PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
SL. 3º, 213, 3-9, Estevão Sanches de Pontes, natural de SP filho de Estevão Sanches de Pontes e de Mecia Soares Correa, neto de Geraldo Correa Sardinha (natural da cidade de Braga, falecido em 1668, e de Maria Soares, falecida em 1671 em SP); por Geraldo Correa bisneto de Francisco Correa natural do Porto e Athanazia Sardinha, da cidade de Braga; por Maria Soares bisneto de João Soares e de Mecia Rodrigues.
Datas (neste site): 28. João Soares- 14/6/1594 - João Soares e sua mulher Messia Rodrigues vendem chãos para Gaspar Vaz que já tinha construído casas no terreno junto da Matriz, em frente ao sobrado alto de Domingos Luiz. Assinam os filhos Gaspar e Baltazar Soares. Baltazar Gonçalves assinou por Messia Rodrigues. Escritura passada em casa de Ana Rodrigues.
Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)
João Soares e Messia Rodrigues, esta já falecida em 1631, tiveram, pelo menos, os filhos:
1- Gaspar Soares
2- Maria Soares, casada com Geraldo Correa,
3- Balthazar Soares, que teve as filhas naturais:
- Maria, nascida por 1617
- Ignacia Soares, casada com Domingos de Edra, nascido por 1588, filho de Jorge de Edra e de Paula Fernandes, esta inventariada em 1648 (SAESP vol. 35º, neste site)
4. Isabel Soares, falecida em 1630, Inventário neste volume.
Balthazar Soares
Inventário e Testamento
SAESP, vol 8, fls. 277 a 285
Testamento Data:. 5-4-1631
Inventário Data: 9-10-1632
Local:. vila de São Paulo
Juiz Ordinário e dos Órfãos: Fradique de Mello
Tabelião: Ambrosio Pereira
Declarante: Estevão Sanches (assina Estevão Sanches de Pontes)
fls. 279
Apareceu Estevão de Sanches e por ele foi dito que era falecido Balthazar Soares e deixara uma filha órfã solteira e que o dito Bathazar Soares não tinha bens nenhuns mais que umas peças forras do gentio da terra. - Estevão Sanches de Pontes.
Título dos filhos:
- Ignacia Soares casada com Domingos de Edra
- Maria, órfã de idade de 15 anos pouco mais ou menos.
fls. 280: termo de curador á órfã : Estevão de Sanches. (aa Estevão Sanches de Pontes).
fls. 281 TESTAMENTO (resumo)
(...) que virem esta cédula de testamento em como estando eu Balthazar Soares doente e enfermo desejei fazer este meu testamento.
(encomendações pias)
Sendo caso que o Senhor me leve nesta vila de Santos meu corpo será enterrado na casa da Santa Misericordia como irmão que sou e morrendo em São Paulo o mesmo peço ao provedor da dita Santa Casa e mais irmandade.
(pedidos de missas).
Declaro que sou filho de João Soares morador em São Paulo e de sua mulher Messia Rodrigues ja defunta.
Declaro que sou solteiro e nunca fui casado.
Ordeno por meu testamenteiro a Manuel Homem da Costa a quem peço pelo amor de Deus queira tomar este trabalho e por me fazer a mim mercê.
Declara os gentios da terra que tem em casa.
- deixo a uma filha que tenho e houve numa india por nome Maria para se casar a quem outrossim deixo quanto se achar ser meu de bens móveis e raiz.
Declaro que tenho outra filha por nome Ignacia Soares a qual lhe dei seu guinhão do que lhe cabia e prometi,
Declara contas e dividas.
Morrendo em São Paulo se enterrará meu corpo em Nossa Senhora do Carmo na cova de minha mãe.
- por ser assim minha ultima e derradeira vontade e roguei a Domingos da Motta ste fizesse o qual assinei em Santos 5-4-1631 anos. Balthazar Soares.
Aprovação: Vila de Porto de Santos, 5-4-1631 que assinou como testemunhas João Francisco Ferreira Heitor de Almada Manuel Gonçalves Ribeiro Antonio Vieira aqui morador e Henrique da Cunha Gago e Manuel da Cunha moradores em São Paulo ora aqui estantes e eu Domingos da Motta tabelião publico do judicial e notas o escrevi - Balthazar Soares - Domingos da Motta - Manuel Gonçalves Ribeiro - João Francisco Ferreira - Henrique da Cunha Gago - Antonio Vieira - Manuel da Cunha Gago - Heitor de Almada.
Cumpra-se como nele se contem. São Paulo 9-10-632 anos. Fradique de Mello Coutinho.
Cumpra-se como nele se contem. São Paulo 9-10-632 anos - Manuel Nunes.