PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 2º - ANTONIO FRANCISCO DA SILVA

(atualizado em 22-novembro-2011)

 

 

Paola Dias

Bartyra Sette

 

 

Antonio Francisco casou aos 28-08-1775 na Ermida Sr. Bom Jesus de Matosinhos, filial de Barbacena (com registro em Aiuruoca), com Quitéria Joaquina de Almeida, filha de José Garcia da Costa, natural da ilha do Fayal e de Bernarda Maria de Almeida, natural da freguesia dos Prados (família “Feliciano Cardoso” § 2º).

B7: Igreja N. Sra. da Conceicão de Aiuruoca, comarca do Rio das Mortes, aos 28-08-1775 na Ermida Sr. Bom Jesus de Matosinhos, filial da matriz da Borda do Campo, Antonio Francisco da Silva, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Izabel Francisca, n/b nesta freguesia de Aiuruoca; = cc. Quitéria Joaquina de Almeyda, f.l. de José Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeyda, batizada nesta mesma freguesia (...) e para constar fis este termo. Aiuruoca 20-09-1775.

 

Quitéria em 1831, viúva, residia no fogo 8 do 9º quarteirão do Turvo.

censo do Turvo 5-12-1831, 9º Quarteirão, 8

Quiteria Joaquina de Almeida, branco, 78, viuva, avrador

Entre seus filhos documentamos:

1- Manoel da Silva Landim casou com Inácia Maria de Almeida (ou Bezerra), filha de Tomé Bezerra de Sá e sua 3ª mulher Maria de Almeida, já citados.

Pesq. José Guimarães: 13-7-1801 Turvo Manuel da Silva Landim filho de Antonio Francisco e de Quitéria Joaquina de Almeida com Ignacia Maria de Almeida Filha do Alferes Tomé Bezzerá de Sá e de Maria de Almeida. Ambos nats de Aiuruoca.

Em 1831 eram moradores no Turvo, quarteirão 15, fogo 2.

censo do Turvo 5-12-1831, 15º Quarteirão, 2

Manoel da Silva L(andim) *, branco, 56, casado

* assembleia Espraiado 1834- 48 votos.Segundo mais votado

Ignacia M. de Azevedo, branco, 56, casado

Jose da Silva, branco, 30, solteiro

Antonio, branco, 22, solteiro

Vicente, branco, 18, solteiro

Claudina, branco, 16, solteiro

Ignacio, branco, 15, solteiro

Joaquim, branco, 13

 

Entre outros, foram seus filhos:

1-1 José da Silva Landim casou em Andrelândia aos 22-05-1837 com Maria Floriana, filha de João da Costa Pereira e Ismeria Floriana de Almeida

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 33 A 22 de Maio 1837 na Capela do Lavram.to as duas horas da tarde, feitas as deligencias do estilo, e prez.tes as Test.as M.el Joaq.m d'Andr.e, e M.el da S.a Landim recebi em Matr.o os CC. Joze da S.a Landim, f.o leg.o de M.el da S.a Landim, e Ign.ca M.a, e Maria Floriana f.a leg.a de M.el digo de João da Costa Pr.a, e Ismeria Floriana d'Almd.a de q~ p.a constar fis este assento.

O Vigr.o Fran.co J.e de Sz.a Montr.o

1-2 Ana Esméria da Silva casou com Francisco Antonio de Souza, filho de Luiz de Souza Barbosa e Josefa Emerenciana Ferreira. Geração na família “Domingos Ferreira Guimarães” § 3º, 2-4, neste site.

 

1-3 Maria Joaquina, batizada aos 11-03-1804 na matriz de Aiuruoca.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 11 março 1804 matriz, Maria Joaquina, f.l. de Manoel da Silva Landim e Ignacia Maria de Almeida; padr.: Joseph Beserra de Almeida e Quiteria Joaquina de Almeida.

