PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
§ 1º ANA MARIA DO ROSÁRIO
(atualizado em 12-março-2016)
Regina Moraes Junqueira
Bartyra Sette
Com quatro para cinco anos em 1747. Casou na capela de Madre de Deus aos 30-05-1759 com Domingos João.
B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas; 30-05-1759 capela Madre de Deus, Domingos João, n. freg. Santa Leocadia de Faradellos termo da vila de Barcellos Arc. Braga, f.l. Domingos Francisco e Damiana João; = cc. Ana Maria do Rozario, n. desta freguesia, f.l. de Lourenço Correa Sardinha e Maria de Assumpção do Rosario.
Domingos João era irmão inteiro de Francisco João de Azevedo, que se casou com Margarida de Jesus, § 2º desta família.
Por gentileza de Plínio Ursulino Marcondes Carvalho, que disponibilizou sua recente pesquisa em Portugal, pode-se documentar a ascendência dos dois irmãos.
Nasceram ambos na Freguesia de Santa Leocádia de Fradellos da Vila Nova de Famalicão, Arcebispado de Braga, filhos de Domingos Francisco e Damiana João.
Domingos Francisco e Damiana se casaram na referida freguesia aos 08-03-1720, ele filho de outro Domingos Francisco já falecido e de Maria de Azevedo. Ela era filha de Manoel João e Maria Gonçalves.
Aos 02-11-1727 batizaram o filho Domingos, nascido dois dias antes, em 31 de outubro.
Pesquisa de Plínio Ursulino Marcondes Carvalho
Arcebispado de Braga-PT - Vila Nova de Famalicão - Freguezia de Sta. Leocádia de Fradellos - Livro de Casamento 121 - Fl. 109 v. - Domingos Francisco - filho legitimo de Domingos Francisco, já defunto e de sua mulher, Maria de Azevedo, do lugar da (Carga) dessa Freguezia de Sta. Leocádia de Fradellos, contraio Matrimonio com Damiana, filha legitima de Manoel Joam e de sua mulher, Maria Gonçalves do lugar de (Eiró) desta mesma Freguezia de Fradellos, na minha presença e das testemunhas, Manoel Domingues de (Eiró), Domingos Joam de (Alpoem) e Bartholomeu Joam, que todos aqui assignarão aos 8 do mês de Março de mil Sette centos e vinte.
Domingos Joam
Manoel Domingues
Abade Francisco de Sousa Teixeira
Visto em 22.07.1720
Av. Passei Certidão deste casamento a requerimento de Domingos Francisco - contendo nelle aos 29 dias do mês de Agosto
Portugal - Vila Nova de Famalicão - Freguezia de Sta. Leocádia de Fradellos - Livro de Batismo 121, Fl. 57 v. - N. 1706.04.19 / 1733.05.01 - Igreja de Sta. Leocádia de Fradellos - Vila Nova de Famalicão - Arcebispado de Braga - Portugal.
Domingos - filho legitimo de Domingos Francisco e de sua mulher Damiana João do lugar de Couza, desta Freguezia de Sta. Leocádia de Fradellos, nasceu a 31.10 e foi baptizado aos 2 dias do mês de Novembro, hera do mesmo anno de mil Sette centos e vinte Sette.
O Pe. Coadjutor Antonio Alves Coelho - foram padrinhos (Carlos) Domingues do luga de (.....) e madrinha Marianna, solteira, filha de Custódio da Costa do lugar de Pedras Ruibas, ambos da Freguezia de Sta. Leocádia de Fradellos. Foram testemunhas, Custódio da Costa, Manoel Antonio e Manoel Joam, todos desta mesma Freguezia, os quais aqui assignaram comigo. Hera ut supra
O Pe. Coadjutor
Antonio Alves Coelho
Custódio da Costa e Manoel Antonio
Ana Maria faleceu, viúva, aos 29-06-1826 com testamento redigido em 1819 e registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca e neste site.
Turvo - 29 junho 1826, c/test., D. Anna Maria do Rosario, viuva de Domingos Francisco; capela da Sra. do Porto do Turvo.
N. freg. de S. João del Rei, f.leg. de Lourenço Correia Sardinha e de Maria da Assumpção, falecidos.
Viúva de Domingos Francisco, filhos herdeiros de duas partes.
Testamenteiros:
1-m/genro Joaquim Manoel Coimbra;
2- m/filho Antonio Francisco Sardinha;
3- Bonifacio Antonio de Azevedo.
legados:
-minha terça a minha filha Violante Bernarda do Sacramento mulher de Joaquim Manoel Coimbra, e na sua falta (dela) a minha neta Anna filha da dita.
-m/filha Margarida Joaquina do Rosario, viúva de Francisco Leite de Assis
- m/neta Anna Sofia, filha da mesma Margarida;
-m/neto Vicente, f. da mesma Margarida.
-am/neta Rita, f. da mesma Margarida.
Fazenda do ---- 01 setembro 1819.
Registrado 08 julho 1826.
Entre os filhos de Ana Maria e Domingos:
1- Maria Francisca de Jesus, casada com o Capitão Manoel Pereira (e Sá), natural da Ilha do Faial, filho de Francisco Pereira e Catarina Inácia, neto paterno de Silvestre Pereira e Catarina Duarte, neto materno de Mateus da Silveira e Catarina Dutra. Francisco Pereira faleceu com testamento aberto em 05-01-1777 e o de Catarina aberto em 01-06-1793 (testamentos neste site) e família “Manoel Luiz da Silva”.
Inserido no inventário de Feliciano José Pereira -1840, neste site.
Extrato do Inventario de Maria Francisca de Jesus do qual foi Inventariante - Ildefonso Jose Pereira.
"Dizem Manoel Teodoro Pereira, Hermenegildo Inácio Pereira e Roldão Assenço Pereira moradores neste Distrito do Turvo que sendo instituídos herdeiros da terça no testamento da falecida Dona Maria Francisca de Jesus, sua avó, em cuja terça foi incluída uma divida de Feliciano Jose Pereira no valor de 79.200....
