PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Cap. 1º - Ana Maria do Nascimento

(atualizado em 24-fevereiro-2013)

 

 

Bartyra Sette

 

Ana Maria do Nascimento, batizada aos 01-01-1746 em Aiuruoca onde aos 24-11-1762 casou-se com José do Rego Barros, filho do Sargento Mor Francisco do Rego Barros e Arcângela Furquim da Luz (família “Antonio Furquim da Luz”).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 01 jan 1746 matriz, Anna, filha de Joze Martins Borralho e sua mulher Theodora Barbosa, padrinho sargento mor Francisco Barbosa de Lima, todos desta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG casamentos- aos 24 novembro de mil setecentos e secsenta e dous; Joseph do Rego Barros f.l. do Sargento mor Francisco do Rego Barros e D. Arcangela Forq., bat. nesta freg. com Anna Maria do Nascime---, f.l. de Joseph Martins Borralho e Theodora Barbosa de Lima, n. desta freguesia.

 

Ana Maria, viúva, ditou seu testamento em 28-12-1795, aberto em 23-02-1796. Nomeou os oito filhos de seu casal e instituiu herdeiros do remanescente da terça:”se restar alguma coisa deixo as minhas filhas Ana, Mariana e José em igual parte” (testamento neste site).

 

José e Ana tiveram os filhos, sendo Francisca já falecida em 1795:

§ 1º - Ana Francisca Xavier de Barros

§ 2º - Joaquim do Rego Barros, capitão

§ 3º - Antonio do Rego Barros

§ 4º - Francisca

§ 5º - Manoel Martins de Barros

§ 6º - Mariana Francisca de Albuquerque

§ 7º - Maria Francisca de Barros

§ 8º - José Martins de Barros

§ 9º - Francisco do Rego Barros

 

 

§ 1º Ana Francisca Xavier de Barros

 

Ana Francisca Xavier de Barros, batizada na Guapiara aos 11-11-1766. Uma das herdeiras da terça materna.

Igreja, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 11 novembro 1766 Guapiara, Anna, f.l. de Joseph do Rego Barros e s/m Anna Maria do Nascimeno, nasceu aos 02 do d.º mes, padr.: Cap. Roque de Souza Mag.es e D. Maria Josepha da Conceyção, viuva do Sargento mor João Roz S.ª de quem apresentou pp. Maria Barbara de Lima. Aiuruoca 14 dezembro 1766.

 

Ana Francisca faleceu com testamento registrado no Livro de Óbitos da matriz de Aiuruoca aos 12-10-1835, onde reconhece a filha:

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - óbitos - Anna Francisca Xavier de Barros, f.l. de Jose do Rego Barros e Anna Maria do Nascimento, falecidos, n. e b. na freg. de Aiuruoca.

Testamenteiros: 1- m/sobrinho e genro Manoel Antonio de Barros cc m/filha Constança Maria de Jesus; 2- m/irmão Antonio do Rego Barros.

irmãos: Antonio do Rego Barros.

Declaro que reconheco por minha filha Constança Maria de Jesus cc meu sobrinho Manoel Antonio de Barros.

Registrado aos 12 outubro 1835.

 

1- Constança Maria de Jesus ou Constança Francisca de Barros, nascida por 1806, em 1829 pediu dispensa para se casar com seu primo Manoel Antonio de Barros (§ 3º, -3 neste). 

 (pesq. Fabricio Gerin) Aiuruoca,MG - Livro misto 1826-1829

www.familysearch.org (record search pilot)

Manoel Antonio de Barros e Constança Francisca de Barros.

Início: 21/10/1829.

"Dizem Manoel Antonio de Barros e Constança Francisca de Barros, naturais e moradores na freguesia de Aiuruoca, que eles suplicantes se acham justos e contratados de futuras núpcias, mas não o podem conseguir válida e licitamente sem que intervenha a Piedade de V. E. admitindo-os a justificação de premissas, e dispensando com os mesmos porquanto: por que Ana Francisca de Barros é irmã de Antonio do Rego Barros, e que deste proveio o orador e daquela a oradora, ficando consangüíneos em 2º grau de linha transversa igual; por que a oradora, ainda que de boa família, é filha natural, e por isso com direito pouco firme à herança, menos núbil, e sujeita aos perigos de seu sexo, por ser sua mãe demente, e incapaz de a amparar; por que quando entre na herança materna é no mesmo sítio dos pais do orador, e por isso convém o matrimônio com consangüíneo co-herdeiro; por que a oradora não foi raptada, e que são ambos deste Bispado."

