PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 11º CAETANA MARIA DUARTE

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Natural de São João del Rei onde aos 14-06-1770 casou com Antonio Correa de Noronha, nascido na Freguesia de São Cristóvão de Nogueira, Comarca e Bispado de Lamego, filho de Manoel Correa de Noronha e Quitéria Inácia de Mello.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas - 14-06-1770 Ermida da Fazenda do Engenho da Paciencia de Gonçalo Correa Netto. Antonio Correa de Noronha e Caetana Maria Duarte, aquele n/b freg. S. Cristovão de Nogueira comarca e bispadode Lamego, f.l. Manoel Correa de Noronha e Quiteria Ignacia; e esta n/b N. Sra. do Pilar de S. João del Rei, f.l.Caetano Carvalho Duarte e Catharina de S. Jose.

 

Antonio faleceu com mais de 60 anos e teve seu inventário aberto aos 02-09-1815 por sua mulher. Caetana faleceu com testamento aberto aos 26-03-1819, instituindo por testamenteiro a Januário da Silva Sabino (inventários neste site).

 

Januário foi compadre e universal herdeiro de Caetana Maria Duarte, por instituição testamentária dela.

 

Quando Caetana Maria faleceu, Januário já era casado e tinha filhos, o que indica que ele nasceu em idos do século XVIII. Caetana não teve filhos de seu legítimo matrimonio e declarou não ter herdeiros forçados e por isso pode instituir Januário como herdeiro de seus bens, com a ressalva de que na sua falta herdariam sua mulher e filhos.

 

Entre os bens herdados por Januário Sabino, a Fazenda Paraíso na Aplicação de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno onde morava a testadora, parte da Fazenda do Amaral comprada a Mathias Gonçalves Moinhos e parte da Fazenda do Rio das Mortes e Cajurú denominada Paschoal Alves Rodrigues comprada a vários herdeiros.

 

Curiosamente Januário era casado com Ana Caetana Duarte. Não foram encontrados documentos referentes à filiação desta Ana Caetana, de forma que sua ascendência fica nas conjecturas: seria uma exposta à Caetana Maria? Ou seria uma filha natural da própria ou de alguma irmã ou irmão? Nos Carvalho Duarte descobrimos várias outras filhas expostas à própria mãe ou tia, em alguns casos nunca reconhecidas, mas aquinhoadas nas heranças.

 

Januário Sabino teve o inventário de seus bens aberto em São João Del Rei aos 14-07-1843 pela viúva.

 

Seus descendentes podem ou não ter ligação de sangue com os Carvalho Duarte, mas como foram os herdeiros de Caetana Maria, aqui ficam relacionados.

 

Filhos de Ana Caetana Duarte e Januário Sabino, segundo seu inventário, neste site:

 

1- Izabel Antonia da Silva, casada com Manoel Alves da Costa. Tiveram ao menos:

1-1 Silvério Alves da Costa. Assinou por sua mãe no inventário de Januário.

 

2- Mariana Antonia da Silva, casada com Manoel José Ferreira. Manoel faleceu aos 12-04-1856, sem testamento, e foi inventariado pela viúva no mesmo ano. Compareceram quatro filhos, (inventário neste site):

2-1 Ana Joaquina da Conceição, casada com José da Silva Sabino

2-2 Maria Umbelina do Carmo, casada com José Joaquim de Souza

2-3 Pedro José Ferreira, com 18 anos em 1856

2-4 Francisco José Ferreira, com 12 anos. Batizado em Agosto de 1844.

 

3- Caetana Maria Duarte, casada com Francisco Neves Ramos

 

4- Joaquina Maria de Jesus, casada com Domingos José da Costa

 

5- Maria Madalena da Silva, casada com Francisco José de Assis

 

6- Ana Romana da Conceição

 

7- Jacinto da Silva Sabino

 

8- Antonio da Silva Sabino. Casou em setembro de 1839 com Maria Francisca do Carmo, filha de Francisco José Martins e Nazaria Maria do Carmo, ambos os nubentes pardos, conforme o assento de seu casamento:

RMMJ - Paróquias de São João Del Rei - Matrimônios, Antonio da Silva Sabino, f de Januário da Silva Sabino e Ana Caetana Duarte = Maria Francisca do Carmo, f de Francisco José Martins e Nazaria Maria do Carmo, nascidos e bat na Capela de S Antonio do Rio das Mortes. Test: José Martins de Carvalho e Pedro José Martins, todos desta. Local: Fazenda pega Bem, À margem: pardos - 0?-09-1839

 

9- Custódio da Silva Sabino

 

10- Francisco da Silva Sabino

 

11- José da Silva Sabino