PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “André de Fontes”, neste site.
BRÁS FRANCISCO RAMALHO
Inventário
Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo
Inventários e Testamentos não publicados
Pesq. Fabricio Gerin-Bartyra Sette
Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:
Brás Francisco Ramalho, marido de Luzia Pedrosa das Neves
Autos aos 09-12-1752
Inventariante a viuva cabeça de casal.
Falecera, sem testamento, em 11-11-1752. Fora casado uma vez antes de com ela casar-se de cujo matrimonio tivera um filho e que a inventariante fora casada somente uma vez com ele e tiveram dois machos e nove femeas.
Titulo dos filhos:
Do primeiro matrimonio: um filho por nome Manoel da primeira mulher Viviane da Silva Siqueira, cuja faleceu nas minas gerais na freguesia de Santo Antonio da Casa Branca. E o dito seu filho tera de idade 30 anos, ainda hoje morador no mesmo distrito da freguesia.
Do segundo matrimonio 11 filhos:
Ana Ramos de Jesus, casada com Andre Lopes de Carvalho
Maria 1ª. 16 para 17 anos
Maria 2ª 12 para 13 anos
Maria 3ª 9 p/ 10 anos
Inacia 15 anos
Clara 7 p/8
Genoveva e Caetana, gemeas, 5 p/6 anos
Mariana 2 p/3
Agostinho 10 /11
Angelo 9 p/10
Carta de Andre Lopes de Carvalho - Rio de Janeiro aos 19-05-17[--]
(...) do falecimento de meu sogro Bras Francisco Ramalho, se faz citado, desistindo por esta de ser herdeiro (...).
Pagamentos:
- a viuva Luzia Pedrosa
Aos herdeiros:
- Manoel, ausente em as partes das minas, freguesia de Santo Antonio da Casa Branca
- Ana, orfa
- Maria 1ª.
- Maria 2ª.
- Maria 3ª.
- Maria 4ª(sic)
- Inacia
- Genoveva
- Agostinho
- Angela
- Clara.
Tutor dos Orfãos Manoel Jose Machado
Autuação de uma carta Precatoria expedida da vila de S. Joao de Atibaia aos 12-10-1773
Fernando de Camargo contra Caetano de Aguirre e mais herdeiros de Bras Francisco Ramalho.
Diz o Cap. Mor Manoel Rodrigues da Cunha, como procurador de Fernando de Camargo Pimentel morador na vila de Atibaia (...) mande fazer embargos na legitima que pertence a Caetano de Aguirre como cabeca de casal para efeito de se pagar de uma fiança a que o suplicante esta obrigado pelo suplicado. Se não chegando a sua legitima para cobrir a dita fiança se faça tambem embargos nas legitimas de seus cunhados por estes lhe haverem [---]ado no tempo de seu casamento.
Passe mandado de levantamento das legitimas de Caetano de Aguirre e Manoel Jose como cabeças de suas mulheres.
Dizem Antonio Jose Machado, Miguel Fernandes de Siqueira, Jose Martins, Joao Francisco de Oliveira, Agostinho Francisco Ramalho, Maria Quiteria de Jesus viuva, herdeiros que ficaram por falecimento de Bras Francisco Ramalho.
Digo eu Manoel Jose Machado do contrato do casamento que tratei com Caetano de Aguirre para receber a minha cunhada Maria Ana, nos ajustamos amigavelmente a lhe dar as legitimas que tinhamos: a minha por parte de minha mulher Maria das Chagas de Jesus e a parte da minha cunhada Clara Maria.
Recebi do tutor da orfa Clara Maria, Manoel Jose Machado, a importancia de 7.833 rs que me era a dever como consta na obrigação e por estar pago e satisfeito passo este recibo. S. Paulo 04-10-1773. Caetano de Aguirre.
Testemunhas:
Manoel da Costa Boussa, solteiro, n. Arc. Braga, morador no termo desta vila de Atibaia, vive de seu negocio, 32 anos. Tem ciencia de um papel que passou Manoel Jose Machado, da heranca que lhe pertencia mais outra herança que pertencia a sua cunhada Clara Maria, de dote a Caetano de Aguirre por este casar-se com sua cunhada Maria Ana.
Cap. Manoel Alvares da Fonseca, solteiro, n. Arc. Braga, morador nesta vila de Atibaia, 40 anos. Disse que não lhe constava que Antonio Jose Machado, João Francisco de Oliveira, Jose Martins, prometessem as legitimas que lhes pertence a Caetano de Aguirre, por ter ciencia que não eram contentes ao casamento. E nem ao recebimento vieram, o que sabe por assistir o dito casamento. E muito menos a viuva Quiteria de Jesus que nesse tempo se achava na vila de Mogi Mirim.
Jose Pereira Leme, casado, n. vila Jundiai, morador desta vila de Atibaia, vive de lavouras, 41 anos.