Juramento da oradora: Constança Francisca de Barros, branca, solteira, natural e moradora nesta freguesia, onde vive em companhia de um tio casado, servindo nos ministérios próprios de seu sexo, de idade de 23 anos.

1a testemunha: Manoel Martins de Barros, branco, casado, natural de morador nesta freguesia, onde vive de agricultura, 54 anos [falta a imagem do verso da folha];

2a testemunha: Manoel Martins Borralho, branco, casado, natural e morador nesta freguesia, onde vive de agricultura, 68 anos - parente dos oradores;

 

§ 2º Capitão Joaquim do Rego Barros

 

Capitão Joaquim do Rego Barros (também citado como Joaquim Martins de Barros), batizado na Capela da Guapiara aos 15-05-1768. 3º testamenteiro materno.

(pesq. Fabricio Gerin) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG. Aos 15/05/1768 na Capela da Senhora Santa Ana da Guapiara ... baptizei ... Joachim ... filho legitimo de Jose do Rego Barros e Anna Maria do Nascimento que nasceu em 4 do dito mez. Padrinhos: Joachim do Rego Barros e Maria Forquim.

Na capela das Dores, filial de S. João del Rei (com registro em Aiuruoca) aos 07-11-1797 casou-se com Francisca Theresa Nogueira, viúva de José Ribeiro da Silva, falecido em Baependi aos 25-09-1790 (inventário neste site), filha de Pedro Vaz de Souza e Maria de Souza Nogueira, família “Antonio de Souza Ferreira”, neste site e SL. 6º, 432, 7-7

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 07 nov 1797 cap. Sra. das Dores filial de S. João del Rei - Joaquim do Rego Barros, f.l. do Alf. Joseph do Rego Barros e D. Anna Maria do N----. c/ D. Francisca Theresa Nogueira, viuva de Joseph Ribeiro.

Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca.

 

Geração de Francisca Teresa e seu 1º marido José Ribeiro da Silva na família “João Ribeiro da Silva”.

Joaquim e Francisca tiveram, pelo menos:

1- Ana Francisca Nogueira de Barros, batizada em Baependi aos 23-09-1798. Casou com Cap. Feliciano Roldão da Cunha Cavalcanti, filho de Faustino Domingues Maciel (SL. 8º, 245, 4-8) e Mariana Francisca de Lima. Geração no II -Cap. 4º desta família.

 

§ 3º Antonio do Rego Barros

 

Antonio do Rego Barros, batizado na Guapiara aos 03-09-1769 onde faleceu em 1857 com testamento registrado no Livro de Óbitos da Matriz (danificado) e neste site. Casou com Custódia Maria do Sacramento falecida aos 04-12-1862, tambem com testamento registrado no Livro de Óbitos da matriz.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 03 de 7bro 1769 Guapiara, Antonio, f.l. de Joseph do Rego Barros e s/m Anna Maria do Nascimento, que nasceu em 23 do proximo Agosto; padr.: Jose Martins Borralho avo materno e Maria Arcangella mulher de Custodio de Sz.ª Caldas.Aiuruoca 3 de 7bro 1769

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG: (entre 31 março 1857 e dez 1857) s/n (muito danificado, queimado): Eu Antonio do Rego Barros, f. l. de Jose do Rego Barros e Anna Maria do Nascimento.

Sou cc. Custodia Maria do Sacramento, filhos: Antonio, Manoel, Francisco; Maria cc. Manoel Barbosa ---; e Anna cc. ...

no texto:

-m/genro Manoel Lopes;

-m/neto Paulino filho de Antonio Ribeiro;

m/terça a meus filhos: Antonio Ribeiro, Manoel Antonio de Barros, Francisco Joaquim de Barros.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - óbitos - aos 04 dezembro 1862 c/test. octogenaria, D. Custodia Maria do Sacramento, viuva de Antonio do Rego Barros.

F.l. do Cap. Antonio Pedro da Costa e D. Maria Joaquina da Silva, falecidos.