Herdeiros da terça , netos da inventariada, e filhos de Dona Eleuteria Querubina Pereira:
1- Claudiana;
2- Roldão;
3- Jose;
4- Joaquim;
5- Maria;
6- Ana;
7- Antonio;
8- Hermenegildo
Herdeiros, filhos do Capitão Ildefonso Jose Pereira:
1- Manoel;
2- Floriana
Manoel faleceu aos 18-08-1811 com testamento redigido em 15-11-1810, onde nomeia seus oito filhos. Seu inventário foi aberto aos 27-11 do mesmo ano pela viúva (inventário neste site):
1-1 Ana Porcina do Rosário Pereira, com cerca de 28 anos em 1811. Faleceu depois do inventário.
1-2 Silvéria Galeana Pereira, aos 18-08-1806 casou, com dispensa de afinidade lícita, com o Capitão José Coutinho de Aguiar, viúvo de Ana Maria de Jesus.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 18 agosto 1806 em casa de morada do cap. Manoel Pereira desta freguesia de Aiuruoca, dispensados do imp. afinidade licita; Joseph Coutinho de Aguiar, viuvo de Anna Maria de Jesus; c/ D. Silveria Galliana Pereira, f.l. do Cap. Manoel Pereira e D. Maria Francisca, n. e b. nesta freguesia.
Filha q.d.:
1-2-1 Ana, batizada aos 24-11-1813
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 24 nov 1813 cap. Turvo, Anna, f.l. do cap. Jose Coutinho de Aguiar e d. Silveira Galiana Pereira, padr.: Alf. Antonio Luis da Silva e Possidona, filha de D. Maria Francisca.
1-3 Simplicia Florisbela Pereira (ou Simplicia Florisbela Jacinta Pereira como citada no inventário paterno), aos 24-11-1813 casou-se com Joaquim Lopes Guimarães, batizado aos 05-03-1755, filho do Capitão Francisco Antonio Lopes, natural da freguesia de Sto. Estevão de Guimarães e Ana Maria de Siqueira, neto paterno de Francisco Lopes e Ana Francisca, neto materno de João Lopes do Espírito Santo e Maria Cândida de Siqueira (Maria de Cerqueira), esta falecida aos 20-09-1749 (inventário neste site). Família “Maria de Siqueira”.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 24 nov 1813 cap. Turvo - Alf. Jose Joaquim Lopes Guimarães, f.l. do cap. Francisco Antonio Lopes e d. Anna Maria de Siqueira; c/ D. Simplicia Florisbella, f.l. do Cap. Manoel Pereira e D. Maria Francisca.
Ns. bts e moradores nesta freguesia.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 02 março 1777 matriz, GABRIEL n. aos 20 fevereiro, f.l. de Francisco Antonio Lopes Guimarães n. freg. de Sto. Estevão da vila de Guimarães e Anna Maria de Siqueira n/b freg. Aiuruoca; np de Francisco Lopes e Anna Maria ella da referida vila de Guimarães; nm de João Lopes do Spirito Santo e (Anna) Maria Candida de Siqueira n. da vila de Mogi, bispado de Paulo; padr.: Francisco filho do dito Francisco Antonio Lopes e, D. Ignacia Marianna de Soisa filha do Cap. Roque de Soisa Magalhaens.
Em 1855, viúva, Florisbela registrou terras em Resende-RJ onde aos 02-09-1857 casou com Manoel Ferreira da Costa Neves, natural de Campanha-MG, filho de Manoel Ferreira da Costa Neves e Ana Isabel Rodrigues.
Resende- Sr Bom Jesus do Ribeirão de Sant'Ana
Registro Paroquiais de Terras, lv. 70 - 1855/1857 fls. 4- D. Simplicia Florisbella Pereira , um sitio o qual houve por compra que seu finado marido fez de Bento Francisco Teixeira, divisa com: Jesuino Ferreira Guimarães, Jose Pio Ferreira, com a viuva de Jose da Cunha Vasconcellos, e com Antonio Custodio de Souza; e tb sou possuidora de 30 alq. que meu finado marido comprou a Antonio Hilario Ferreira, no lugar Passavinte, e divide com: Luiz Antonio da Silva e com o mesmo Hilario. Fazenda de Sant'Ana 8 nov 1855 Simplicia Florisbella Pereira.
02-09-1857 em Santa Ana (fazenda de D. Simplicia Florisbela Pereira), Manoel Ferreira da Costa Neves, n. Campanha-MG, f.l. Manoel Ferreira da Costa Neves e Ana Isabel Rodrigues; = cc. Simplicia Florisbela Pereira, viuva de Jose Joaquim Lopes. Test. : Comendador Antonio de Campos Freire e Manoel Fernandes Nunes (acervo Itamar Bopp - ficha 4050)
Manoel, viúvo, aos 11-10-1862 em Resende casou com Francisca Firmina de Arantes, viúva de Manoel Fernandes Nunes
11-10-1862 em S. Ana, Manoel Ferreira da Costa Neves, n. da cidade de Campanha-MG, residente em Resende, viuvo de Da. Simplicia Florisbella Pereira; cc. em 2as. nupcias com Da. Francisca Firmina de Arantes, viuva de Manoel Fernandes Nunes (4048) integra do assento : " Aos onze dias do mes de Outubro do ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e sessenta e dois, em oratorio preparado na casa de morada de Dona Francisca Firmina Arantes, com autorização de Sua. Excelentissima Reverendissima, por quemforam dispensadosdos proclamos e mais formalidades de estilo, procedendo o sacramento da penitencia,pelas onze horas da manhã, depois de darem seus consentimentos, por palavras presentes contrairam matrimonio perante mim e as testemunhas Dr. Antonio de Paula Ramos e Rodrigo Pereira Barreto e Da. Ana Cristina Mendes Bernardes, os contraentes Manoel Ferreira da Costa Neves, viuvo que ficou por falecimento de Simplicia Florisbela Pereira, natural da cidade da Campanha da Provincia de Minas e residente em Resende, e Dona Francisca Firmina de Arantes, moradora nesta freguesia, ambos viuvos, aquele por falecimento de Da. Simplicia Florisbela Pereira e esta por falecimento de Manoel Fernandes Nunes, e para constar fiz este assento, que assino. O Vigario Colado Antonio Jose de Sá Charem (acervo Itamar Bopp - ficha 4048).
1-4 Possidonia Teresa de Jesus Pereira, com 23 anos em 1811.
1-5 Cândido José Pereira, com 22 anos, faleceu depois do inventário.
