PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 1º, 33, 5-1.5-1 Maria Camacho casada com Luiz Cabral de Mesquita

S.L. 7º, 165, Cap. 4º; Isabel de Moraes, foi casada com Luís Fernandes, o velho, fal. em 1654, com 5 f.os: (C. O. de S. Paulo). 1-1 a 1-5.e mais 3 fal. sem geração.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sete)

acrescente-se ao Cap. 4 Izabel de Moraes, falecida em 1654 (SAESP vol. 47º, neste site)  os filhos:

- Beatriz Rodrigues de Moraes.

- Luiz Fernandes de Moraes

 

BEATRIZ RODRIGUES DE MORAES

Inventário e Testamento

 

SAESP vol. 8 fls. 3 a 20

Testamento Data:. 8-3-1625

Inventário Data: 7-11-1625

Local:. vila de São Paulo em pousadas de Duarte Machado

Juiz Ordinário: Calixto da Motta

Tabelião: Custódio Nunes Pinto

Declarante: Luiz Cabral de Mesquita, marido da defunta. e Luiz Fernandes procurador de sua mãe Izabel de Moraes herdeira nesta fazenda.

Avaliadores: Diogo de Lara e Gonçalo Madeira.

 

fls. 6- assinam a abertura do inventário: Calixto da Motta - Luiz Cabral de Mesquita - Luiz de Moraes.

 

TESTAMENTO (resumo)

 

Aos 8-3-1625 neste sitio de Jundiahi termo da vila de São Paulo aonde eu Beatriz Rodrigues vivo e tenho minha morada e ao presente estou em meu são e perfeito juizo, doente em uma cama de uma doença que  Nosso Senhor Jesus Cristo foi servido dar-me (...)  ordenei de fazer este meu testamento para o qual chamei e roguei a Diogo Rodrigues de Salamanca m’o fizesse e puzesse nele seu sinal.

(encomendações pias)

Declaro ser casada com Luiz Cabral de Mesquita de que entre ambos não temos filho nem filha até o dia de hoje e sou filha de Luiz Fernandes já defunto e de Izabel de Moraes a qual é minha direita herdeira.

Declaro que no tocante a minha legitima não sei as contas que meu marido Luiz Cabral de Mesquita tem nem se tem recebido para que peço as justiças de Sua Magestade  (...)

Declaro que a minha terça deixo a meu marido.

Peço que me enterrem na igreja Matriz desta vila.

(encomendações de missas).

(...) declaro que é minha ultima e postumeira vontade (...) o façam guardar e cumprir como nele se contem testemunhas presentes estavam Diogo Rodrigues de Salamanca que este fez e a meu rogo assinou por mim dia e ano acima declarado. - A rogo da testadora - Diogo Rodrigues de Salamanca - Como testemunha Diogo Rodrigues de Salamanca - Diogo de Lara - ------ de Moras - Paulo Rodrigues Sobrinho - Custodio Nunes Pinto - Damião de Moraes - Thomé de Lara - Diogo de Lara o moço.

 

fls. 8 - seguem -se avaliações.

- Terras: um pedaço de terras que são já capoeiras que serão 400 braças de testada e meia  légua de sertão dentro que vão até um rio que chamam Je---ssu as quaes foram de Pero de Moraes.

- as terras que ficaram por morte e falecimento de seu sogro Luiz Fernandes defunto de que tem seu quinhão o que direitamente lhe couber.

 

fls. 11 declaração de dívidas.

 

fls. 13: e diz Luiz Cabral de Mesquita que não tinha mais bens que lançar (...)  e eu tabelião citei a Luiz Fernandes de Moraes como procurador de sua mãe Izabel de Moraes como herdeira que era na dita fazenda para assistir nas partilhas das peças (...).