PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

Manoel Luiz da Silva, capitão

(atualizado em 25-novembro-2015)

 

 

Moacyr Villela

 

 

Manoel Luiz da Silva, natural da Freguesia de São Pedro de Atei Comarca de Vila Real, era filho de Antonio da Silva e Maria de Oliveira.

Seu irmão, o Capitão João da Silva de Oliveira falecido com testamento na Vila de São João del Rei em 21 de Novembro de 1789, foi comerciante estabelecido por mais de 40 anos naquela Vila no Largo do Carmo. Exerceu cargos na Camara (Vereador em 06-05-1769. De novo eleito vereador em 01-01-1773). Foi síndico da Ordem Terceira de São Francisco em 1757 onde ele e o irmão foram sepultados em 1789 (assinou recibos de pagamentos da ordem em 07-10-1757).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas, obitos  aos 21-11-1789 faleceu o Cap. João da Silva de Oliveira, sepultado dentro da Capela da Veneravel Ordem Terceira de S. Francisco, na forma de seu testamento.

Test. do Cap. João da Silva de Oliveira (...) aos 21-11-1789 eu o Cap. João da Silva de Oliveira, assistente e morador ha mais de quarenta anos nesta vila, com meu negocio, f.l. Antonio da Silva e Maria de Oliveira, ja defuntos, natural e batizado na ------- de Atey comarca de Guimarães Arc. de Braga.

Sou solteiro e nunca tive fihos alguns, e os bens adquiridos por minha industria e trabalho.

Testamenteiros o Sarg. Mor Gabriel Antonio de Mesquita, em 2º lugar ao Cap. Antonio Jose de Castro, em 3º ao Alf. Manoel Jose da Costa, em 4º a minha Veneravel Ordem 3ª de S. Francisco.

Declaro que torno a declarar a minha naturalidade que é em a Freguesia de S. Pedro de Athey Comarca de Vila Real Arc. de Braga.

Legados pios e encomendação de missas.

Deixo a minha irmã D. Angelica Maria da Silva cc na vila de Mondim com o Cap. Manoel Borges de Azevedo, alem do que me tocar de legitima, que eu nunca quiz puxar por ela, tudo lhe ficou pertencendo, e agora lhe deixo 50$000 rs e se ja for falecida serão para meus sobrinhos metade e a outra metade se digam em missas por sua tenção.

Deixo a todos os meus sobrinhos e sobrinhas, fiohos de meu irmão Manoel Luiz da Silva e de minha irmã acima nomeada 10$000 rs a cada um, só os que forem vivos.

Deixo a meus afilhados e afilhadas, se entende os que forem de batismo, 5$000 rs a cada um.

Sou testamenteiro do falecido meu irmão Mnaoel Luiz da Silva.

Declara devedores (...).

Declaro que pagas as minhas dividas e satisfeitos os meus legados, na sobra do importe de meus bens, se houver, instituo minha alma por herdeira, distribuindo em missas (...).

E nesta forma hei por findo este meu testamento que mandei escrever por Dominfos Francisco Casqr.º Braga (...) Hoje Vila de São João del Rei do R.º das Mortes aos 21-11-1789 - João da Silva de Oliveira.

Segue-se a aprovação feita pelo Tabelião do Publico Judicial e Notas desta vila e seu termo Luiz Antonio Ribeiro Guimarães em, 21-11-1789

 

Sua irmã, Angelica Maria da Silva casada com o capitão Manoel Borges de Azevedo, morava ainda em 1789 na Vila de Mondim de Bastos proximo a Atei – Vila Real

 

Manoel Luiz da Silva, casou duas vezes em Aiuruoca-MG. Primeira vez aos 11-08-1756 casou com Maria da Silveira, filha de André da Silveira e Maria do Livramento, estes pais tambem de Teresa Maria de Jesus casada com Manoel Francisco Braga com geração na família “Manoel Francisco Braga”.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuruoca, MG Igreja N Sra a Conceição casamento de [Manoel Luiz Silva com M.ª da Silvr.ª]. Aos 11 de Agosto de 1756 na Capela do Turvo. Casamento de Manoel Lui. ..va filho legitimo de Antonio da Silva e de Mari(a) de Oliveira natural da Freguesia de São Pedro de Amarante Vila Real e Maria da Silveira filha legitima de Andre da Silveira e Maria do Livram...natural da freguesia do Pilar de São João Del Rei. Testemunhas João da Sil.. de Oliveira e Andre da Silveira

 

Segunda vez aos 18-06-1766 Manoel Luiz da Silva casou com Inácia Maria do Espírito Santo, natural da freguesia do Espirito Santo da Ilha do Faial, filha de Francisco Pereira e Catarina Inácia aí casados em 01-06-1744.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuruoca, MG Igreja N Sra a Conceição casamentos - Aos 18 de Junho de 1766 na Capela do Turvo. Casamento de Manoel Luis da Silva viúvo de Maria da Silveira com Inacia Maria do Espirito Santo filha legitima de Francisco Pereira e Catarina Inacia batizada na Freguesia do Espirito Sto da Ilha do Faial, bispado de Angra. Testemunhas Miguel Br.do de Abreu e João Ferreira dos ...