1-6 Liberata Teodora de Jesus Pereira, com 21 anos em 1811. Aos 24-11-1813, casou com Francisco da Veiga Fernandes, natural da vila do Freixo, Bispado do Lamego, filho de Manoel Fernandes e Ana Maria.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 24 nov. 1813 - cap. Turvo - Francisco da Veiga Fe----, f.l. de Manoel Fernandes e Anna Maria, n. e b. freg. da vila do Freixo, bisp Lamego; c/ Liberata Theodora de Jesus, f.l. do cap. Manoel Pereira e Maria Francisca, n. e b. nesta freguesia.
1-7 Eleutéria Querubina Pereira, aos 14-06-1812 casou com Inácio Martins Coelho, batizado aos 23-08-1789, filho de Lourenço Martins Coelho e Felícia Francisca de Jesus, neto paterno de Francisco Martins Coelho, natural da Ilha Terceira e Inácia de Jesus natural da Ilha do Faial, neto materno do Tenente Manoel Francisco Guimarães, natural de S. Martinho do Armil Arcebispado de Braga e Vitória Maria de Jesus, natural de Ouro Branco-MG (famílias “Tenente Manoel Francisco Guimarães” e “Francisco Martins Coelho”).
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 14 jun 1812 cap. Turvo - Ignacio Martins Coelho, f.l. de Lourenço Martins Coelho e de Felicia Francisca de Jesus; c/ Eleutheria Querubina Pereira, f.l. do cap. Manoel Pereira e Sá e Maria Francisca.
Ns. bts. e moradores nesta freguesia.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- Serranos, nasceu aos 15 agosto 1789 e batizado aos 23 do mesmo, Ignacio, f.l. de Lourenço Martins Coelho e Felicia Francisca de Jesus, naturais e batizados freguesia de Aiuruoca; np de Francisco Martins Coelho n. Ilha Terceira e Ignacia de Jesus, n. da Ilha do Faial; nm do ten. Manoel Francisco Guimarães, n. e b. freg. de S. Martinho de Arnil, comarca de Guimarães, arc. Braga e d. Vitoria Maria de Jesus, n. e b. freg. de Ouro Branco deste bispado. Padr.: a dita d. Vitoria;
Tiveram oito filhos, que foram herdeiros da terça da avó materna:
1- Claudiana;
2- Roldão;
3- Jose;
4- Joaquim;
5- Maria;
6- Ana;
7- Antonio;
8- Hermenegildo
1-7-1 José
1-7-2 Joaquim
1-7-3 Roldão Acenso Pereira, também legatário da terça da avó materna. Aos 28-02-1843 casou com sua prima Maria Leopoldina Pereira 1-8-2 abaixo, filha de Ildefonso José Pereira e Rita Maria de Jesus.
(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 81 A vinte oito de Fevereiro de mil oito centos e quarenta e tres em Caza de Ildefonço Joze Pereira, e Oratorio a hi erecto com licença do Senhor Vigario da Vara, feitas as deligencias do estilo, e dispençados do impedimento de consanguinidade em segundo grao, recebi em Matrimonio os Contrahentes Roldão Arcenço Pereira, filho legitimo de Ignacio Martins Coelho, ja falescido, e Dona Eleuteria Quintiliana Pereira, com Maria Leopoldina, filha legitima de Ildefonço Joze Pereira, e Rita Maria de Jezus, ja falescida: naturais ambos desta Freguezia; e lhes dei as bençãos nupciais em prezença das testemunhas o mesmo Ildefonço Joze Pereira, e Hermenegildo Ignacio Pereira: de que fis este assento.
Hermenegildo Ign.co Per.a
Ildefonso Jose Per.a
O Vig. Fran.co J.e de Sz.a Montr.o
Roldão faleceu aos 07-01-1875 e foi inventariado por sua viúva. Entre seus bens, partes das Fazendas de José Dias, Boa Esperança (em Leopoldina), Sete Lagoas (em São Paulo), alem de parte na casa que foi de seu avô no Turvo.
Segundo seu inventário (neste site), deixou doze filhos, muitos deles moradores no Vale do Paraíba fluminense (situação em 1875)
1-7-3-1 Inácio Martins Pereira casado com Maria Eliza Oliveira, morador no Termo de Valença - RJ;
1-7-3-2 Maria Alexandrina Pereira de Oliveira casada com Manoel Jacinto Nogueira, morador no Termo de Valença;
1-7-3-3 Ildefonso Pereira Martins casado com Lucinda Carolina de Oliveira, no termo de Valença;
1-7-3-4 Ricardina Rita Pereira casada com João Teodoro Alves Coutinho morador no termo da Cidade de Rio Preto-MG;
1-7-3-5 Jose Ildefonso Pereira Martins casado com Clotildes Martins de Almeida.
1-7-3-6 Idalina Eleutéria Pereira casada com Saturnino Cândido Pereira de Carvalho, morador no termo da cidade do Turvo;
1-7-3-7 Ildefonsina Gomes de Oliveira, casada com José Gomes de Oliveira Campbel, morador em São Joaquim da Barra Mansa, termo de Valença-RJ;
1-7-3-8 Eugenio Afonso Pereira, solteiro, 17 anos;
1-7-3-9 Olinda Purcilina Pereira, solteira, 13 anos. Em 1876 casou-se com Jose Eleutério Rodrigues.
1-7-3-10 Franklin Augusto Pereira Martins, 13 anos;
1-7-3-11 Roldão Asenço Pereira, 10 anos;
1-7-3-12 Maximo Antonio Pereira, 8 anos.
1-7-4 Maria
1-7-5 Antonio, batizado em necessidade aos 16-04-1815 pela avó paterna.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- --- aos 16 abril 1815 Serranos, ANTONIO, f.l. de Ignacio Martins Coelho e Eleotheria Querubina Pereira, batizado em necessidade por d. Felicia Francisca de Jesus avó paterna.
1-7-6 Ana Paula da Glória, batizada em Junho de 1819. Aos 16-05-1836 casou-se com Belisário Camilo Antunes.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos --- de junho de 1819 cap. Turvo, ANNA, f.l. do alf. Ignacio Martins Coelho e Eleuteria Cherubina, padr.: alf. Jose Beserra de Alme--- e --- mulher Lusia Ignacia de Jesus.
