PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Cap 1º- José Gracia Duarte

(atualizado em 25-fevereiro-2016)

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

José Gracia, com 36 anos em 1768 quando da abertura do inventário de seu pai, casou-se com Maria das Neves Freitas, natural de Prados, filha de João de Souza Freitas natural da Ilha de S. Miguel e Maria Emerenciana natural da Freguesia de S. Bartolomeu da mesma ilha, neta paterna de Manoel Cabral e Maria de Souza, neta materna do Capitão Paschoal Correa de Aguiar e Margarida de Oliveira Soares (família “Pascoal Correa de Aguiar” § 1º.

Casamentos Barbacena - aos 25 Junho de 1749 na capela do Rosario e S. José do Ribeirão, João de Souza Freitas, n/b freguesia Sta Cruz da Vila da Alagoa da Ilha de S. Miguel, Bispado de Angra, f.l. de Manoel Cabral e s/m Maria de Souza; = com Maria Emerenciana de Santa Anna, n/b freguesia de S. Bartolomeu deste bispado, f.l. do Capitão Paschoal Correa de Aguiar e s/m Margarida de Oliveira Soares. A contraente moradora nesta freguesia.

 

O casal se estabeleceu na Paragem chamada a Capela de Santana do Garambéu da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, onde tinham fazenda com casas, paiol e demais benfeitorias. Alem desta fazenda posuiam outra na Boa Vista, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca

Maria das Neves faleceu em outubro de 1789 e teve seu inventário aberto aos 19-05-1790 por seu viúvo na casa em que moravam em Santana do Garambéu (neste site). Em 1791 José contraiu segundas núpcias.

Segundo o inventário de Maria das Neves, tiveram nove filhos:

 

1- Maria Emerenciana de Santana, casada com Antonio Rodrigues da Fonseca, natural da freguesia de Pouso Alto, filho de Manoel Rodrigues da Fonseca e Bernarda Francisca Rodrigues - Família “Bento da Costa Preto” Cap. 6º.

Antonio faleceu com testamento (neste site) aos 29-12-1837, já casado em segundas com Ana Margarida de Souza. Sem geração destas nupcias teve com Maria Emerenciana o filho único:

1-1 José Joaquim Rodrigues da Fonseca, casado com Francisca de Paula Magalhães. Pais de, pelo menos:

1-1-1 Maria Emerenciana, afilhada e legatátaria do avô paterno. Casou com José Ildefonso de Souza

 

2- Manoel, com 20 anos declarados em 1790. Batizado aos 11-06-1770. Manoel Garcia de Souza casou com Floriana Silvéria Nogueira, batizada em Aiuruoca em 27-05-1787, filha do Cap. Felisberto José Nogueira e Ana Margarida de Barros, casados em Aiuruoca em 23-07-1786, neta paterna do Ten. José Rodrigues da Fonseca e Maria Nogueira do Prado, neta materna de José de Barros Monteiro e Ana Teresa de Assunção, família “José Rodrigues da Fonseca”, neste site.

Batismos  Barbacena - Garambeu aos 11-06-1770 MANOEL, f.l. de Joze Garcia morador na freguesia de S. João e batizou-se nesta Capela por nascer nesta freguesia, natural da ilha do Faial freguesia de N. Sra. das Angustias Bispado de Angra, e s/m Maria das Neves natural da freguesia de Prados; np de Antonio Garcia e s/m Maria Josefa naturais da mesma freguesia acima dita; nm de João de Souza Freitas natural da Ilha de S. Miguel e Maria Emerenciana natural de S. Bartolomeu deste bispado. Padr.: Bernardo da Costa e Anna Lour.ª mulher de Joze Roiz Carn.º

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 27 maio 1787 Porto do Turvo, Floriana, f.l. do Cap. Felisberto Jose Nogueira e D. Anna Margarida de Barros; padr.: ten. Jose Rodrigues da Fonseca e d. Anna theresa da Assumpção.

 

          Manoel faleceu em Baependi aos 25-11-1821, com testamento, e sem geração. Institui herdeiras as sobrinhas e por testamenteiros a mulher e os cunhados Francisco de Assis Nogueira e o Revdo Pudenciano Antonio Nogueira.

B7: Baependi-MG - Óbitos, aos 25-11-1821 fal. Manoel Garcia de Souza, cc.