 

(pesq. Moacyr Villela) Paroquia da Freguesia do Espírito Santo da Feteira, Ilha do Fayal livro de casamentos 1720-1766 foto 0073. Em primeiro do mês  de Junho de 1744 sendo de manhã nesta paroquial do Espírito Santo lugar da Feiteira me foi apresentado um memorando..para se receberem Franco Pra filho de Silvestre Pra e sua mulher Cna  Duarte com Catherina Ignacia fa de Mateus Silveira Goularte já defunto e de sua mulher Cna Dutra fregueses da dita paroquial aonde foram batizados e desobrigados os contraentes...sem se descobrir impedimento algum em presença  de mim José Silveira Bettancourt cura desta e de Pedro Cardoso...e do Capitão Manoel de Faria Pra que como testemunhas assistiram.

 

Francisco Pereira e Catarina Inacia foram moradores em sua fazenda do Turvo Grande da Aiuruoca onde ambos testaram e faleceram. Francisco com testamento aberto em 05-01-1777 e o de Catarina em 01-06-1793 (testamentos neste site). Ambos era naturais da freguesia do Espírito Santo da Feiteira da Ilha do Faial Bispado de Angra, ele filho de Silvestre Pereira e Catarina Duarte, e ela filha de Mateus da Silveira Goulart, já falecido em1744 e Catarina Dutra. Tiveram três filhos nascidos na mesma freguesia.

- Inácia Maria do Espírito Santo casada com Manoel Luiz da Silva.

- Manoel Pereira, testamenteiro dos pais. Casado com Maria Francisca de Jesus, filha de Domingos João de Azevedo e Ana Maria do Rosario Correa. Geração na família “familia Antonio Vieira de Moraes e Ana Pires” Cap. 1º, § 1º.

- Francisco Pereira, testamenteiro dos pais. Casado com Leonor Maria de Seixas, filha de Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria Pires. Geração na família “Antonio de Seixas Ribeiro”.

 

Capitão Manoel faleceu com testamento e foi sepultado em 18-03-1789. Com geração de ambos os matrimônios.

Igreja Nossa Senhora do Pilar, São João del Rei-MG -obitos {Cap. Manoel Luiz da Silva} aos 18-03-1789 foi encomendado, acompanhado e sepultado dentro da capela da veneravel ordem terceira de S. Francisco desta vila Manoel Luiz da Silva casado com Inacia Maria do Espirito Santo moradores da freguesia da Aiuruoca donde faleceu com todos os sacramentos e foi conduzido para esta freguesia na forma de seu testamento.

 

(pesq. Regina Moraes): Igreja Nossa Senhora do Pilar, São João del Rei-MG Óbitos) Testamento: Eu, Manoel Luiz da Sª, filho legitimo de Antonio da Sª e Maria de Olivrª já falecidos, natural da Freguesia e Conselho de São Pedro de ----- Comarca da Villa Real e Arcebispado de Braga. Testamenteiros: meu irmão João da Sª de Oliveira morador na Villa de São João de Rei, meu cunhado o Alferes Manoel Prª, minha mulher Ignacia Maria do S.to Sto. juntamente com meu filho Manoel Luiz da Sª. Fui primeiramente casado com Maria da Silvrª e tive 4 filhos: Antonio, José, Anna, Manoel. Casei segunda vez com Ignacia Maria do Espírito Santo e tivemos: Maria, Thome, João, Ignácio e Frcª. Meus bens são terras na Aplicação do Turvo. Deixou dinheiro para "minha irmã Angélica Maria da Sª c.c. o Capitão Manoel Borges de Azevedo em Portugal ou seus filhos"; 120$000 para o patrimônio do filho Thome, caso se ordenasse. Deixou auxilio para as obras da Capella do Porto do Turvo. Março de 1788.