(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 27 A deseseis de Maio 1836 em Caza d'Antonio Joze de Carvalho, em Oratorio a hí erecto por provizão do Reverendissimo Senhor Vigario da Vara deste Termo, em prezença das Testemunhas Manoel de Seichas Ribeiro, e o mesmo Antonio Joze de Carvalho recebi em Matrimonio, e dei as bençãos nupciais aos Contrahentes Belizario Camilo Antunes, natural da Villa de S. Joze, e morador nesta Freguesia; e Anna Paula da Gloria, filha legitima de Ignacio Martins Coelho, ja falescido, e Dona Eleuteria Querubina Pereira, natural da Aplicação do Serrano, Freguesia d'Aiuruoca de que para constar fis este assento, as tres horas da tarde.
Fran.co J.e de Sz.a Mtr.o
Vig. Encõmd.o
1-7-7 Claudina, batizada aos 18-02-1821
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 18 fev 1821 cap. Turvo, CLAUDINA f. do alf. Ignacio Martins Coelho e Eleuteria Maria; padr.: Jo-- M----lino do Valle e Possidonia filha do finado cap. Manoel Pereira.
1-7-8 Hermenegildo Inácio Pereira, aos 27-07-1835 casou-se com Floriana Zeferina abaixo 1-8-1, filha de Ildefonso José Pereira.
(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 23 - 1835, A vinte sete de Julho de nesta Matris do Turvo a meia hora da tarde recebi em Matrimonio os Contrahentes Hermenegildo Ignacio Pr.a f.o leg.o de Ignacio Mis~ Coelho ja falescido e Eleutheria Querubina Pr.a, e Floriana Zeferina f.s leg.a de Ildefonso J.e Pr.a, e lhes dei as bençãos em presença das Testemunhas Antonio Joze de Carvalho, do Serrano, e Fran.co de Paula da Encarnação desta Freg.a - a May da Contrah.e era Rita Pereira.
Fran.co J.e de Sz.a Montr.o
Vig. Encõmd.o
1-8 Ildefonso José Pereira, com 19 anos em 1811, casou duas vezes. Em primeiras núpcias com Rita Maria de Jesus, filha de José Lopes de Araujo e Gertrudes Maria de Jesus, neste capítulo § 2º. Segunda vez, com Constança Bernardina de Barros, filha de Antonio Leite Ribeiro e Bernardina Constança de Barros § 3º, 6-5 deste capítulo.
Ildefonso, falecido depois dos sogros das segundas nupcias, teve os filhos nomeados no inventário do casal de Antonio Leite Ribeiro (neste site):
Com Rita Maria de Jesus:
1-8-1 Floriana Zeferina casou com Hermenegildo Inácio Pereira 1-7-8 supra, filho de Inácio Martins Coelho e Eleutéria Querubina Pereira
1-8-2 Maria Leopoldina Pereira, batizada aos 09-01-1825. Casou com Roldão Acenso Pereira 1-7-3 supra, irmão de Hermenegildo supra citado.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos - aos 09 jan 1825 cap. Turvo, MARIA, f.l. do cap. Ildefonso Jose Pereira e d. Rita Maria de Jesus, padr.: Vicente Jose Lopes e Possidonia Theresa de Jesus.
1-8-3 Manoel Theodoro Pereira, aos 30-10-1844 casou com Maria Brazilina da Conceição, filha de João Gualberto de Carvalho e Ana Inácia, família “Os Carvalho Duarte” Cap. 7º, § 8º.
Andrelandia, MG laos 30-10-1844 nesta matriz Manoel Teodoro Pereira, branco 22 anos, f.l. Ildefonso Jose Pereira e Rita Maria de Jesus, esta já falecida = cc Maria Brazilina da Conceição, branca 20 anos f.l. João Gualberto de Carvalho e Ana Inacia.
1-8-3-1 Marciano, batizado em 15-06-1847.
Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - A quinze de Junho de mil oitocentos e quarenta e sete nesta Matriz do Turvo, baptizei solenemente a Marcianno, fl. de Manoel Theodoro Pereira e de Maria Brazilina, fp. Ildefonso José Pereira e Anna Ignácia da Conceição e nascido de dez dias. Do que para constar.......
1-8-3-2 Evaristo em 13-01-1850.
Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - A 13.01.1850, nesta Matriz do Turvo, baptizei solenemente a Evaristo, com 30 dias de idade, fl. de Manoel Theodoro Pereira e D. Maria Brazilina, fp. Manoel Ribeiro de Carvalho, p/proc. que apresentou do Tenente Coronel João Gualberto de Carvalho. Do que para constar.......
1-8-3-3 Saturnino em 27-03-1852.
Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - Aos 27.03.1852, baptizei solenemente a Saturnino, fl. de Manoel Theodoro Pereira e D. Maria Brazilina da Conceição, fp. Ignácio Caetano de Carvalho e D. Marianna Zeferina de Jesús. Do que para constar.......
1-8-4 José Ildefonso Pereira, casado
1-8-5 Antonio (Simplicio, Ildefonso ou Carlos) Pereira Lopes, casado.
1-8-6 Simplício (Aureliano ou Ildefonso) Pereira, casado em 1855.
Com Constança Bernardina o flho único
1-8-7 Luciano, de idade de treze anos pouco mais ou menos em 1855.
2- Teresa Maria de Jesus, batizada em 26-12-1762. Aos 03-02-1789 casou com Antonio Fernandes, filho de Agostinho Fernandes e Ana Francisca de Jesus - família Francisco Martins Coelho, neste site.
Aiuruoca, MG aos 26-12-1762 na Capela da Madre de Deos, filial da matriz de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei, bat a Teresa q nasceu aos 18 dias do mesmo mes, f.l. de Domingos Francisco e Ana Maria do Rosario; foram padrinhos Jose Leite Ribeiro e Mariana Boena, viuva de João Rodrigues do Prado, da freguesia da Vila de S. João.
Aiuruoca, MG aos 03-02-1789 na Capela da Sra do Porto do Turvo, filial desta matriz se receberam Antonio Fernandes, f.l. de Agostinho Fernandes e de Ana Francisca de Jesus = E Teresa Maria, f.l. de Domingos Francisco e Ana Maria. Naturais desta freguesia da Aiuruoca.