Copia do Testamento (trechos)

Eu Manoel Garcia de Souza, f.l. Jose Garcia e Maria das Neves Freitas, falecidos, n/b Capela N. Sra. da Piedade do Rio Grande, filial da freg. da vila de SJDRei e morador nesta de N. Sra. Monserrate de Baependi Comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana.

Sou cc. D. Floreana Silveria Nogueira de Barros de cujo matrimonio não tivemos filhos.

Testamenteiros: 1º a dita minha mulher Floreana Silveria Nogueira de Barros; 2º meu cunhado Francisco de Assis Nogueira, 3º meu cunhado  Revdo. Pudenciano Antonio Nogueira.

Depois de cumpridas minhas disposições e satisfeitos meus legados, dos remanescente liquido instituo por meus universais herdeiros em igual parte a minhas sobrinhas a saber: = filhas de Ana Margarida, hoje cc. o Capitão Antonio Rodrigues da Fonseca; Ana, Joaquina e Maria = a minha sobrinha e afilhada Ana, f. do Alferes Jose Vieira da Fonseca e Floriana Maria das Neves.

Paragem denominada a India da Casa Grande, freg. de Baependi aos 18-11-1821 Manoel Garcia de Souza.

Registrado Baependi 25-9bro-1821.

3- Ana Margarida de Souza batizada em 27-01-1772. Casou aos 05-05-1788 em S Antonio do Garimbeo com João de Souza Telles, exposto, natural de Pindamonhagaba-SP:

Barbacena batisados aos 27-01-1772 na capela de S. Ana do Garambeo, filial desta matriz bat a Ana, f.l. de Jose Garcia e Maria das Neves, foram padrinhos Antonio da Silva Duarte da freguesia de S. João, e Izabel Maria, solteira, filha do defunto João de Souza Freitas, moradora nesta freguesia.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 05-05-1788 Capela Santo Antonio do Garambeo, filial da Borda do Campo, João de Souza Telles, exposto em casa de Pedro Gonçalves, n/b na vila de Pindamonhangaba Bispado de S. Paulo; = cc Ana Margarida de Souza, f.l. Jose Garcia e Maria das Neves, n/b na freg. desta vila.

Muito provavelmente foi Ana Margarida a segunda esposa de seu cunhado Antonio Rodrigues da Fonseca, viúvo de 1 supra.

Ana e João tiveram ao menos três filhas, herdeiras do tio Manoel: “a minhas sobrinhas a saber: = filhas de Ana Margarida, hoje cc. o Capitão Antonio Rodrigues da Fonseca; Ana, Joaquina e Maria”:

3-1 Maria das Neves, casou aos 04-11-1807 com José Francisco do Bem, natural de Barbacena, filho de João Francisco do Bem e Ana Maria de Santo Inácio - família “Manoel José do Bem”.

casamentos Barbacena - Garambeo aos 04-11-1807 Jose Francisco do Bem, f.l. de João Francisco do Bem e Anna Maria, n/b nesta; = Maria das Neves, f.l. de João de Souza Telles e Anna Margarida, natural da freguesia de S. João.

          Em 1831 eram moradores em Bom Jardim com vários filhos, José com 47 anos declarados e Maria com 40.

Censo Bom Jardim 1831, quarteirão 4, fogo 2

JOSE FRANCISCO DE BEM, chefe do fogo, branco, 47, casado

MARIA DAS NEVES mulher, cônjuge, branco, 40, casado

ANTONIO FRANCISCO DE BEM, dependente, branco, 18, solteiro

FRANCISCO DE BEM, dependente, branco, 12

MANOEL DE BEM, dependente, branco, 6

MARIANA, dependente, branco, 15, solteiro

MARIA, dependente, branco, 13, solteiro

FLORIANA, dependente branco, 10

JOAQUINA, dependente, branco, 3

14 escravos

Entre os filhos do casal:

3-1-1 Ana, batizada aos 28-08-1808

Barbacena -Batismos - lv. 8, fls. 84v. Garambeo aos 28-08-1808 Anna, f.l. de Jose Francisco do Bem e Maria das Neves, padr.: João de Souza Telles e Anna Maria de Santo Inacio.