 

Filhos do primeiro casamento com Maria da Silveira:

1- Alferes Antonio Luiz da Silva de Oliveira casou aos 14-09-1789 com Ana Vitoria de Sampaio, filha de Belchior de Araujo Sampaio e Ana Rodrigues de Jesus. Alferes Antonio foi inventariado em 1825 por Ana Vitória. Deixou 8 filhos legitimos e 2 naturais descritos na familia “Araujo Martins e Araujo Sampaio” Cap 2º.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 14-09-1789 Capela N. Sra Conceição Carrancas, filial desta, Antonio da Silva de Oliveyra, f.l. Capitão Manoel Luiz da Silva e Maria de Oliveyra, n/b freg. Aiuruoca; = cc. Anna Vitoria de Sam Payo, f.l. Melchior de Araujo Sam Payo e Anna Rodrigues, n/b freg. Lavras.

 

2- José Luiz da Silva casou na Capela dos Serranos da Aiuruoca em 26-02-1783 com Antonia Leonarda de Santana natural de Aiuruoca filha de Manoel Machado e Francisca Ribeira. Descendência na Familia “Antonio Borges da Costa”.

 

3- Ana

 

4- Manoel Luiz da Silva, batizado aos 16-12-1764. Casou em 22-11-1790 na Capela do Turvo com Maria Inacia de Souza, natural de Lavras filha natural de Domingas Gomes de Siqueira.

Aiuruoca, MG aos 16-12-1764 na Capela da Sra do Porto, desta freguesia, bat a Manoel, f.l. de Manoel Luiz da Silva e Maria da Silveira, foram padrinhos João Ribeiro da Silva e ----- Ferreira.

 

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição - aos 22-11-1790 Manoel Luiz da Silva, f.l. Manoel Luiz da Silva e Maria da Silveira, nat/bat nesta freguesia da Aiuruoca = cc Maria Ignacia de Souza, filha natural de Domin gas Gomes de Siqueira, nat/bat na freguesia das Lavras. Testemunhas Julio Soares dos Santos e João Barbosa.

Maria Inacia faleceu em 02-09-1823 e foi inventariada em 1824 pelo marido na Fazenda do Ribeirão da Vacas na Capela do Turvo (inventario neste site). Deixou como herdeiros 4 filhos:

4-1 Ana Luiza de Souza casada com Antonio José Vieira Torres, filho de Antonio José Torres e Antonia Vieira da Conceição.

Lv. Registro de Terras nº 69 (S. Vicente Ferrer 1854-1869) fls.11 Antonio Jose Vieira Torres, Diretor dos Indios na frreguesia de S. Vicente Ferrer, termo e comarca da Cidade de Resende:as terras dos indios principiam no Ribeirão das Lages dentro da freguesia pela estrada até o Rio Preto da estrada para cima com igual fundos conforme  declara uma cedula que passou o General Curado concedendo essas sterras para aldeamento dos indios. Dezembro 1855.

 

idem fls. 14, possuidor de 4 partes de terras em herança e compradas assim 7 partes na terça de meu finado pai Antonio Jose Torres, cuja fazenda denominada Morro Grande. divisa:

alto da serra: com o cap. Antonio Jose Teixeira da Fonseca; sul e norte com o cap. João Vieira Torres e   herdeiros do falecido alferes Manoel Correa de Mendonça.

Assim tem na mesma terça duas partes de dois filhos: Anna e Feliciana;

E tenho mais uma parte na Fazenda dos Tabuões que fica anexa a esta aonde plantei café e divide pelo serrote com os herdeiros do falecido br. do Amparo e com o tutor de Jose Mathias Nogueira e sua mulher tem em guarda mais uma parte das terras na mesma fazenda. 20 dezembro 1855.

 

Antonio José Vieira Torres e Ana Luiza de Souza deixaram grande descendência em S. Vicente Ferrer, Resende-RJ. Entre seus filhos (acervo Itamar Bopp fichas):

4-1-1 Joaquim José Luiz da Silva aos 03-03-1850 casou com Ana Maria de Jesus, filha de José Joaquim de Faria e Maria Olinda de Jesus.

03-03-1850 na igreja de S:V. Ferrer pelo Padre Joaquim Manoel de Toledo, Joaquim Luiz da Silva, f.l.-Antonio Jose Vieira Torres e Ana Luiza de Souza; = cc. Ana Maria de Jesus, f.l. Jose Joaquim de Faria e Maria Olinda de Jesus. O casamento foi realizado na fazenda de Joaquim Antonio de Paula, onde tem oratório reservado (2902)

         Joaquim José em 1855 registrou terras na Fazenda do Morro Grande, herdadas do avô paterno.

Lv. Registro de Terras nº 69 (S. Vicente Ferrer 1854-1869) fls.12: Joaquim Jose Luiz da Silva, tem na Fazenda do Morro Grande, uma parte de terras que herdou  na terça do falecido avô Antonio Jose Torres. Fazenda do Morro Grande, 20 dez. 1855.