Fui cc. o falecido Antonio do Rego Barros, filhos: Antonio Ribeiro de Barros, Manoel Antonio de Barros, Francisco Joaquim de Barros, Anna Claudina de Barros cc Antonio Gonçalves Martins; Anna Silveria de Barros cc Manoel Lopes de Siqueira e Maria Clementina de Barros falecida, e foi cc. Manoel Barbosa de Lima e deixou filhos. Fazenda do Tamanduá do Funil, 10 dezembro 1857.

 

Custódia era filha do Capitão Antonio Pedro da Costa e Maria Joaquina da Silva, esta falecida em Aiuruoca aos 12-12-1841, tambem com testamento, onde declara ter casado em segundas nupcias com Manoel Martins Borralho, e ser filha de João Ribeiro da Silva, falecido com testamento aberto em Baependi aos 14-10-1787, e Maria Branca da Silva (família “João Ribeiro da Silva” e SL. 6º, 433, 6-1)

 

Antonio Martins do Rego, em seu testamento, menciona o genro Manoel Lopes e Custódia menciona duas filhas Anna Claudina e a Silvéria. Tiveram segundo o testamento de ambos:

 

1- Antonio Ribeiro de Barros, casado, morador no Termo de Resende-RJ, pai de pelo menos:

1-1 Paulino, legatário do avô paterno. Paulino Ribeiro de Barros em 1846 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com Ana Silveria da Conceição, filha de Silvéria Francisca de Barros e Manoel Lopes de Siqueira, 5-1 abaixo. Com geração em Resende-RJ, entre eles:

1-1-1 Amelia Olinda de Barros em 21-06-1879 na matriz de Resende-RJ casou com Manoel Braz Soares Ferreira, com 34 anos natural de S. Jose do Campo Belo, filho de Braz Soares Ferreira e da falecida Maria Joaquina do Espirito Santo, família “Antonio Soares Louzada”.

2 Maria Clementina de Barros, batizada aos 23-10-1803, casada com Manoel Barbosa Lima, já falecida no inventário paterno, foi representada por seus filhos. Geração no II-Cap. 3º, -1º neste.

3- Manoel Antonio de Barros, casado com Constança Maria de Jesus § 1º,-1 supra, proprietários da Fazenda Quebra Cangalha em Aiuruoca. Em 1878 na Freguesia de Alagoa, termo da cidade de Aiuruoca, procedeu-se à partilha amigável dos bens do casal (neste site) que entre si fizeram seus herdeiros:

3-1 Rufina Generosa de Barros, casada com Antonio José Moreira. Em janeiro de 1878 o casal passou uma procuração na Freguesia de Santo Antonio da Vargem Grande, termo de Resende-RJ.

3-2 Marcolina Carolina de Barros, casada com Manoel José Domingues.

 

4- Ana Claudina de Barros, casada com Antonio Gonçalves Martins, em 1841 moradores no Termo de Caldas em Caconde. Em 1831 eram moradores no fogo 17, 9º quarteirão em Aiuruoca (censo neste site)

Mapa de População, Distrito de Aiuruoca  - 10 nov. 1831; 9º quarteirão, fogo 17:

Antonio Glz. Mir.,  br., 33 anos, cc., lavrador;

-Ana Claudina, br., 26 anos, cc.;

5- Silvéria Francisca de Barros, casada com Manoel Lopes de Siqueira.

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 6º quarteirão, fogo 9.

- Manoel Lopes de Siqueira, br. 34 anos, lavradar, cc.;

- Silveria Generosa (sic), br. 22 anos cc.;

- Ana Br. 5 anos;

-Manoel, br., 2 anos.

5- Silvéria Francisca de Barros, casada com Manoel Lopes de Siqueira.

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 6º quarteirão, fogo 9.

- Manoel Lopes de Siqueira, br. 34 anos, lavradar, cc.;

- Silveria Generosa (sic), br. 22 anos cc.;

- Ana Br. 5 anos;

-Manoel, br., 2 anos.

5-1 Ana, com 5 anos em 1831. Ana Silvéria da Conceição em 1846 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com Paulino Ribeiro de Barros, filho de Antonio Ribeiro de Barros, 1-1 supra.