 

1-4 Vicente da Silva Landim, batizado aos 12-05-1811. Casou em Andrelândia aos 11-11-1839 com Carlota Porfiria da Silva, filha de Manoel Martins Pacheco e Ana Silveria da Silva, neta paterna de Pedro Martins Pacheco e Ana Felicia Joaquina, neta materna de Manuel Pereira da Silva e Ana Ribeiro de Seixas.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 12 maio 1811 Porto do Turvo, Vicente, f.l. de Manoel da Silva Landim e Ignacia Bezerra, padr.: Marianno Bezerra de Almeida.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 45  A onze de Novembro de mil oito centos e trinta e nove nesta Matris do Turvo, as honze horas e meia do dia, e em prezença das Testemunhas Joze da S.a Landim e Jacinto Carlos de Seichas recebi em Matrimonio os Contrahentes Vicente da Silva Landim, filho legitimo de Manoel da Silva Landim, e Ignacia M.a d'Almeida, ja falescida: e Carlota Porfiria da S.a, filha legitima de Manoel Miz~ Pacheco, e Silveria da S.a ja falescida, e lhes dei as bençãos nupciais de que para constar fis este assento.

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos --- (borrado: vinte? e seis de fevereiro 18-- (1810?) (entre os assentos de junho 1809 e julho 1810) na Ermida do Senhor Bom Jesus do Livramento. Manoel Martins Pacheco, f.l. de Pedro Martins Pacheco e Anna Felicia Joaquina, n. e b. freg. dos Prados; c/ Anna Silveria da Silva, f.l. de Manoel Pereira da Silva e Anna de Seixas Ribeira (sic), n. e b. nesta freguesia.

 

1-5 Claudina Cândida da Silva casou aos 16-10-1833 com Joaquim Manoel de Andrade 2-2-1 abaixo, filho de Manoel Joaquim de Andrade e Delfina Florentina da Silva

 

1-6 Inácio da Silva Landim casou em Andrelândia aos 12-10-1835 com Rita Justina de Almeida, filha de Justino Francisco da Silva

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 24 A doze de outubro de mil oito centos e trinta e sinco, as duas horas da tarde nesta Matris do Turvo recebi em Matrimonio os Contrahentes Ignacio da Silva Landim, f.o leg.o de Manoel da S.a Landim, e Rita Justina d'Almeida f.a leg.a de Justino Fran.co da S.a, e lhes dei as bençãos nupciais em prez.ca das Test.as M.el de Seichas Ribeiro, e Joze da S.a Landim, todos desta Freg.a.

Fran.co J.e da Sz.a Montr.o

Vig. Encõmd.o

 

1-7 Joaquim Antonio da Silva, batizado aos 08-09-1817. Em Andrelândia aos 25-04-1836 casou com Silvina Porfiria de Oliveira, filha de Cornélio Pereira de Oliveira e Brizida Ponciana da Silva já citados.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos - aos 08 set 1817 cap. Turvo, JOAQUIM, f.l. de Manoel da Silva Landim e Ignacia Maria de ---- que  no dia 29 julho proximo foi baptizado pelo alf. Jose Bezerra de Almeida que assistiu como padrinho.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 27  A vinte sinco d'Abril d'1836 nesta Matris do Turvo as honse e meia da manhã o P.e Antonio Ferreira d'Arantes de licença recebeo em Matrimonio os Contrahentes Joaquim Antonio da Silva, filho legitimo de Manoel da Silva Landim, e Ignacia Maria d'Almeida, ja falecida, com Silvina Porfiria d'Oliveira filha legitima de Cornelio Pereira d'Oliveira, e Brizida Ponciana, e lhes dei as bençãos nupciais em prezença das Testemunhas Joze da Silva Landim, e Luis Antonio Vieira, de que fis este assento para constar.

Fran.co J.e de Sz.a Montr.o

Vig. Encõmd.o

 

2- Delfina Florentina da Silva casou com Manoel Joaquim de Andrade, filho de Matias da Silveira de Andrade e Francisca Joaquina de Mattos, já citados. Manoel, viúvo, casou com sua cunhada Rita Porfiria de Almeida 2-5 abaixo.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos -  aos 15 jul 1806 matriz Baependi - Manoel Joaquim d'Andrade, f.l. de Mathias da Silveira d'Andrade e Francisca Joaquina; c/ Delphina Florentina, f.l. de Antonio Francisco da Silva e Quiteria Joaquina. Ns. e bts. nesta freguesia.