4-1-2 Maria Luiza da Conceição aos 01-02-1849 casou com Inácio Teixeira de Miranda, natural da Vila Real e batizado na vila de S. Diniz Arc. de Braga, filho de Antonio Pereira de Miranda e Antonia Margarida Teixeira

01-02-1849 na Igreja de S. V. Ferrer, Manoel Ignacio Teixeira de Miranda, n. na vila Real e batisado na vila de São Diniz Arc. Braga, f.l. Antonio Pereira de Miranda e Antonia Margarida Teixeira; = cc. Maria Luiza da Conceição (2899)

         Maria Luiza foi uma das herdeiras da terça do avô paterno.

Lv. Registro de Terras nº 69 (S. Vicente Ferrer 1854-1869) fls. 86 uma parte de terras na fazenda Morro Grande, que houve por herança minha mulher na terça de seu finado avô Antonio Jose Torres, a qual se acha em comum com os herdeiros: Jose Correa de Mendonça, Gotardo Jose Luiz da Silva, Antonio Jose Luiz da Silva, Manoel (?) Zeferino Jose Luiz da Silva, e outros mais, confrontando com: cap. Antonio Jose Teixeira da Fonseca, cap. João Vieira Torres, com os herdeiros do barão do Amparo, Joaquim de Paula Pacheco. 28 fev 1856, Manoel Ignacio Teixeira Miranda.

Entre os vários filhos do casal, batizados em S. Joaquim, Barra Mansa-RJ:

4-1-2-1 Antonio, em 17-12-1856,

(pesquisa Plinio U, M. de Carvalho) -L. 2 - 1862 - Batizados - fl. 54 - Ig. de São Joaq. da Barra Mansa - S. Joaq.  da Barra Mansa / RJ Foi me requerido para lançar n'este livro os dous assentos seguintes feitos em São Vicente Ferrer.

Aos dezesete dias do mês de Dezembro do anno de mil oito centos e cinqüenta e seis, nesta Igreja Matriz de São Vicente Ferrer, baptisei solemnemente a innocente Antonia, e lhe puz os Santos Óleos, filha legitima de Manuel  Ignácio Teixeira de Miranda e Maria Luisa da Conceição, branca, np. de Antonio Pereira de Miranda e Antonia Margarida Teixeira Neves Milward. de Antonio José  Vieira Torres e Anna Luisa Souza - fp. Bernarda da Costa Rodrigues, da cidade de Resende e D. Honória, mulher de Antonio Salgado, d'esta Freguezia, do que para constar mandei fazer este assento que assigno na Freguezia de São Vicente Ferrer, em 7 01.1857.

O  Vigário, Francisco de Souza Maia

Declaro que os assentos de baptizados supra vinhão com assignatura do Vigário de São Vicente Ferrer, de mim conhecido,

O Vigário João Gomes Carneiro

4-1-3 Zeferino José Luiz da Silva casou com Maria do Rosario de Mendonça, filha de Manoel Correa de Mendonça e Ana Francisca de Jesus. Geração na família “Francisco da Cruz Silva”.

4-1-4 Placidina Maria da Conceição aos 01-09-1852 casou com Guilherme Maria Valente, natural de Santarem-PT, filho de Antonio Maria Valente e Eliza Grante. Viúvo, Guilherme casou com a cunhada Feliciana 4-1-7 abaixo.

01-09-1852 na matriz de S:V. Ferrer pelo Vigario Francisco de Souza Maia, Guilherme Maria Valente, n/b na matriz de Guarama Bispado de Santarem do reino de Portugal, f.l. Antonio Maria Valente e Eliza Grante; = cc. Placidina Maria da Conceição, f.l. Antonio Jose Vieira Torres e Ana Luiza de Souza, todos moradores desta freguesia (2904)

4-1-5 Antonio Luiz da Silva, com 23 anos em 30-07-1853, casou com Francisca Maria de Jesus, de 19 anos, filha dos falecidos Antonio Teixeira de Carvalho Guimarães e Leonarda Ludovina de Carvalho.

30-07-1853 na igreja de S. V. Ferrer perante o Vig. Francisco de Souza Maia, Antonio Luiz da Silva, 23 anos, branco, f.l. Antonio Jose Vieira Torres e Ana Luiza de Souza; = cc. Francisca Maria de Jesus, 19 anos, f.l. Antonio Teixeira de Carvalho Guimarães e Leonarda Ludovina de Carvalho, ambos falecidos (2907)

         Antonio registrou terras em 1855.

Lv. Registro de Terras nº 69 (S. Vicente Ferrer 1854-1869) fls.12: Antonio Jose Luiz da Silva, tenho da Fazenda do Morro Redondo duas partes de terras por herança de sogro e sogra; assim mais na Fazenda do Morro Grande, uma parte na terça do falecido meu avô Antonio Jose Torres. Fazenda do Morro Grande, 20 dez. 1855.