Aiuruoca, MG Livro Misto 1845 e 1845-1846 Paulino Ribeiro de Barros e Ana Silveria da Conceição - 17-01-1846

Ele morador na vila de Resende do bispado do Rio de Janeiro e Ana Silveria da freg. da vila de Aiuruoca Bispado de Mariana donde ambos são naturais -

Q Antonio Ribeiro de Barros é irmão de Silveria Maria da Conceição, desta proveio a oradora Ana Silveria, e daquele Antonio o orador Paulino Ribeiro - consanguineos em 2ª grau da linha transversal.

 

1ª test.: Alf. Eugenio Antonio de Araujo, homem branco, solteiro, n/bat, da freg, de Cajuru e morador desta vila de Aiuruoca onde vive de negocio de fazenda seca, de idade de 39 anos. Disse q Silveria Maria é irmã de Antonio Ribeiro, deste proveio o orador Paulino = e daquela a oradora - consanguineos em 2º grau de linha transversal

2ª Alf. Vicente de Mello Cezar branco, casado, natural de Guaratingueta da Prov. de S. Paulo e morador nesta vila de Aiuruoca onde vive de negocio

3ª test. Jose Zolino(?) Ferreira, homem branco, casado, nat/mor da freguesia desta vila onde vive de segundo Tabelião desta vila, de idade de 28 anos

 

Juramento do orador Paulino Ribeiro de Barros, homem branco, solteiro, natural desta vila de Aiuruoca e morador da vila de Resende Prov. do Rio de Janeiro onde vive em companhia de seus pais, de idade de 20 anos. (aa) Paulino Ribeiro de Barros

Juramento da oradora Ana Silveria da Conceição, mulher branca, solteira, natural e moradora da freg. desta vila onde vive em companhia de seus pais, de idade de 19 anos.

 

6- Francisco Joaquim de Barros, batizado em Aiuruoca aos 08-11-1810. Era viúvo em 1857.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 08 nov 1810 matriz, Francisco, f.l. de Antonio do Rego Barros e Custodia Maria do Sacramento, padr.: Pedro Antonio Ribeiro e D. Maria Joaquina da Silva, moradores estes na freg. de Lavras.

 

§ 4º Francisca

 

José do Rego Barros e Ana Maria do Nascimento tiveram esta filha aos 02-08-1772. Francisca foi batizada na matriz de Aiuruoca aos dez dias do mesmo mês e ano. Não é nomeada nem representada no testamento materno.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 10 agosto 1772 matriz, FRANCISCA, q.n. 02 agosto, f.l. de Jose do Rego Barros e s/m Anna Maria do Nascimento; npaterna do Sargento mor Francisco do Rego Barros e s/m D. Arcangella Furquim; nm de Jose Martins Borralho e s/m Theodora Barboza de Lima; padr.: Alf. Antonio Furquim da Luz morador n/freg. p/p de Francisco Joaquim de Araujo morador na vila de S. João del Rey e, Maria Magdalena, solteira filha do dito Jose Martins Borralho.

 

§ 5º Manoel Martins de Barros

 

Batizado aos 27-12-1773 na Guapiara. Manoel casou-se na matriz de Aiuruoca aos 17-10-1811 com Maria Gertrudes do Nascimento, natural de Lavras, filha de Manoel Gonçalves da Costa, falecido aos 28-06-1835 e Maria Francisca de Jesus ou do Nascimento (família “Antonio Gonçalves da Costa”, Cap 2º,), neta materna de João de Abreu Villas Boas e Josefa Maria de Jesus (inventários deste casal no site de Luís Antonio Villas Boas)

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 27 dez 1773 Guapiara, MANOEL, f.l. de Jose do Rego Barros e Anna Maria; np Sargento mor Francisco do Rego Barros e D. Archangella Furquim Xavier Pedroza; nm de Jose Martins Borralho e Theodora Barbosa de Lima; padr.: Cap. Cosme do Rego Barros e, Anna Maria da Conceipsam mulher de Antonio de Souza Caldas.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 17 out. 1811 matriz - Manoel Martins de Barros, f. l. do Alf. Jose do Rego Barros e D. Anna Maria do Nascimento, n. e b. nesta freguesia; c/ D. Maria Gertrudes do Nascimento, f.l. de Manoel Gonçalves da Costa e Maria Francisca, n. b. e moradora na freg. de Lavras.