Antonio casou segunda vez com sua cunhada 6 abaixo, dispensados do impedimento de cópula licita em 1º grau.
Pais de, q.d.
2-1 Domingos Fernandes de Moraes em 1819 requereu dispensa (processo matrimonial neste site) de “Impedimento de consangüinidade em terceiro grau duplicado por serem netos em linha varonil de dois irmãos e de duas irmãs” para se casar com Venância Constança de Moura § 2º, 2-4 deste capítulo, filha de José Francisco de Moura e Antonia Joaquina Ribeiro.
De Maria da Assunção procedeu Ana Maria do Rosário, desta Teresa Maria e desta o orador;
De Maria da Assunção procedeu Margarida de Jesus, desta Jose Francisco de Moura e deste a oradora.
Domingos faleceu em sua Fazenda Santo Antonio, aos 30-03-1857 sem testamento e foi inventariado por sua viúva Fausta Cândida de Moraes. Compareceram em seu inventário (neste site) onze filhos, situação em 12-10-1857:
2-1-1 Teresa Cândida da Conceição casada com João Crisóstomo Correa Beraldo, morador no Termo de Pouso Alegre. João era filho de Beraldo José Chaves e Laureana Esméria de Andrade - família “Bento Ribeiro Salgado” § 12º.
Andrelandia, MG aos 21-02-1846 em casa de Domingos Fernandes de Moraes. João Chrysostomo Correa e Teresa Candida da Conceição. Ele branco 23 anos, f.l. Beraldo Jose Chaves e Lauriana Esmeria. Ela branca de 21 anos, f.l. Domingos Fernandes e Fausta Candida. Test.: Francisco Pires de Andrade e Beraldo Jose Chaves. Dispensados do impedimento de afinidade ilicita em 2º grau.
2-1-2 Ana Umbelina casada com Fernando de Barros Cobra, morador em Pouso Alegre.
2-1-3 Domingos Fernandes de Moraes, casado, morador em Pouso Alegre.
2-1-4 Zeferino José Fernandes, solteiro, com vinte e três anos, morador em Pouso Alegre.
2-1-5 Antonio Cândido de Moraes, solteiro, idade dezenove anos, morador no termo.
2-1-6 Vital Fernandes de Moraes, batizado em 01-01-1840, solteiro, com dezoito anos em 1857. Em Pouso Alegre em 1860 requereu dispensa para se casar com Bernarda Claudina da Silva, ai batizada em 16-10-1834, filha do Alf. Antonio Mendes da Silva e da falecida Claudina Francisca Mendes.
Pouso Alegre-MG Processo Matrimonial 1860-1862
Autos de Casamento de Vital Fernandes de Moraes e D. Bernarda Claudina da Silva
25-04-1860 nesta cidade de Pouso Alegre.
Ele filho leg. de Domingos Fernandes de Moraes, já falecido e D. Fausta Maria de Jesus, nat da freg. do Turvo.
Ela f.l. de Antonio Mendes da Silva e D. Claudina Francisca Mendes, já falecida, nat desta freguesia de Pouso Alegre onde ambos são fregueses.
Certifico q no Lv. 8 de batismo de brancos desta freguesia a fls. (313?) acheo o do teor seguinte: Bernarda a margem - aos dezaseis de outubro de 1834 nesta freg. de Pouso Alegre o R.do Coadjutor ---- de Barros ---- batizou a Bernarda, de trinta dias, f. do Alf. Antonio Mendes da Silva e D. Claudina Francisca; foram padrinhos o mesmo batizante e D. Joaquina Eufrasia de Barros Mello, todos desta freguesia.
Certifico q no livro 1º de batizados desta freg. do Turvo a f. 291v consta: No primeiro de janeiro de 1840 nesta matriz do Turvo bat a Vital, f.l. de Domingos Fernandes de Moraes e Fausta Maria de Jesus, foram padr.: Jose Justino de Azevedo e Pocidonia Teresa de Jesus; de idade de 20 dias. O Vig. Francisco Jose de Souza Monteiro.
Depoimento dos contraentes.
Justificação de estado livre de Vital Fernandes de Moraes
Autuação aos 25-04-1860 nesta cidade de Pouso Alegre
Vital Fernandes de Moraes, f.l. de Domingos Fernandes de Moraes, já falecido, e de D. Fausta Maria de jesus, natural da freg. do Turvo e fregues de Pouso Alegre quer justificar que ele é solteiro, livre e desempedido.
Testemunhas:
1) Fernando de Barros Cobra, tenente da Guarda Nascionakl, casado, natural desta cidade de Pouso Alegre onde mora e vive de negocio, de idade 30 anos.
2) Ignacio João Cobra, solteiro, natural desta cidade de Pouso alegre onde mora e vive de negocio, de idade 20 anos
2-1-7 Mathildes Profetiza de Moraes, solteira, com quinze anos.
2-1-8 Cândida Umbelina de Moraes, solteira, com treze anos.
2-1-9 Francisca, com dez anos
2-1-10 Maria, solteira, sete anos.
2-1-11 Mariana, três anos.
2-2 Antonio, batizado aos 22-03-1794 em Aiuruoca (certidão inserida na dispensa das segundas nupcias paterna).
3- Margarida Joaquina do Rosário, batizada aos 19-05-1765.
Aiuruoca, MG aos 19-05-1765 na Capela da Sra do Porto bat a Margarida, f.l. de Domingos Francisco Fradelos e Ana Maria do Rosario; foram padrinhos Manoel Marinho de Moura e s/m D. Margarida Clara de Azevedo.
Aos 30-10-1791, casou com Francisco Leite de Assis, filho natural de Francisco Leite Furquim e Quitéria Pinto do Rego.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 30 out 1791, vindo de S. João del Rey - matriz de S. João del Rei - test.: Joseph Joaquim Correa, Antonio Marinho de Moura e Jose Leite Ribeiro.
Francisco Leite de Assis, f. natural de Francisco Leite Furquim e Quiteria Pinto do Rego, n. e b. freg. de Paranyba, bispado de SP; com Margarida Joaquina do Rosario, f.l. de Domingos Francisco e Anna Maria do Rosario, n. e b. freg. Aiuruoca.