4-1-6 Francisco Vieira Torres aos 08-08-1863 casou com Albina Maria da Conceição, filha de Joaquim Antonio de Magalhães, falecido e Inocencia Maria de Jesus.

08-08-1863 na igreja de S. V. Ferrer, Francisco Vieira Torres, f.l. do finado Antonio Jose Vieira Torres e Ana Luiza de Jesus ; = cc. Albina Maria da Conceição, f.l. Joaquim Antonio de Magalhães, falecido e Inocencia Maria da Conceição digo de Jesus. Ambos n. n/freg. Vig. M.J.Tolledo (2922v)

4-1-7 Feliciana Maria, com 30 anos em 19-11-1863, casou com Guilherme Maria Valente, tambem com 30 anos. Guilherme, filho de Antonio Maria Valente e Elizia Granth Christhs, era viúvo de Placidina Maria da Conceição 4-1-4 supra.

19-11-1863 na igreja matriz de S. V. Ferrer, Guilherme Maria Valente, 30 anos, n. de Portugal (sem outros dados) ; = cc. Feliciana Maria, 30 anos, f.l. Antonio Jose Vieira Torres e Ana Luiza de Souza. Vig. Francisco de Souza Maia (2923)

Entre os filhos do casal:

4-1-7-1 Amélia, nasceu em 27-04-1869 e foi batizada em 20 do mês seguinte.

20-05-1869 na matriz de S. V. Ferrer p. Vig. Joaquim Jesus de Lima, Amelia n. 27-04-1869, f.l. Guilherme Maria Valente, n. de Portugal e Feliciana Maria da Conceição, brasileira, np Antonio Maria Valente e s/m Elizia Granth Christhs, nm Antonio Jose Vieira Torres e s/m Ana Luiza de Souza, padr.: Jose Bento Teixeira Pinto e Amelia Teixeira da Fonseca (2961)

4-1-7-2 Eliza Augusta Valente aos 12-05-1894 casou com seu primo Luiz Pereira de Souza Vianna Junior, 4-1-8-1 abaixo.

4-1-8 Ana Luiza de Souza, com 22 anos em 15-08-1756, casou com Luiz Pereira de Souza Vianna, de 26 anos, natural de Portugal.

15-08-1856 na igreja de S. V. Ferrer perante o Vig. Francisco de Souza Maia, Luiz Pereira de Souza Vianna, 26 anos, n. no reino de Portugal (não citou a paternidade); = cc. Ana Luiza de Souza, 22 anos, f.l. Antonio Jose Vieira Torres e Ana Luiza de Souza. Brancos (2914)

Entre seus filhos:

4-1-8-1 Luiz Pereira de Souza Vianna Junior, natural de Pinheiros-SP, aos 12-05-1894 casou com Eliza Augusta Valente, filha de Guilherme Maria Valente e Felississima Maria da Conceição, 4-1-7-2 supra.

12-05-1894 na matriz de S.V.Ferrer, Luiz Pereira de Souza Vianna Junior, f.l. Luiz Pereira de Souza Vianna e Ana Luiza de Souza Vianna; = cc. Da. Eliza Augusta Valente, f.l. Guilherme Maria Valente e Felississima Maria da Conceição. O contraente natural de Pinheiros do Est. de S. Paulo (3037)

4-1-9 Iria Vieira Torres, com 26 anos em 20-04-1864, casou com Joaquim Barbosa de Barros, de 32 anos, filho de Manoel Barbosa Lima e Maria Clementina de Barros, família “Barbosa Lima” de Aiuruoca, II Cap. 3º.

20-04-1864 na igreja de S. V. Ferrer perante o Padre Francisco de S. Maia,  Joaquim Barbosa de Barros, 32 anos, f.l. Manoel Barbosa Lima e Maria Clementina de Barros : = cc. Iria Vieira Torres, 26 anos, f.l. Antonio Jose Vieira Torres e Ana Luiza de Souza, todos desta freguesia (2923)

4-2 Maria Luiza de Souza, solteira, 20 anos. Aos 24-04-1824 casou com José Petronilo da Silva 7-2 abaixo, filho do Alf. João Pereira da Silva e Vicencia Maria do Sacramento.

(pesquisa RMJ) Casamentos na Ermida de São Vicente depois Capela de São Vicente Ferrer-MG, 24-04-1824. José Petronilo da Silva, f. de João da Silva Pereira e Vicência Maria do Sacramento com Maria Luiza de Souza, f. do Cap Manoel Luiz da Silva e Maria Ignácia de Souza

          Maria Luiza testou em S. Vicente em 04-01-1856. Declarou filho único de seu casal:

S. Vicente de Minas - Igreja S. Vicente Ferrer Óbitos - Eu Maria Luiza de Souza n. freg do Turvo e moradora neste arraial de S. Vicente, f.l. Cap. Manoel Luiz da Silva e Maria Inacia de Souza, já falecidos. Casada com Jose Petronillo da Silva e só tivemos um filho de nome Jose e que é o meu único herdeiro.

