gonçalves, viúva de Antonio Lopes da Rocha, de quem deixou uma f.ª, Maria Lopes, casada com Sebastião de Brito em Parnaíba..
Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)
Ignez Gonçalves, casada em primeiras com Gonçalo ------ morador do Rio de Janeiro, sem geração. Casou em segundas com Francisco Barbosa seu inventariante e teve:
1- Maria Rodrigues, já casada em 1644 com Francisco Barreto Tenório (SL. 4º, 430, 2-1)
2- Francisco Barbosa (Calheiros), casado com Catharina de Siqueira (SL. 8º, 369, 2-2)
3- Andreza Gonçalves ou Barboza, casada em primeiras com Antonio Lopes da Rocha, falecido no sertão e inventariado em 1654 e em segundas com Gaspar João (SL. 6º, 517, Cap. 4). Teve do primeiro marido:
3-1 Maria Lopes, nascida por 1653, casou com Sebastião de Brito
Era Ignez Gonçalves irmã de Miguel Gonçalves.
Nota: com base no inventario de Antonio Lopes da Rocha (SAESP vol. 46º, neste site) cc. Andreza Gonçalves (tambem Andreza Barbosa), onde aparece Francisco Barbosa o moço como fiador da viuva e Francisco Barbosa o velho como testemunha e mais o recibo, aos 19 maio 1666, de Sebastião de Brito (marido da órfã Maria) ao curador Francisco Barbosa Calheiros, creio que:
Francisco Barbosa (tambem Calheiros) e Andreza Gonçalves (tambem Barbosa) são ambos filhos de Francisco Barbosa o velho.
IGNEZ GONÇALVES
Inventário e Testamento
SAESP - vol. 29, fls. 275 a 286
Autos do Inventário: 8-5-1644
Local: Vila de São Paulo, nas pousadas de Maria Roiz
Juiz dos Órfãos: Dom Simão de Toledo Pizza
Escrivão dos Órfãos: Luis dAndrade
Avaliadores:Manoel da Cunha e Dos. Machado
Declarante: Francisco Barboza
Título dos filhos:
- Anna (sic) Roiz, casada com Francisco Barreto Tenório.
- --------, de idade e 12 anos
- --------------- pouco mais ou menos ------
TESTAMENTO
Em nome da Santíssima (...)
Eu Ignez Gonçalves, estando doente, determinei fazer este meu testamento.
Encomenda a alma, acompanhamentos e missas.
Declaro que fui casada primeira vez com Gonsalo ---- da cidade do Rio de Janeiro onde tinha mor parte de sua fazenda e bens a qual a metade até agora se me não entregou cousa alguma e assim que seus herdeiros o pode cobrar e declaro que do dito defunto não tive filho nem filha.
Declaro que sou casada segunda vez com Franco. Barboza, natural desta vila de São Paulo e temos de entre ambos um filho e duas filhas a saber Franco., e Ma., e Andreza que são meus universais herdeiros.
Deixo o remanescente de minha terça a meus filhos.
Declaro que meu irmão Miguel Glz. me era a dever a divida de um corte de vestido de picotilho com todos os seus aviamentos de forros abotoaduras e o necessário todo que para o dito vestido se fazia mister, a qual conta me prometia escolher uma moça de todas as que tinha em sua casa e se ausentou antes de me dar satisfação o que meus herdeiros aparecendo alguma cousa sua o possam cobrar.
Peço a meu marido Franco. Barboza seja meu testamenteiro.
(...) e roguei a Jorge João este o fizesse e assinasse por mim, hoje 27-2-1644 - Jorge João
Aprovação: 27-2-1644
Cumpra-se S. Paulo 29-2-1644
Avaliações
Citados:
- Francisco Barreto Tenório e a sua mulher Maria Roiz pelos quais me foram dito que não queriam herdar neste inventário.
Por Francisco Barboza, viúvo, foi dito queria nada da fazenda, porque tudo - aos filhos menores.
partilhas:
- ao órfão Frco.
- a menor Andreza.