 

Maria Gertrudes já era falecida em 1835 e foi representada no inventário paterno por 7 filhos:

1- José Manoel de Barros, em 1835 casado com Ana (Maria) Claudina dos Santos, batizada em Aiuruoca aos 07-10-1817 e falecida aos 01-12-1904, filha de José Esau dos Santos e Maria Claudina Villela casados na Ermida do Sr. do Bom Fim dos Villelas aos 16-06-1810, neta paterna de Antonio Jose dos Santos e de Anna dos Santos de Jesus, neta materna do Alferes Francisco Thomas Villela e Joaquina Thomasia dos Reis (família “Villela” Cap. 3º, neste site).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 07 out 1817 matriz, ANNA, f.l. de Jose Esau dos Santos e D. Maria Claudina Vi-----; padr.: capitão Manoel Correa Ra--- e D. Candida ---, cc. alferes Francisco Villela.

A margem dos termo: falecida a 01 10bro 1904 as 6 hs. da manhã.

 

Encontramos o filho:

1-1 José, batizado aos 16-12-1838.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos-  aos 16-12-1838 matriz JOSE, f.l. de Jose Manoel de Barros e Anna Claudina dos Santos, padr.: o Cap. Jose Esau dos Santos e Maria Claudina dos Santos.

 

2- Maria Cândida, casada com Gabriel Lopes de Siqueira. Em 1831 eram moradores no fogo 7 do 6º quarteirão de Aiuruoca.

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 6º quarteirão, fogo 7-

Gabriel Lopes de Siqr.ª, br. 38 anos, cc., lavrador.

- Maria Candida, 18 anos, cc.

- Anna, 3 anos, solteira.

-Maria, 1 ano.

3- Francisco, com 18 anos em 1835.

4- Gabriel, com 16 anos.

5- Ana, batizada em Aiuruoca aos 07-03-1821. Com 14 anos em 1835.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - 07 março 1821, matriz, ANNA, f.l. de Manoel Martins de Barros e D. Maria Gertrudes do Nascimento; padr.: Francisco Thomaz Villela e s/m D. Luiza Candida de Sam Jose por pp. q. ap. D. Maria Claudina Villela.

6- Cândida, batizada aos 26-12-1822. Cândida Maria de Jesus, com 12 anos em 1831, casou depois com Domingos José de Paiva.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 26 dez 1822 matriz, CANDIDA, f.l. de Manoel Martins de Barros e de Maria Gertrudes do Nascimento; padr.: Gabriel Francisco Junqueira e Ignacia Constança de Andrade, fregueses de Carrancas.

7- Joaquim, com 10 anos em 1835.

 

§ 6º Mariana Francisca de Albuquerque

(atualizado em 30-Dezembro-2008)

 

Mariana Francisca de Albuquerque (também Mariana Francisca de Lima), batizada na Guapiara aos 07-05-1775. Na matriz de Baependi, com registro em Aiuruoca, aos 25-10-1802 casou com Joaquim José Braga, natural da Freguesia de S. Martinho, Arc.ebispado de Braga (em outro termo é citado como natural de Pernambuco), filho do Sargento mor Bartolomeu José Bahia (citado como Bartolomeu José Velho e como ! Francisco Ferreira da Silva !) e Floriana Maria da Trindade.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 07 mayo 1775 Guapiara, MARIANNA, f.l. de Jose do Rego Barros e Anna Maria do Nascimento, padr.: Cap. Francisco do Rego Barros por pp de Ignacio Antonio da Cunha e Marianna de Jesus ---- filha do dito capitão por pp de Francisca Maria de Paula mulher do dito Ignacio Antonio da Cunha,

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, - aos 25 out 1802 matriz de Baependi - Joaquim Joseph Braga, f.l. do Sargento mor Bartholomeo Joseph Braga, digo Bahia, e D. Floriana Maria da Trindade, n. e b. freg. de S. Martinho, arc. Braga; c/ D. Marianna Francisca de Albuquerque, f.l. do Alf. Joseph do Rego Barros e D. Anna Maria do Nascimento, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.moradores na vila de S. Jose, os demais desta freguesia.

 

Mariana e Joaquim em 1831 era moradores no fogo 21 do 3º quarteirão da Guapiara e tiveram, q.d.:

1- Especiosa, batizada aos 06-01-1804

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 06 janeiro 1804 matriz, Especioza, f.l. de Joaquim Jose Braga e D. Marianna Francisca de Albuquerque; padr.: Manoel Martins de Barros tio da batizada e D. Claudina Roza Axioly de Albuquerque. Todos desta freguesia.