Testamenteiros: meu marido, meu filho, e Zeferino Jose dos Santos.

S. Vicente 04-01-1856

 

4-2-1 José.

 

4-3 Manoel Luiz da Silva, solteiro, 18 anos em 1824. Casou em 17-11-1830 com Felicia Maria do Sacramento 7-8 abaixo, filha do Alf. João da Silva Pereira e Vicencia Maria do Sacramento.

S. Vicente de Minas, MG - Igreja S. Vicente Ferrer - Matrimônios - aos 27-11-1830 Manoel Luiz da Silva, f.l. Cap. Manoel Luiz da Silva e D, Maria Inacia de Souza = cc Felicia Maria do Sacramento, f.l. Alf. João da Silva Pereira e D. Vicencia Maria do Sacramento. Nts e moradores na freg. Aiuruoca.

Comparecem no censo de 1831 ele com 25 anos e Felicia com 21:

censo do Turvo 5-12-1831, 8º Quarteirão, fogo 20

Manoel Luis da Silva, branco, 25 anos, casado. Lavrador;

Felicia Maria , branca, 21 anos, casada;

Umbelina, 6 meses.

 

Pais de, pelo menos:

4-3-1 Maria Luiza da Silva aos 18-07-1863 casou com Manoel José Pereira, filho de José Maria Pereira e Rosa Maria da Conceição.

S. Vicente de Minas, MG - Igreja S. Vicente Ferrer - aos 18-07-1863 na fazenda de Manoel Luiz da Silva e test.: João Moreira da Costa e Antonio Luiz Gonçalves. Manoel Jose Pereira Portuga[dobra] f.l. Jose Maria Pereira e Rosa Maria da Conceição, nts de S. Ildefonso do reino de Portugal = cc Maria Luiza da Silva, f.l. Manoel Luiz da Silva e Felicia Maria do Sacramento moradores desta freguesia.

4-4 Lauriana Luiza de Souza, batizada em 16-08-1807. Casou com João Moreira da Costa, filho de Manoel Moreira da Costa e Perpetua Maria de Jesus. Geração na familia “Manoel Moreira da Costa” Cap. 1º.

São Vicente de Minas, MG Igreja S. Vicente Ferrer aos 16-08-1807 bat a Laureana, f.l. Cap. Manoel Luiz da Silva e Maria Inacia de Souza,. padr.: Ten. Manoel Joaquim de Andrade por pp que apresentou seu fiho Antonio Joaquim de Andrade, e D. Laureana mulher do mesmo Ten. Manoel Joaquim de Andrade da freguesia das Lavras.

 

 

Foram cinco os filhos do segundo casamento do Capitão Manoel Luiz da Silva com Inacia Maria do Espirito Santo (ou de Jesus), segundo seu testamento. Francisco, abaixo citado, não foi mencionado:

- Francisco nasceu em 11 e foi batizado aos 24-07-1774.

Aiuruoca, MG bat 1772-1778 im 65 aos 24-07-1774 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Francisco nascido em 11 do dito mes, f.l. de Manoel Luiz da Silva e Inacia Maria do Espirito Santo, padrinhos Jose da Silveira, solteiro e Margarida de Jesus casada com Francisco João de Azevedo, todos desta freguesia.

 

5- Maria Inacia dos Santos batizada em 15-11-1767.

Aiuruoca, MG aos 15-11-1767 na Capela da Sra do Porto, desta freguesia, bat a Maria, f.l. de Manoel Luiz da Silva e Inacia Maria do Espirito Santo, foram padrinhos Francisco Pereira e Catarina Inacia, avos maternos, cuja nasceu em 6 do dito mes.

          Casou em 24-09-1796 com Antonio Francisco Sardinha falecido em 1832 sem descendentes ( inventario no site) filho de Domingos Francisco de Azevedo e Ana Maria do Rosario. Família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 1º.

B7: Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 24 set 1796 (ok data) cap. Turvo - Antonio Francisco Sardinha, f.l. de Domingos Francisco e Anna Maria do Rosario; c/ Maria Ignacia, f.l. do cap. Manoel da Silva e d. Ignacia Maria de Jesus. Ns. e bts. nest freg. de Aiuruoca.

          O casal comparece no censo do Turvo de 1831:

censo do Turvo 5-12-1831, 8º Quarteirão, fogo 1

Antonio Francisco Sard.a, branco, 62, casado

Maria Ignacia dos Santos, branco, 63, casado.

