PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
SL. 6º, 517, Cap. 4, Gaspar João, f.o de Miguel Garcia Carrasco e 2.a mulher Isabel João, C.c. Andresa Gonçalves, viúva de Antônio Lopes da Rocha, de quem deixou uma f.a; Maria Lopes, C.c. Sebastião de Brito em Santana de Parnaíba. Fal. Gaspar João, em 1668 em Santana de Parnaíba. Sem geração (C. O. de S. Paulo).
Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)
Andreza Gonçalves ou Barboza, filha de Francisco Barbosa e Ignez Gonçalves, esta falecida em 1644 (SAESP vol. 29º, neste site), foi casada em primeiras núpcias com Antonio Lopes da Rocha, falecido no sertão e inventariado em 1654, e em segundas com Gaspar João .
Teve do primeiro marido:
3-1 Maria Lopes, nascida por 1653, casou com Sebastião de Brito
ANTONIO LOPES DA ROCHA
Inventário
Faleceu no sertão, sem testamento.
SAESP - vol. 46, fls. 83 a 95
Autos do Inventário: 27-12-1654
Local: Vila de São Paulo, nas pousadas de Diogo Barboza
Juiz dos Órfãos: Dom Simão de Toledo Pizza
Escrivão dos Órfãos: Luis dAndrade
Avaliadores: Heitor Fernandes Carn.ro e Francisco Preto
Declarante: a viúva Andreza Barboza, mulher do dito defunto. Assinou a seu rogo Roque Furtado. (aa) Roque Furtado Simõis
Título dos filhos:
- Maria, de idade e um ano, pouco mais ou menos.
Avaliações, dividas que deve o casal, gente forra que está no sertão.
A qual fazenda não se fez partilha por serem mais as dividas que os bens. E pela viúva e a seu rogo assinou Roque Furtado. Assino a rogo da viuva Andreza Glz.- Roque Furtado Simõis.
fls. 89: 27-12-1654, tutora e curadora de sua filha órfã: a viúva Andreza Barboza, e apresentou como seu fiador a Roque Furtado. (aa) Roque Furtado Simõis. E pela viúva assinou Francisco Barreto Tenório.
27-3-654: seja notificada Andreza da Rocha venha fazer partilhas da gente com os órfãos.
Certifico que é verdade que notifiquei o despacho acima a viúva Andreza Barboza aos 30-3-1654.
fls. 91 - foi dito pela viúva Andreza Barboza que ela se obrigava a satisfazer as dividas neste inventário.
fls. 92: e foi dito pela viúva que ela queria apresentar novo fiador e apresentou Francisco Barboza o moço (...) estando presentes as testemunhas Francisco Barboza o velho e Roque Furtado e Balthezar Gonsalves Vidal, em que todos assinaram.
fls. 93: aos 3-10-1655, nesta vila de São Paulo o juiz encarregou a curadoria e tutoria deste inventário a Francisco Barboza o moço, que tudo administrasse, e apresentou por fiador a Aleixo Gorge
fls. 94: Contas que dá Francisco Barboza do órfão de que sou curador: 26-12-1662
- fls. 95 recibo de Sebastião de Brito, da legitima que pertencia a sua mulher Maria Lopes, a qual recebeu do curador deste inventário Domingos Barboza digo Francisco Barbosa Calheiros. 19 maio 1668 vila de SP. (aa) Fran.co Barboza Calheiros - Sebastião de Brito