Em 1819 (testamento materno) Margarida já era viúva. Seus filhos foram legatários da avó materna:
3-1 Ana Sofia
3-2 Vicente
3-3 Rita
4- Manoel Francisco de Moraes, batizado em 25-10-1767.
Aiuruoca, MG aos 25-10-1767 na Capela da Sra do Porto, desta freguesia, bat a Manoel, f.l. de Domingos Francisco e Ana Maria do Rosario, foram padrinhos Mathias da Silv.ª e Margarida de Jesus.
Casou aos 09-05-1813 com Maria Vicência Duarte, filha de Caetano de Carvalho Duarte (Filho) e Ana Maria Joaquina. Geração na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 7º, § 1º.
Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição Turvo aos 09-05-1803 nesta freguesia onde os contraentes são moradores e as testemunhas o Cap. --- Luiz da Silva e Bonifacio Antonio de Azevedo se receberam Manoel Francisco de Moraes, f.l. de Domingos Francisco e Ana Maria do Rosario, nat/bat nesta freguesia = cc Maria Vicencia Duarte, f.l. de Caetano de Carvalho Duarte e de Ana Joaquina do Espirito Santo, nat/bat na freguesia da vila de S. João del Rei.
5- Antonio Francisco Sardinha, batizad9o em 25-06-1769.
Aiuruoca, MG aos 25-06-1769 na Capela da Sra do Porto, desta freguesia, bat a Antonio q nasceu em 24 do dito mes, f.l. de Domingos Francisco e Ana Maria do Rosario, foram padrinhos o P.e Antonio Jose de Moura e Catarina Vitoria do Nascimento.
Aos 24-09-1796, casou com Maria Inácia dos Santos, filha do Capitão Manoel Luiz da Silva e Inácia Maria de Jesus (ou do Espírito Santo), família “Manoel Luiz da Silva”.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 24 set 1796 cap. Turvo - Antonio Francisco Sardinha, f.l. de Domingos Francisco e Anna Maria do Rosario; c/ Maria Ignacia, f.l. do cap. Manoel da Silva e d. Ignacia Maria de Jesus. Ns. e bts. nest freg. de Aiuruoca.
Em 1831 eram moradores no Turvo.
censo do Turvo 5-12-1831, 8º Quarteirão, 1
Antonio Francisco Sard.a, branco, 62, casado
Maria Ignacia dos Santos, branco, 63, casado
Antonio faleceu com testamento e foi inventariado em 1832. Sem geração, instituiu herdeira a mulher e em sua falta aos irmãos e a um sobrinho (inventário neste site).
6- Joaquina Teodora batizada em 08-03-1775.
Aiuruoca, MG aos 08-03-1775 na Capela da Sra do Porto do Turvo, desta freguesia, bat a Joaquina, f.l. de Domingos Francisco e Ana Maria do Rosario, q nasceu aos 10 do dito mes, foram padrinhos João Teixeira Marinho e Angela Pires mulher de Matias da Silveira, todos desta freguesia.
Aos 31-07-1799 casou com o Furiel Antonio Fernandes, viúvo de Teresa Maria de Jesus 2 supra, filho de Agostinho Fernandes e Ana Francisca de Jesus - família Francisco Martins Coelho, neste site.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 31 julho 1799 Madre de Deus, filial de S, João del Rei - Furriel Antonio Fernandes, viuvo de Thereza Maria de Jesus; c/ Joaquina Theodora, f.l. de Domingos Francisco Fradelos e Anna Maria do Rosario, n. e b. nest freguesia.
(pesq. Moacyr Villela) Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM - 01 - 1763 a 1799
Dispensa de Impedimento
Este documento esta encadernado em livro errado. É da freguesia de Aiuruoca. Vigário Resende
1799 - Oradores - Furriel Antonio Fernandes e Joaquina Eleodora(sic)
Moradores na Capela da Madre de Deus do Rio Grande
Impedimento de Cópula Licita em primeiro grau, linha transversal.
O orador foi casado com Teresa Maria de Jesus, irmã legitima da oradora a qual foi madrinha de um filho do orador.
Copia de Assento anexo-
Livro de batismos de Aiuruoca, livro 6 fl.56 v. ....a 22 de março de 1794 na Capela do Turvo desta Freguesia. O reverendo João de Almeida Ramos batizou....a Antonio filho legitimo de Antonio Fernandes e de Teresa Maria . Foram padrinhos Antonio Francisco Sardinha e Joaquina Teodora(sic), ambos filhos de Domingos Francisco, todos desta freguesia....assina vigário Resende.
7- Vicente Ferreira de Moraes, batizado aos 07-02-1773. Aos 01-08-1800 casou-se com Ana Porcina de Mendonça, filha do Capitão João de Mendonça Coelho e Cecília Maria da Conceição casados em 19-08-1772, neta paterna do Capitão Amaro de Mendonça Coelho e Maria da Assunçao, neta materna de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 5º.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 07 fev 1773 Porto do Turvo, VICENTE n. aos 22 janeiro, f.l. de Domingos Francisco Fradellos n. freg. Santa Leocadia de Fradellos arc. Braga e s/m Anna Maria do Rosario n. da freg. Sra. do Pilar de S. João del rei; npaterno de Domingos Francisco n. da mesma freguesia e de s/m Damiana João natural da dita freguesia, e materno de Lourenço Correa Sardinha, n. da Ilha da Madeira bispado Funchal e s/m Maria da Assumpsam n. da freg. de N. Sra do Pilar vila de S. João del Rei, bispado de Mariana; padr.:Antonio Marinho de Moura e Luiza Maria de Moura, solteiros, filhos de Manoel Marinho de Moura da freg. de S. João del Rei.
Em 1839 Vicente e Ana eram moradores em Carmo do Baependi, com alguns filhos e 43 escravos:
censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 339
Vicente Ferreira de Morais, branco, 60, casado, lavrador, le e escreve
Ana Lucinda de Mendonça, branco, 40, casada
Francisco, branco, filho, 33, solteiro
Gabriel, branco, filho, 14
Jose, branco, filho, 13
43 escravos
Teotonio Ferreira, crioulo, 52, casado, feitor
Rosa, preto, 50, casada
8- Ana Marcelina do Rosário, batizada em 28-09-1777.