 

6- Tomé, batizado em 12-11-1769.

Aiuruoca, MG bat 1761-1772 im 191 aos 12-11-1769 na Capela da Sra do Porto, desta freguesia, bat a Tome, f.l. de Manoel Luiz da Silva e Inacia Maria do Espirito Santo, que nasceu em 22 de 8bro, foi padrinho Manoel Pereira.

 

7- Alferes João da Silva Pereira batizado em 23-01-1772.

Aiuruoca, MG aos 23-01-1772 na Capela dos Serranos bat a João, f.l. de Manoel Luiz da Silva e Inacia Maria do Espirito Santo, que nasceu aos 13 do dito mes de janeiro, foram padrinhos Francisco Pereira, solteiro e Vitoria Maria, viuva.

          Casou em 14-10-1793 na Capela do Turvo com Vicencia Maria do Sacramento filha de Estacio da Costa e Felicia Teresa de Jesus, família “Valentina de Mattos”

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição aos 14-10-1793 na Capela da Sra do Turvo João da Silva Pereira, f.ll. Cap. Manoel Luiz da Silva e D. Inacia Maria do Espirito Santo, nat/bat. nesta freguesia = cc Vicencia Maria do Sacramento, f.l. Estacio da Costa e Felicia Teresa de Jesus, nat/bat na freguesia da vila de [apagado]

 

Viúvo, Alferes João comparece no censo de 1831 com vários filhos:

Censo do Turvo - 1831, quarteirão 8º, fogo 2:

João da Silva Pereira , branco, 60, viuvo, lavrador. * 1 voto na assembleia 1834

Resdesindo Antonio, branco, 25, solteiro, tropeiro

Vicente de Padua Silva, branco, 28, solteiro, boiadeiro

Umbelina Candida, branco, 24, solteiro

Valentina ....., branco, 16, solteiro

Tristão Jose da Silva, branco, 11

Alferes João da Silva Pereira faleceu em 25-10-1847 e foi inventariado em 1848 (inventário neste site). Vicencia tinha falecido em 1822 e nas partilhas dos bens feitas na Fazenda das Aguas Belas compareceram os filhos, Idades em 1825

7-1 Emidgio Fulgencio Pereira, casado, 27 anos; não comparece no inventario paterno em 1748;

7-2 José Petronilo da Silva (ou Pereira), 24 anos em 1825. Aos 24-04-1824, dispensados dos impedimentos de consanguinidade em 2º grau e de afinidade ilicita em 2º grau, casou com Maria Luiza de Souza, filha do Cap. Manoel Luiz da Silva e Maria Inácia de Souza. Geração em 4-2 supra.

Aiuruoca, MG livro misto 1823 - Depoimento do contraente:  aa Jose Petronilo da S.ª

Depoimento da contraente Maria Luisa, f.l. do Cap. Manoel Luiz da Silva e D. Maria Inacia, n/b e assistente nesta freguesia, solteira

 

Autos de Dispensa do impedimento de Consanguinidade em 2º grau em linha transversal igual; e de afinidade em 2º grau em linha trasversal igual proveniente de copula ilicita havida entre o orador e uma prima coirmã dele e da oradora.

Vila de S. João del Rei 09-10-1824

 

          O casal comparece no censo de 1831, ele com 35 anos e Maria Luiza com 28 anos.

censo do Turvo 5-12-1831, 8º Quarteirão, fogo 18

Jose Petronilo da Silva, branco, 35 anos, casado, lavrador;

Maria Luiza de Souza, branca, 28 anos, casada;

Umbelina da Silva, branca, 7 anos;

 

7-3 Deoclesiano (“que se chamava Manoel da Silva”) 22 anos em 1825. Comparece em 1848 como Manoel da Silva Pereira casado e morador em Aiuruoca. Em Andrelandia aos 25-10-1830 casou com Maria Joaquina da Silva, filha de Joaquim Antonio da Silva e Joaquina Rodrigues de Souza, família “Manoel Francisco da Silva”.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 3: A vinte cinco de Oitubro de mil oito centos e trinta nesta Capella do Turvo, filial da Aiuruoca pela húa hora da tarde, em virtude da competente licença, a vista das testemunhas assignadas, e outras assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Manoel da Silva Pereira, filho do Alf.s João da Silva Pereira, e Maria Joaquina da Silva, filha de Joaquim Antonio da Silva, e Joaquina Roiz~ de Soisa, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e p.a constar fis este assento q~ assignei.