3-1-2 Floriana, batizada aos 10-09-1820. Floriana Zeferina aos 29-11-1845 casou com Joaquim Custódio de Almeida, filha de Antonio Rodrigues de Almeida e Luciana Rosa

(Nilza Cantoni) Conceição de Ibitipoca, fls 21verso - 10.09.1820 no Garambeo - Floriana, filha de José Francisco de Bem e Maria das Neves

 

Andrelandia, MG - aos 29-11-1845 em casas de Jose Francisco de Bem. Joaquim Custodio de Almeida e Floriana Zeferina. Ele branco de 19 anos, f.l. Antonio Rodrigues de Almeida e Luciana Rosa, ambos desta freguesia. Ela branca de 20 anos, f.l. Jose Francisco de Bem e Maria das Neves. Test.: Antonio Pereira da Silva e Antonio Joaquim de Souza.

4- José, com 17 anos em 1790. José Garcia de Souza, casou com Joaquina Maria do Espírito Santo, filha de João Francisco de Bem e Ana Maria de Santo Inácio, familia “Manoel Jose do Bem” .(dispensa matrimonial do neto Antonio Garcia de Souza)

Em 1831 moravam no distrito do Espraiado da Freguesia do Turvo, no fogo 2 do 11º quarteirão:

Censo do Turvo 5-12-1831 (todos brancos)

José Garcia de Souza, Capitão, 61 anos

Joaquina, 58 anos, casada

Mariano, 22, solteiro, feitor

Domiciano, 13, tropeiro

Florinda, 10 anos

José faleceu aos  10-11-1834 com inventário aberto uma mês depois pela viúva na Fazenda dos Congonhais do distrito do Espraiado, onde, segundo o censo, neste mesmo ano havia recebido 18 votos para a assembleia. Alem da Fazenda dos Congonhais, deixou partes das fazendas da Mata, Bom Jardim e Três Barras.

Segundo seu inventário, neste site, José e Joaquina Maria do Espírito Santo foram pais de (situação em 1834, nem sempre compatível com as declarações no censo do mesmo ano):

 

4-1- Antonio Garcia de Souza. Em setembro de 1829 habilitou-se para casar com sua parenta em 3º grau Ana Rita de Jesus, filha de Francisca de tal, e neta materna de Antonio José do Bem e Francisca Teresa de Assunção, familia “Manoel Jose do Bem”, 4.

Processo Matrimonial - Aiuruoca 1829. Livro Misto 1826-1829

www.familysearch.org (record search pilot)

Data: 09-1829

Oradores: Antonio Garcia de Souza e Ana Rita de Jesus

Impedimento: de consanguinidade em 3º grau da linha transversal igual. Que as mães destes oradores são primas co-irmãs e por isso ligados ao dito impedimento.

João Francisco de Bem é irmão legitimo de Antonio Jose de Bem, daquele procede Joaquina, desta o orador; deste procede Francisca e desta a oradora.

Testemunhas:

1ª - Domingos Pereira da Silva, homem branco, solteiro, natural desta freguesia aonde vive de seu negócio, de idade 36 anos

2ª - Joaquim Inacio de Souza, homem branco, casado, natural desta freguesia aonde vive de lavoura, iade de 30 anos, não ter parentesco, nem afeto, nem odio aos oradores.

Juramento do Orador: Antonio Garcia de Souza, natural e morador nesta freguesia aonde vive em companhia de seus pais, de idade de 33 anos,

 

          Em 1831 moravam no distrito do Espraiado da Freguesia do Turvo, no quarteirão 11, do qual era oficial:

Censo do Turvo, quarteirão 11, fogo 1- todos brancos

Antonio Garcia de Souza, 36 anos, casado, lavrador.

Ana Ritta, 20, casada

Candida, 1 ano

4-2- José Joaquim de Souza, casado. No censo aparece como morador do fogo 37 do 11º quarteirão, com 30 anos, casado com Roza de 22 anos e com dois filhos: Maria de 2 anos e Francisco de 1.

4-3- João Garcia de Souza, casado. Na assembléia de 1834 recebeu 1 voto. Tinha então 28 anos, morador no 11º quarteirão, fogo 38, casado com Mariana de 26 anos e com três filhos: Antonio de 6 anos, Marianna de 4 e Domiciano 2 anos.