Aiuruoca, MG aos 28-09-1777 na Capela da Sra do Porto do Turvo, bat a Ana, f.l. de Domingos Francisco e Ana Maria, foram padrinhos Manoel de Moura e sua irmã Josefa Roza de Moura, solteiros.
Aos 02-07-1800 casou com Antonio da Costa Pereira, filho do Capitão Francisco da Costa Pereira e Helena Maria de Jesus falecida, viúva, aos 27-03-1798 (inventário neste site), neto materno de Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade. Família “Diogo Garcia”.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 02 julho 1800 - matriz - alf. Antonio da Costa Pereira, f.l. do cap. Francisco da Costa Pereira e de d. Elena Maria de Jesus; c/ Anna Marcellina do Rosario, f.l. de Domingos Francisco e Anna Maria do Rosario. Ns. e bts. nesta freguesia de N. Sra. da Conceição de Aiuruoca.
Antonio faleceu, já viúvo, aos 18-05-1819 com testamento registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca. Declarou filiação, filhos legitimos e a filha natural Tomásia.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG. fls. 122 - cap. do Livramento - 18 maio 1819, c/test., sexagenario, cap. Antonio da Costa Pereira, viuvo de Dona Anna Marcelina do Rosario.
Eu, f.leg. de Francisco da Costa Pereira e Helena Maria de Jesus, falecidos, b. e morador nesta freguesia. Fui cc. Anna Marcelina do Rosario, tivemos filhos: Helena cc. João Leal Borges; Margarida cc. Antonio Vieira da Silva; Sabina, Francisco, Manoel, João, Antonio, Vicente, Simplicio, Mariana.
Testamenteiros: 1- m/genro Antonio Vieira da Silva; 2- m;genro João Leal Borges; 3- m; compadre cap. João Rodrigues de Oliveira.
Thomazia, parda, é minha filha natural, instituo por herdeira.
Ana Marcelina e Antonio tiveram:
8-1 Helena Maria de Jesus (citada na dispensa do filho Francisco como Helena Maria Constantina) casada com João Leal Borges.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- --- aos 13 fev 1814, Livramento, GABRIEL, f.l. de Manoel Teixeira da Costa e Maria Dep--na; padr.: Cap. Antonio da Costa Pinheiro digo Pereira e Helena Maria de Jesus filha do mesmo.
Tiveram, q.d.:
8-1-1 Mariana, batizada aos 28-12-1823.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 28 dez 1823 Livramento, MARIANA, f.l. de João Leal Borges e Helena Maria, padr.: Policeno da Costa Pereira e Maria cc. Alf. Jose Alvares Ferreira da freguesia de Carrancas e os mais desta.
8-1-2 Carolina, batizada em 1834.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos na era de 1834 CAROLINA, f.l. de João Leal Borges e D. Helena Maria Constantina, padar.: Manoel da Silva Moreira e s/mulher D. Anna Constança
8-1-3 Francisco Ferreira Leal requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau misto de 3º da linha transversal igual para se casar com Ana Constança, filha de Francisca Maria de Jesus, neta materna de Maria Francisca de Jesus, esta filha de Francisco da Costa Pereira irmão de Antonio da Costa Pereira avô materno de Francisco Ferreira Leal, família “Diogo Garcia”.
Aiuruoca, MG Livro Misto 1845_1846
Testemuhas: (continuação) freguesia onde vive empregado como Escrivão e Administrador da Recebedoria do Rio Preto, de idade de 45 anos. Disse que Francisco da Costa Pereira era irmão de Antonio da Costa Pereira e deste proveio Helena Maria Constantina e desta proveio Francisco Ferreira Leal, orador = e daquele proveio Maria Francisca de Jesus e desta proveio Francisca Maria de Jesus e desta proveio Ana Constança, oradora - consanguimeos em 4º grau misto de 3º da linha transversal igual. A oradora é orfã de mãe. (aa) [-----] Per.ª Guim.es
3ª test.: Antonio Fernandes da Cunha,. branco, solteiro, nat/mor nesta freguesia onde vive de lavoura, de idade de 25 anos. Francisco da Costa Pereira era irmão de Antonio da Costa Pereira e deste proveio Helena Maria Constantina e desta proveio Francisco Ferreira Leal orador = e daquele proveio Maria Francisca de Jesus e desta Francisca Maria de Jesus, e desta proveio Ana Constança oradora - consanguineos em 4º grau misto de 3º da linha transversal igual.
(continuação Juramento dos oradores) tem 1 conto de rs de legitima de seus pais, São ambos naturais e moradores deste bispado. aa Francisco Ferreira Leal.
A oradora Ana Constança, branca. solteira, nat e mor. desta freguesia onde vive em casa de seu tio Francisco Antonio da Silva, de idade 20 anos. Disse que Francisco da Costa Pereira era irmão de Antonio da Costa Pereira, deste proveio Helena Maria Constantina e desta proveio Francisco Ferreira Leal orador = e daquele proveio Maria Francisca de Jesus, e desta proveio Francisca Maria de Jesus, e desta Ana Constança, oradora - 2º grau misto de 3º da linha transversal igual. É orfã de mãe e o pai esta carregado de um grande peso de filhos orfãos
8-1-4 Delfina Moreira (ou Maria) Constantina em 1846 requereu dispensa, do impedimento de consanguinidade em consanguinidade em 3º grau de linha transversal igual, para se casar com Joaquim da Silva Moreira, filho de Mariana Policena e Manoel Manoel da Silva Moreira, natural da Freguesia de S Veríssimo do bispado do Porto-PT, neto paterno de Manoel da Silva e Maria Rosa, neto materno de Francisco da Costa Pereira e Rosa Mariana de Carvalho, família “Diogo Garcia”.
8-2 Margarida Rosa de São José casada com Antonio Vieira da Silva, filho de Pedro da Silva e Francisca Vieira; família “Joana Vieira Pedrosa”.
Pais de, q.d.:
8-2-1 Floriana, batizada aos 20-04-1824. Floriana Reduzina da Silva requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau igual para se casar com José Inácio da Costa, filho de Joaquim da Costa Freitas, neto paterno de outro e de Ana Maria de Carvalho - familia Joana Vieira Pedrosa.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 20 abril 1824 Livramento, FLORIANA, f.l. de Antonio Vieira da Silva e Margarida Rosa de São Jose; padr.: Antonio Martins Claro cc., e Simplicia Maria do Rosario mulher de Justini-- Jose Lami, todos desta freguesia.