P.e Arantes

Ildefonso Jose Per.a

João Gualberto de Carv.o

7-4 Matildes Candida, 20 anos. Em 1748 casada com Manoel Luis Gonçalves, filho de outro e Maria Justina Alves. Geração na familia “João Luis Gonçalves.

7-5 Vicente Luis da Silva, 18 anos ou Vicente Pereira da Silva ja era falecido em 1748 e foi casado com Valeriana Leopoldina (ou Maria de Jesus) filha de Inacio Ribeiro do Valle e sua primeira     mulher Ana Custodia da Conceição, familia “Domingos da Costa Guimarães”. Valeriana voltou a se casar em 1841 com Manoel Rodrigues da Costa.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 22 (corria o ano de 1835) A trese de Julho as honse horas do dia nesta Matris do Turvo recebi em Matrimonio os Contrahentes Vicente de Padua filho legitimo de João da S.a Pr.a, e Valeriana Leopoldina f.a leg.a do C. Ignacio Ribeiro do Valle, e lhes dei as bençãos nupciais em prez.ca das Test.as o Rd.o An.to Ferr.a Arantes, e João Gualberto de Carvalho.

          No inventario do pai Vicente foi representado pela filha:

7-5-1 Mecias com 13 anos moradora no Termo de Barbacena.

 

7-6 Reduzino Antonio, 16 anos. Reduzino de Abreu e Silva em 1848 era morador em Tres Pontas;

7-7 Umbelina Inacia ou Umbelina Candida de Jesus, 14 anos. Em 30-04-1838 casou com Antonio Luis Gonçalves, filho de Manoel Luis Gonçalves e Maria Justina Alves. Geração na familia “João Luis Gonçalves”.

7-8 Felicia Teresa, com 11 anos. Felicia Maria do Sacramento aos 17-11-1830 casou com Manoel Luiz da Silva, moradores no Termo de Aiuruoca. Geração em 4-3 supra.

7-9 Valentina , 6 anos. Em 1848 solteira com 30 anos

 

8 – Inacia Maria de Souza, batizada em 24-11-1776, filha de Manoel Luiz da Silva e sua segunda mulher Inacia Maria do Espirito Santo,

Aiuruoca, MG aos 24-11-1776 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Inacia nascida aos 15 do presente mes, f.l. de Manoel Luiz da Silva e Inacia Maria do Espirito Santo, padrinhos Antonio de Seixas Ribeiro e Ana Tresa da Assunção mulher do Cap. Jose de Barros Monteiro.

          Casou em 11-05-1801 com João Rodrigues da Silva filho de João Rodrigues Gomes e Mariana Rosa de Jesus. Geração na família “João da Silva de Oliveira”.

          Comparecem no censo de 1831, Inácia com 56 anos e João com 54:

censo do Turvo 5-12-1831, 8º Quarteirão, fogo 3

João Rodrigues da Silva, branco, 54 anos, casado, lavrador;

Inacia Maria dos Santos , branca, 56 anos, casada;

Joaquim Inacio da Silva, branco, 17 anos, solteiro;

Severino Inacio da Silva , branco 2 anos, “órfão de pai e mãe”;

 

9- Francisca Luiza da Silva, batizada em 14-02-1779.

Aiuruoca, MG aos 14-02-1779 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Francisca, f.l. do Alf. Manoel Luiz da Silva e Inacia Maria do Espirito Santo, foram padrinhos Jose Leite Ribeiro, da freguesia de S. João e Ana Maria do Rosario mulher de Domingos Francisco desta freguesia.[

          Viuva de José Pereira de Souza, Francisca casou em 11-05-1803 na Capela do Turvo com Francisco Antonio Souto, natural de Barbacena, filho de Antonio Francisco Souto e Ana da Silva Mattos; família “Valentina de Matos”.

Casamentos Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição aos 11-05-1803 na Capela do Turvo tendo por testemunhas o Capitão Manoel Luis da Silva e Francisco Jose Ribeiro se casaram Francisco Antonio Souto, filho de Antonio Francisco Souto e Ana da Silva natural da Freguesia de Barbacena e Dona Francisca Luiza da Silva filha do Capitão Manoel Luis da Silva e Dona Inacia Maria do Espirito Santo natural da Freguesia de Aiuruoca viuva que ficou de Jose Pereira de Souza.

 

          O casal comparece no censo de 1831, Ele com 45 anos e Francisca (Teresa) 54 anos:

censo do Turvo 5-12-1831, 8º Quarteirão, fogo 4

Francisco Antonio Souto, branco, 45 anos, casado, lavrador;

Francisca Teresa, branca 54 anos, casada;

Jose Maria Souto , branco, 22 anos, solteiro;

João Crisostomo , pardo livre, 50 anos, casado, tropeiro;

Francisca Ubaldina, parda livre, 50 anos, casada ;