Entre seus filhos:

4-3-1 Antonio Teodoro de Souza com 22 anos em 30-10-1848, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, casou com Maria Rosa de Almeida, filha de José Marcelino de Almeida (ou José Marcelino Ribeiro ou do Valle) e Inácia Maria. Neta paterna de José Marcelino do Valle casado com Rosa Bezerra de Sá (ou Rosa de Lima de Almeida) família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo”.

4-4- Manoel Garcia de Souza, aos 27-11-1830, casou com Maria Joaquina das Neves, filha de Francisco José do Bem e Joaquina Maria das Neves.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 3 A vinte sete de Novembro de mil oito centos e trinta nesta Capella do Turvo da Aiuruoca pelas nove horas da manham em virtude da competente licença a vista das testemunhas abaixo assignadas assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Manoel Garcia de Sousa, filho legitimo do Cap.m Jose Garcia de Souza, e D. Joaquina Maria do Espirito Sancto, e Maria Joaquina das Neves, filha legitima de Francisco Jose de Bem, e Joaquina Maria das Neves, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fiz este assento que assignei.

P.e Arantes

4-5- Mariano Garcia, solteiro, 25 anos;

4-6- Floriana, casada com José Manoel;

4-7- Teodoro Garcia, casado;

4-8- Ana Joaquina de Souza, falecida, casada que foi com Domingos Pereira da Silva, deixou a filha:

4-8-1- Ana Joaquina, 6 anos. Aos 24-11-1837 casou com Domiciano Garcia de Souza 4-11 abaixo.

4-9- Maria, também já falecida, casada que foi com Francisco de Navais, Deixou os filhos:

4-9-1- Francisco, 11 anos;

4-9-2- Antonio, 10 anos;

4-9-3- Ana, 9 anos;

4-9-4- Manoel, 7 anos;

4-10 Esméria Maria do Espírito Santo, aos 09-06-1839, casou com seu cunhado Domingos Pereira da Silva.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 1, Aos nove de Junho de mil oito centos e trinta nesta Capella do Turvo pela húa hora da tarde com a competente licença a vista das testemunhas abaixo assignadas assisti ao Matrimonio de Domingos Pereira da Silva, Viuvo de Anna Joaquina, e Esmeria Maria de Sousa, filha do Cap.m Jose Garcia de Sousa, e D. Joaquina Maria do Espirito S.to e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fiz este assento, que assignei.

P.e Ant.o Ferreira Arantes

Felisberto Per.a Dutra

Joze Joaq.m de Souza

4-11 Domiciano Garcia, solteiro, 23 anos, ou 13 segundo o censo. Domiciano Garcia de Souza, com 27 anos em 24-11-1837 casou com Ana Joaquina, filha de Domingos Pereira da Silva e Ana Garcia 4-8-1 supra.

Andrelandia, MG aos 24-11-1847 em casa de Joaquina Candida. Domiciano Garcia de Souza e Ana Joaquina, ambos desta freguesia. Ele, branco de 27 anos, f.l. Jose Garcia, ja falecido e Joaquina Candida do Espirito Santo. Ela branca de 18 anos, f.l. Domingos Pereira da Silva e Ana Garcia, ja falecida. Test.: Antonio Pereira da Silva e Jose Francisco Bem Carneiro. Foram dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau misto de 1º.

4-12- Florinda, solteira, 17 anos. No censo consta 10 anos

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 15 agosto 1819 cap. Turvo, FLORINDA, f.l. de Jose Garcia de Souza e Joaquina Maria; padr.: Feliciano Jose de Affonseca morador na cidade do Rio, por pp apres. por Antonio Coelho Moreira, e Maria do Rozario cc. Bento Jose de Novaes da freg. da vila de Barbacena.

 

5- Mariana Garcia de Souza, com quatorze anos e meio em 1790. Mariana casou duas vezes, em primeiras com Francisco Vieira da Fonseca, filho de Manoel Rodrigues da Fonseca e Bernarda Francisca Rodrigues - Família “Bento da Costa Preto” Cap. 6º.

Francisco faleceu aos 09-04-1807 e teve seu inventário aberto na Fazenda da Campanha do Ribeirão dos Cavalos, Aplicação de Nossa Senhora da Piedade, onde morava o casal (neste site).