 

2-1 Joaquim Manoel de Andrade aos 16-10-1833 casou com Claudina Candida da Silva 2-1-5 supra, filha de Manoel da Silva Landim e Ignacia Maria de Almeida

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 17  A deseseis de Oitubro  de mil oito centos e trinta  e tres pelas honse horas do dia nesta Capella do Turvo em virtude da licença do R.do Parocho, a vista das testemunhas abaixo assignadas, e outras assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão, depois de dispensados do impedimento de consanguinidade em segundo gráo com que se achavão ligados Joaquim Manoel de Andrade, filho de Manoel Joaquim de Andrade, e Delfina Florentina da Silva, e Claudina Candida da Silva, filha de Manoel da Silva Landim, e Ignacia Maria de Almeida, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fis este assento q~ assignei.

P.e Arantes

David Bezera de Almd.a

Joze da S.a Landim

3- Maria Justina da Silva casou aos 24-11-1813 com Domingos Coelho Moreira, filho de João Coelho Moreira e Maria Rosa. Domingos, viúvo, casou em segundas núpcias com Maria Teodora Nogueira Cap. 1º, nesta família.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 24 nov 1813 cap. Turvo, Domingos Coelho Moreira, f.l. Joaquim Coelho Moreira digo João Coelho Moreira e Maria Rosa, n. b. e morador na freg. da vila Barbacena; c/ Maria Justina da Silva, f.l. de Antonio Francisco da Silva e de Quiteria Joaquina de Almeida, n. b. e moradora nesta freguesia.

 

Maria Justina e Domingos tiveram os filhos, q.d.:

3-1 Antonio Vicente Coelho casou aos 19-09-1833 com Mariana Carlota da Silva, filha de Joaquim Antonio da Silva e Joaquina Rodrigues de Souza. Cap. 10º, nesta família

(pesq. PD) Antonio Vicente Coelho habilitou-se para casar com  Marianna Carlota da Silva em Aiuruoca em 1833, filha de Joaquim Antonio da Silva e neto materno de Manoel Francisco da Silva e de Ana Maria de Almeida.

Que Joaquim Antonio da Silva é irmão de Antonio Francisco da Silva, que deste proveio Maria Justina e desta o orador e daquele Joaquim Antonio proveio a oradora.

Que Anna Maria é irmã de Quitéria Joaquina, que desta proveio Maria Justina e desta o orador e daquela Anna Maria proveio Joaquim Antonio e desta a oradora

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 16  A desenove de Setembro de mil oito centos e trinta e trez nesta Capella do Turvo pela húa hora da tarde, em virtude da competente licença, a vista das testemunhas abaixo assignadas, assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Antonio Vicente Coelho, legitimo de Domingos Coelho Moreira, e Maria Justina da Silva, e Marianna Carlota da Silva, legitima de Joaquim Antonio da Silva, e Joaquina Rodrigues de Sousa, depois de dispensados da duplicada consanguinidade, com que se achavão ligados, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para que conste fis este assento.

P.e Arantes

Antonio Belfort de Arantes

João Gualberto de Carv.o

3-2 Inacio Coelho Moreira, com 29 anos em 09-09-1846 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Quitéria Joaquina da Silva, filha de Antonio Coelho Moreira e Ana Custódia.

Andrelandia, MG aos 09-09-1846 em casas de Domingos Coelho Moreira, Inacio Coelho Moreira e Quiteria Joaquina da Silva. Ele branco de 29 anos, f.l. Domingos Coelho Moreira e Maria Justina, ja falecida. Ela branca de 23 anos, f.l. Antonio Coelho, ja falecido e Ana Custodia,. Test.: Jose Rodrigues da Silva e o mesmo Domingos Coelho Moreira. Foram dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau.

3-3 Jesuína Cândida da Silva casou aos 19-09-1833 com José Rodrigues da Silva, filho de Joaquim Antonio da Silva e Joaquina Rodrigues de Souza. Cap. 10º, nesta família.

(pesq. PD) Jezuína Cândida habilitou-se para casar com José Rodrigues da Silva em Aiuruoca em 1833, ele filho de Joaquim Antonio da Silva e neto materno de Manoel Francisco da Silva e de Ana Maria de Almeida.

Que Antonio Francisco da Silva é irmão de Joaquim Antonio da Silva, deste procede o orador e de Antonio Francisco proveio Maria Justina e desta a oradora.

Que Quitéria Joaquina é irmã de Anna Maria de Almeida, e que desta proveio Joaquim Antonio e deste o orador e que de Qutéria proveio Maria Justina e desta a oradora.

