PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Nunes de Pontes”, neste site.
ANTONIO DE CAMARGO E OLIVEIRA
Inventário e Testamento
Arquivo Judiciario do ESP, transferido para o DAESP
Inventariado (autor) Maria Clara Pedrosa
Inventariante (reu) Maria Clara Pedrosa
Fotografado por Rodnei B. da Cruz a pedido de Regina Moraes Junqueira que o resumiu.
Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e quarenta e seis aos vinte e hum dias do mês de Janeiro neste bairro de Pirajussara do Termo da Villa de Santo Amaro em casas de moradas da Viuva Dona Maria Clara Pedrozaonde foi vindo o cidadão José Antonio da Guerra Juiz dos Orphãos da ditta Villa comigo Escrivão (...) para efeito de se proceder a Inventario dos bens que ficarão por falecimento do Alferes Antonio de Camargo e Oliveira sendo ahi presente a Viuva Inventariante Dona Maria Clara Pedroza que reconheço pela própria.....
Declarações da Inventariante
Que o inventariado Antonio de Camargo e Oliveira era natural do termo da Villa de Santo Amaro filho legitimo do Alferes Francisco de Camargo Paes e sua mulher dona Anna Maria de Oliveira ambos já falecidos.
Que falleceu o inventariado no dia ---- de Agosto de 1845.
Que foi casado com ella inventariante
Filhos:
Antonio de oito anos
Maria de quatro anos
Seguem rol dos bens, avaliações,
Tutor dos órfãos: Capitão Manoel José de Moraes
Fl 141
01-02-1861 – Petição
Diz Americo de Moraes Pinto que tendo contratado fazer casar sua filha Victalina Brandina de Moraes Pinto com Antonio de Camargo e Oliveira, filho do finado Alferes Antonio de Camargo e Oliveira aconteceu porem que o Suplte não pode effectuar este consorcio em razão de achar-se aindaconsiderado Orphão o dito Antonio de Camargo e Oliveira posto ter hoje a idade de 23 annos cujo documento ao presente não pode oferecer por não ter sido possível descobrir-se o assentamento de seo baptismo...
Fl 154
Diz Antonio de Camargo e Oliveira morador na Freguesia de Itapecerica termo da Villa de Santo Amaro da Comarca de São Paulo ... que não se encontrou nos livros da Matriz de Sto Amaro da qual era freguês o suplicante ao tempo em que foi baptizado o assento de seo baptismo talvez por descuido do Parocho que então servia concorrendo sem duvida para tal falta o ter o suplicante sido baptizado na capella de MBoy que era então filial da Matriz de Santo Amaro. Sendo pporem preciso agora ao Suplicante tal assento requer a V. Exa que o admita a justificar o seguinte:
1º Que é filho legitimo do Alferes Antonio de Camargo e Oliveira e de D Maria Clara Pedrosa
2º Que ele nasceo em dez de Dezembro de 1838 e foi baptizado no 1º de Janeiro de 1839 na referida Capella de MBoy pelo Capellão da mesma o Pe Andre Joaquim da Silva Nazaré sendo padrinhos o Sargento Mor Joaquim Pedroso de Oliveira e sua mulher D. Ursula Maria de Moraes como consta de um assento feito pela letra do pai do suplicante.