Mariana casou-se em segundas núpcias em Aiuruoca aos 30-05-1809 com Jerônimo Ribeiro do Valle, filho de Joaquim José Ribeiro e Antonia Maria da Conceição.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas - aos 30 maio 1809 cap. Sta Anna do Garambeo - Jeronimo Ribeiro do Valle, f.l. de Joaquim Joseph Ribeiro e Antonia Maria da Conceição, n. e b. nesta freguesia; c/ d. Marianna Garcia de Soisa, viuva do alf. Francisco Vieira de Affonseca.

Testemunhas: Antonio Rodrigues d'Affonseca e Joseph Vieira d'Affonseca

 

Mariana faleceu aos 07-12-1818 e teve seu inventário aberto aos 27-01-1819 em sua casa na mesma Fazenda Campanha do Rio Grande, por seu viúvo Jerônimo Ribeiro do Valle. Alem desta fazenda deixou partes e benfeitorias nas fazendas do Azeite em Aiuruoca, Cachoeirinha e Lagoa em Piedade do Rio Grande. Segundo seu inventário, neste site, teve ao todo cinco filhos.

 

De Francisco Vieira da Fonseca ficaram três filhos, tutelados pelo tio paterno Antonio Rodrigues da Fonseca citado em 1 supra.

 

5-1 Ana Maria das Neves, com 5 anos em 1807, Aos 17-11-1813 casou com Vicente Ribeiro do Valle, filho de Joaquim Ribeiro do Valle e Antonia Maria da Conceição, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 17-11-1813 Cap. S. Ana do Garambeu, filial da freguesia de Barbacena, Vicente Ribeiro do Valle, f.l. Joaquim Ribeiro do Valle e Antonia Maria, n/b na freguesia de ---; = cc. Ana Maria das Neves, f.l. Francisco Vieira da Fonceca e Mariana Garcia, n/b nesta sobredita freguesia de SJDR.

 

          Em 1831 eram moradores do Turvo, com sete crianças, provavelmente seus filhos.

censo do Turvo 5-12-1831, 1º Quarteirão, 1

Vicente Ribeiro do Valle (Alf.),  branco, 38, casado, agricultor

Anna Maria V., branco, 28, casado, fiadeira

Francisco, branco, 12; Joaquim, branco, 11; Mariana, branco, 8; Anna, branco, 6; Luiza, branco, 4; Maria , branco, 2; Francisca, branco, 1.

 

          Encontramos o batismo de:

5-1-1 Luiza, aos 15-09-1826

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismo - aos 15 set 1826 capela da Piedade da freg. da vila de S. João, LUIZA, f.l. do alf. Vicente Ribeiro do Valle e Anna Maria das Neves, padr.: Jose Vicente da Silva e Mariana Victoria,

 

5-2 Francisca Emerenciana de Santana, com 4 anos. Em 1819 estava casada com João Pinto Cardoso

5-3 Francisco Vieira da Fonseca, com 2 anos em 1807. Solteiro, de idade maior de quatorze anos em 1819. Aos 13-02-1822 casou com Felisbina Maria da Conceição, natural da freguesia de São João del Rei, filha legítima de Manoel Carvalho Duarte e Esméria Maria da Conceição, já falecida. Geração na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 1º, § 2º.

Certidão insirida no inventário materno:

Aos treze de Fevereiro de mil oitocentos e vinte e dois nesta Capela da Piedade filial da Matriz de São João del Rei, pelas duas horas da tarde na presença das testemunhas o Capitão Ignacio Ribeiro e o Capitão João Luis França, sem impedimento, o Capelão Manoel Coelho de Souza de Comissão do Reverendo Vigário Joaquim Mariano da Costa, e Provisão do Reverendo Vigário da Vara, assistiu ao sacramento do Matrimônio de Francisco Vieira da Fonseca, natural e freguês desta Freguesia, filho legítimo de Francisco Vieira da Fonseca e Mariana Garcia de Souza, com Dona Felisbina Maria da Conceição, natural e freguês desta freguesia de São João del Rei, filha legítima de Manoel Carvalho Duarte e Esméria Maria da Conceição, já finada, receberam as bênçãos nupciais.

Vigário Joaquim Mariano da Costa do Amaral Gurgel.