8-2-2 Joaquim, aos 25-09-1825
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 25 set 1825 Livramento, JOAQUIM, f.l. de Antonio Vieira e Silva e Margarida Roza de São Jose, padr.: Antonio da Costa Pereira e Maria Birgida mulher de Salvador Vieira da Silva.
8-2-3 Generosa Reduzina da Silva, aos 03-10-1866 dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Manoel Rufino de Arantes, filho de Antonio Martins Claro e Maria Joaquina Arantes. Família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 2º, § 8º.
8-3 Sabina
8-4 Francisco, batizado aos 19-07-1807.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 19 julho 1807 Livramento, Francisco, f.l. do Cap. Antonio da Costa Pereira e D. Anna Marcellina do Rosario, naturais desta freguesia; npaterno de Francisco da Costa Pereira n. de Sancta Maria de Canedo, arc. de Braga e Helena Maria de Jesus, n. na vila de S. João del Rei; nmaterno de Domingos Francisco d'Azevedo n. de Fradelos e Anna Maria do Rosario n. da vila de S. João del Rei. Padr.: João Rodrigues Braga e D. Rosa Marianna mulher do cap. Francisco da Costa Pereira.
8-5 Manoel
8-6 João
8-7 Antonio da Costa Pereira faleceu aos 22-08-1853 e foi inventariado no ano seguinte por sua viúva Rita Maria Ribeiro, filha de Inocêncio Ribeiro de Carvalho. Rita Maria em Março de 1856 casou segunda vez com Cândido José, viúvo de Rosa Maria da Conceição.
Antonio e Rita tiveram quatro filhos, segundo inventário (neste site) de Antonio, tutelados pelo avô materno (situação em 12-07-1854):
8-7-1 Maria, batizada em 06-07-1845. Em 1856 estava contratada para se casar com José Pereira de Almeida morador na Freguesia do Turvo.
8-7-2 Helena, 6 anos. Em 1868 morava no Livramento.
8-7-3 Delfina, 4 anos. Vivia em 1868.
8-7-4 Francisco, idade 1 ano. Em 1868 também morava no Livramento.
8-8 Vicente
8-9 Simplício
8-10 Mariana, batizada aos 09-02-1817
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 09 fev 1817 Livramento, MARIANA, f.l. do cap Antonio da Costa Pereira e D. Anna Marcelina do Rozario; padr: Antonio Vieira da Silva e Helena Maria Constantina.
9- José Joaquim de Moraes batizado em 03-07-1782. Já falecido em 1832. Teve pelo menos um filho, afilhado do tio Antonio supra: “e ao meu afilhado, filho de meu falecido irmão Jose Joaquim de Moraes”.
Aiuruoca, MG aos 03-07-1782 na Capela da Sra do Porto do Turvo, desta freguesia, bat a Jose, f.l. de Domingos Francisco e Ana Maria do Rosario, foram padrinhos Manoel Pereira e Inacia Maria do Espirito Santo mulher de Manoel Luiz da Silva.
10- Violante Bernarda do Sacramento, batizada em 28-08-1785.
Aiuruoca, MG aos 28-08-1785 na Capela da Sra do Porto do Turvo, desta freguesia, bat a Violante, f.l. de Domingos Francisco e Ana Maria do Rosario, foram padrinhos o C. João de Mendonça Coelho e Escolastica de Jesus.
Aos 07-06-1808, casou com Joaquim Manoel Coimbra, natural da Freguesia de S. Domingos das Castanheiras Bispado de Coimbra, filho de José Antão e Maria Simões.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 07 junho 1808 capela do Turvo - Joaquim Manoel Coimbra, f.l. de Joseph Antão e Maria Simoens, n. e b. freg. de S. Domingos das Castanheiras, bispado de Coimbra; c/ Violante Bernarda do Sacramento, f.l. de Domingos Francisco e Anna Maria de Jesus, n. e b. nesta freguesia.
Em 1831 Joaquim morava no fogo 6.
censo do Turvo 5-12-1831, 4º Quarteirão, 6
Joaquim Manoel Coimbra, branco, 53, viuvo
Joaquim Jose Coimbra, branco, 20, solteiro
Jose Batista Coimbra, branco, 21, solteiro
Manoel Joaquim Coimbra, branco, 17, solteiro
Jose Evangelista Coimbra, branco, 16, solteiro
Ana Umbelina, branco, 19, solteiro
Ana Sofia de ...., branco, 25, solteiro
Theodora M..., branco, 35, solteiro
Violante faleceu aos 05-03-1827 e deixou, segundo seu inventário (neste site) cinco filhos, idades em 1827:
10-1 Joaquim, batizado aos 19-03-1809. Com 18 anos em 1827.
Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 19 março 1809 cap. Turvo, Joaquim, f.l. de Joaquim Manoel Coimbra e Violante Bernarda do Sacramento, padr.: alf. Antonio Francisco Sardinha e Anna Maria do Rosario.
10-2 José, 17 anos
10-3 Ana Umbelina do Sacramento (ou de Jesus), com 16 anos. Aos 05-09-1836 casou-se com Antonio José Correa de Carvalho, filho de Antonio José Correa Pinto e Teresa Maria Duarte (família “Os Carvalho Duarte” Cap. 1º, § 4º).
(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 31 A 5 de 7br.o 1836 nesta Matris do Turvo em Oratorio de Joaq.m M.el Coimbra, erecto p.r prov.m do S.r Vigr.o da Vara deste Termo d'Aiuruoca, as duas horas da tarde, feitas as delig.cas do estilo, e em prez.ca das Test.as Fran.co d'Assis Ribr.o, e o P.e An.to Ferr.a recebi em Matr.o os Contrahentes An.to J.e Corr.a filho legitimo de An.to J.e Corr.a Pinto, ja falescido, e D. Theresa M.a Duarte, n.al d'Ibertioga, com Anna Umbelina de Js. f.a leg.a de Joaq.m M.el Coimbra, e Violante Bernarda ja falecida, de q~ p.a constar fis este assento.
O Vigr.o Fr.o Jose de Sz.a Montr.o
10-4 Manoel, 14 anos
10-5 João, 13 anos