3-4 Carolina Leopoldina, batizada aos 20-01-1821. Em Andrelândia aos 08-09-1839 casou com Vicente Coelho da Silva, filho de Antonio Coelho e Ana Custódia.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 20 janeiro 1821 cap. Turvo, CAROLINA, f.l. de Domingos C---- Moreira e Maria Justina da Silva, padr.: Antonio Bernardino de Barros e Anna Maria de Jesus.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 43: A 9 de Setembro 1839 em Caza de D.os Coelho Mor.a e Oratorio a hi erecto por provizão da Vara deste Termo, as tres horas da tarde, em prezença das Testemunhas Manoel Thomás d'Aquino, e Joze Manoel da S.a Coelho, feitas as deligencias percizas recebi, e abençoei os Contrahentes Vicente Coelho da Silva, f.o leg.o de An.to Coelho ja falescido, e Anna Custodia: com Carolina Leopoldina f.a leg.a de D.os Coelho, e Maria Justina já falescida, de que fis este assento p.a constar.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

3-5 Mariana Carlota, com 24 anos em 09-09-1846 e dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Antonio Coelho Moreira, filho de outro já falecido e Ana Custodia Dias, já citados.

Andrelandia, MG aos 09-09-1846 em casa de Domingos Coelho Moreira, Antonio Coelho Moreira e Mariana Carlota, ambos desta freguesia. Ele branco de 22 anos, f.l. Antonio Coelho Moreira, ja falecido e Ana Custodia da Silva. Ela branca de 24 anos. f.l. Domingos Coelho Moreira e Maria Justina. Test.: Domingos Coelho Moreira e Jose Rodrigues da Silva. Foram dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau.

3-6 Manoel Coelho Moreira, com 20 anos em 23-02-1846, casou com Ana Luiza, filha de Francisco Joaquim de Mattos e Maria Clara

Andrelandia, MG aos 23-02-1846 em casa de Francisco Joaquim de Mattos. Manoel Coelho Moreira e Ana Luiza ambos desta freguesia. Ele branco de 20 anos, f.l. Domingos Coelho Moreira e Maria Justina, ambos desta freguesia. Ela branca de 20 anos, f.l. Francisco Joaquim de Mattos e Maria Clara. Test.: Domingos Alves Pedrosa e Floriano da Silva Pereira.

4- José, batizado aos 01-08-1779

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -, aos 01 agosto 1779 Porto do Turvo - Jose, f. de Antonio Francisco da Silva e s/m Quiteria Joaquina de Almeida; np de Manoel Francisco da Silva, n. da freg. de São João de Brito, termo de Guimarães, arc. de Braga e s/m Isabel Francisca; nm Jose Garcia da Costa da ilha de Fayal e s/m Bernarda Maria, n. da freg. da S. Conceição dos Prados; padr.: Bento Francisco da Silva, solteiro e Francisca Joaquinha mulher de Mathias da Silveira. Todos desta freguesia.

5- Rita Porfiria de Almeida casou com Manoel Joaquim de Andrade, viúvo de Delfina Florentina da Silva 2-2 supra.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 2 A vinte trez de Agosto de mil oito centos, e trinta nesta Capella do Turvo da Aiuruoca pelas duas horas da tarde em virtude da licença do R.do Parocho a vista das testemunhas Antonio Coelho Moreira, Domingos Coelho Moreira, e outras muitas assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Manoel Joaquim de Andrade, viuvo de Delfina Florentina da Silva, e Rita Porfiria de Almeida, filha de Antonio Francisco da Silva, e Quiteria Joaquina de Almeida, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fiz este assento que assignei.

P.e Arantes

6- Severina Constança da Silva aos 05-02-1812 na capela do Turvo casou com Francisco José Dutra, natural da Ilha do Faial, filho de Antonio da Silveira Gomes e Arcangela Rosa de Jesus.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG,) aos 05 fev 1812 cap. Turvo - Francisco Joze Dutra, f.l. de Antonio da Silveira Gomes e Archangela Roza de Jesus, n. e b. na Ilha do Faial, bisp . de Angra; c/ Severina Constança da Silva, f.l. de Antonio Francisco da Silva e de Quiteria Joaquina de Almeida, n. b. e moradora nesta freguesia.