 

Com Jerônimo Ribeiro do Valle, Mariana teve dois filhos:

5-4 Vicente das Dores, com mais ou menos 4 anos em 1819. Como Vicente Ribeiro de Souza aos 20-08-1832 dispensados do parentesco em 3º casou com Ana Paula Teixeira (Guimarães), conforme certidão no inventário materno:

Certifico que revendo o Livro de Assentos de Casamentos que serve nesta Capela a folha 22v. se acha o Assento do teor seguinte: Aos vinte de Agosto de mil oitocentos e trinta e dois neste oratório de Francisco de Paula Guimarães, pela Provisão do Senhor Vigário da Vara de Baependi, depois de tirados os depoimentos, sem me constar impedimento, de licença do Reverendo Pároco de Aiuruoca assisti ao matrimônio que por palavras de presente celebraram os contraentes Vicente Ribeiro de Souza e Dona Ana Paula Teixeira, que apresentaram sentença de dispensa do parentesco de consanguinidade em 3º grau, em presença das testemunhas que se acham assinadas: José Pedro Alvs e José Leite de Araújo, alem de outras muitas, de que para constar fiz este assento era et supra. Cap. Camilo de Lellis Rodrigues da Cruz.

 

5-5 José Joaquim, de ano e meio de idade em 1819. Casou com Ana Guilhermina de Souza e já era falecido em 1849 sendo representado por seus filhos no inventário paterno, tutelados pelo tio Tenente Coronel Joaquim Antonio de Souza Rabelo:

5-5-1 Mariana, de 8 anos pouco mais ou menos.

5-5-2 Jerônimo, 6 anos pouco mais ou menos.

5-5-3 Adelaide, 5 anos pouco mais ou menos.

5-5-4 Domingos, 5 anos pouco mais ou menos.

 

O Capitão Jeronimo Ribeiro do Valle faleceu aos 02-02-1849 casado em segundas com Francisca Bernardina Teixeira. Segundo seu inventário, neste site, teve destas núpcias mais sete filhos. Geração na família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

6- Floriana Maria das Neves, batizada em 20-08-1785. Com doze anos e meio declarados em 1790 e seis anos em 1794.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos vinte de agosto de 1785 na capela da Piedade, filial desta matriz de São João del Rei, bat a Floriana, f.l. de Jose Garcia e Maria das Neves; foi padrinho Antonio Rodrigues da Fonseca.

          Em 23-09-1801 casou em Santana do Garambeo com José Vieira da Fonseca, filho de Francisco Vieira da Silva e Ana Maria da Fonseca.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 23-09-1801 Capela S. Ana do Garambeo, Jose Vieira da Fonseca, f.l. Francisco Vieira da Silva, já falecido e Ana Maria da Fonseca, n/b freg. Pouso Alto; = cc. Floriana Maria das Neves, f.l. Jose Garcia e Maria das Neves, n/b nesta freguesia.

 

Em 1838 moravam em Santa Rita do Sapucaí, ele com 60 anos, ela 48

censo 24-09-1838 Sta Rita do Sapucai-MG, 5º quarteirão, fogo 7

Alferes Jose Vieira da Fonseca, branco, 60, casado, lavrador

Floriana Maria, branca, 48, casada

Jose, branco, filho, 16

Luiza, branca, filho, 13

21 escravos

          Floriana e José tiveram, e.o.:

6-1 Ana, afilhada e herdeira do tio Manoel supra.

 

7- Antonia, de dez anos

 

8- Joana, batizada em 30-07-1785. Com oito anos declarados em 1790 e dez anos em 1794.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos trinta de julho de 1785 na capela da Piedade, filial desta matriz de S, João del Rei, bat a Joana, f.l. de Jose Garcia e Maria das Neves; foram padrinhos Francisco Ribeiro Nunes e s/m Joana Maria, todos desta freguesia.

          Joana Maria de Souza aos 17-08-1801 casou com Antonio Rodrigues Carneiro, viúvo de Joaquina Teodora de Carvalho. Geração das primeiras nupcias na família Clemente de Siqueira e Izabel Colona.

Aiuruoca, MG aos 17-08-1801 nesta matriz se receberam Antonio Rodrigues Carneiro, viuvo de Joaquina Teodora = E Joana Maria de Souza, f.l. de Joseph Garcia e Maria das Neves, n/b na vila de S. João del Rei.

 

9- Lauriana Maria de Jesus (ou das Neves), batizada em 17-08-1785. Com cinco anos em 1790.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos dezassete de agosto de 1785 na capela da Piedade, filial desta matriz de São João del Rei, bat a Laureana, f.l. de Jose Garcia e Maria das Neves; foram padrinhos Francisco Rodrigues Carneiro e Ana Josefa, casada, todos desta freguesia.

          Em Aiuruoca aos 02-05-1802 casou com Bento Ferreira de Carvalho, batizado na Guapiara aos 30-07-1775, filho de Manoel Ferreira de Carvalho e de Roza Pereira de Jesus, neto paterno de João Ferreira de Carvalho e Maria Soares Ribeira, naturais da freguesia de S. Vicente de Sousa, conc. Filgueiras termo Guimarães, Arcebispado de Braga; neto materno de João Pereira Goulart, natural das Ilhas e Isabel Nunes de Siqueira, natural do Bispado de S. Paulo, família “Isabel Nunes de Siqueira”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos -  aos 02 maio 1802 matriz - Bento Ferreira de Carvalho, f.l. de Manoel Ferreira de Carvalho e de Roza Pereira de Jesus, n. e b. freg. Aiuruoca; c/ Laurianna Maria de Jesus, f.l. de Joseph Garcia e Maria das Neves, n. e b. freg. de São João del Rei.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 30 julho 1775 Guapiara, BENTO, f.l. de Manoel Ferreira de Carvalho e Rosa Pereira de Jesus, padr.: F---- Botelho solteiro e, Anna Maria da Conceipsam cc. alf. Antonio de Souza Caldas.

 

Bento faleceu aos 16-09-1819 de mordida de cobra.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, óbitos - Bento Ferreira de Carvalho, fal. 16 setembro 1819, matriz, 42 anos, de mordida de cobra, cc. Dona Lauriana Maria das Neves.

Lauriana casou segunda vez em Pouso Alegre aos 07-08-1823 com José Pereira Ramos, viúvo de Josefa Maria dos Anjos e filho de Manoel Pereira Balbão e de Maria Fernandes dos Reis, família “André Fernandes Chaves”, neste site.

Pouso Alegre, MG Igreja Bom Jesus [Jose Pereira Ramos e D. Laureana M.ª das Neves] aos 07-08-1823 nesta matriz de Pouso Alegre e testemunhas Antonio Garcia Duarte e Antonio Rodrigues Carneiro. Jose Pereira Ramos, viuvo de D. Josefa Maria dos Anjos = cc D. Maria das Neves, viuva do Alf. Bento Ferreira de Carvalho

Bento e Lauriana tiveram os filhos, q.d.:

9-1 Maria, batizada aos 05-05-1811

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 05 maio 1811 matriz, Maria, f.l. de ---- Carvalho e Laureana Maria das Neves, padr.: Agostinho ---eira d'Affonseca da freg. de S. João del Rei e d. Marianna Antonia de Jesus, mulher do cap. João de Soisa Meireles.

9-2 Ana, batizada aos 28-12-1814

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - 28 dez 1814 matriz, ANNA, f.l. de Bento Ferreira de Carvalho e Laureana Maria das Neves; padr.: Jeronimo Ribeiro do Valle e Mariana Gracia de Soiza sua mulher fregueses de S. João del Rei.

9-3 Mariana Emerenciana de Santa Ana, natural de Aiuruoca. Em Pouso Alegre aos 29-08-1831 casou com José Francisco dos Santos, filho de Francisco Pereira dos Reis e Vicencia Maria de Jesus, família “Antonio Vieira de Moraes” Cap., 4º.

Pouso Alegre,MG Igreja do Bom Jesus aos 29-08-1831 nesta matriz de Pouso Algre se receberam Jose Francisco dos Santos, f.l. Francisco Pereira dos Reis e D. Vicencia Maria de Jesus = cc D. Mariana Emerenciana de Santa Ana, f.l. de Bento Ferreira de Carvalho e D. Lauriana Maria das Neves. Ele natural desta freguesia e ela de Aiuruoca.Test.: Jose Pereira Ramos e Jose Vieira da Fonseca.