2- Cândida, batizada aos 20-01-1805

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 20 jan 1805 matriz, Candida, f.l. de Joaquim Joseph Braga e Marianna Francisca de Lima. padr.: Alf. Feliciano Roldão da Cunha e D. Esmeria Jacintha da Luz mulher de Joaquim do Rego Barros por pp. que da mesma apresentou D. Claudina Rosa Angelica d'Andrade. Todos desta freguesia.

3- Claudino, batizado aos 08-09-1806

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 08 set 1806 matriz, Claudino, f.l. de Joaquim Joseph Braga e Mariana Francisca d'Albuquerque; npaterno do Sargento mor Francisco Ferreira da Silva (sic), n. do arc. de Braga e Floriana Maria da Trindade natural do Rio de Janeiro; nmaterno do Alf. Joseph do Rego Barros n. de Pernambuco e D. Theodora Barbosa de Lima (sic) n. de S. Paulo. Padr.: o Revdo. Joseph de Abreu e Silva e D. Maria Francisca.

 

Obs.: a citada avó materna é avó da mãe do batizando; o avô paterno esta em desacordo com o casamento dos pais (Bartolomeu Jose Bahia/Velho).

 

4- Felícissimo José Braga, batizado em 1808 em Aiuruoca. Casou com Balbina Zeferina de São José, filha de João Ferreira de Carvalho e Antonia Esméria de São José. Geração na família “Isabel Nunes de Siqueira”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - (entre os termos de 31 janeiro e 08 fevereiro de 1808)  matriz, 1808, Felicissimo, f.l. de Joaquim Joseph Braga e Maria Francisca de Albuquerque; npaterno do Sargento mor Bartholomeu Joseph Velho, n. Braga e D. Floriana Maria da Trindade n. do Rio de Janeiro; nmaterno do Alf. Joseph do Rego Barros n. Pernambuco e Anna Maria do Nascimento n. desta freguesia; padr.: Revdo Francisco d'Abreu e Silva e D. Maria Esmeria.

5- Egidio, batizado aos 08-09-1809

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 08 set 1809 matriz, Egidio, f.l. do Alf. Joaquim Joseph Braga e D. Marianna Francisca de Lima, padr.: João Antonio da Conceição por pp. que apresentou Manoel Martins Barros e D. Custodia Maria do Sacramento.

6- Jose Joaquim, batizado aos 15-08-1812

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 15 agosto 1812 matriz, Joze Joaquim, f.l. do Alf. Joaquim Joze Braga e D. Marianna Francisca de Albuquerque, padr.: Ilustrissimo Dr. Desembargador Joze Joaquim Carneiro de Miranda e Costa, juiz de Fora deste Turvo pelo Alvara do mesmo que apresentou D. Joanna Baptista de ---- Bueno cc. Cap. Antonio Goulard ----

7- Flávia Generosa da Trindade, na matriz de Resene-RJ aos 20-05-1835, casou com Antonio Soares da Rocha, filho de Nicolau Soares da Rocha e Ana Antonia da Conceição.

20-05-1835 na Matriz de Resende pelo Vig. Antonio Maria Ribas Sandim. Antonio Soares da Rocha, n/b nesta matriz, f.l. Nicolao Soares da Rocha e Ana Antonia da Conceição; = cc. Flavia Generosa da Trindade, n/b Aiuruoca Bispado de Minas, f.l. Capitão Joaquim Jose Braga e Mariana Francisca de Barros. Test.: João Lourenço Guimarães e Joaquina da Luz Barros (Acervo Itamar Bopp, ficha 1686)

          Antonio passou a segundas nupcias com Silvéria Soares Lucindo, filha de Silvério Soares Lucindo e Maria Esméria do Nascimento. Na família “Antonio Soares Louzada” a geração deste matrimônio.

 

Flavia e Antonio tiveram, pelo menos:

7-1 Ana Iria da Trindade casou com Antonio Barbosa Lima, filho de Salvador Barbosa Lima e Benedita Maria da Conceição. Pais de, q.d. (pesquisa de Plinio Ursulino Marcondes de Carvalho):

7-1-1 Maximiano Antonio Barbosa Lima, com 22 anos em 11-11-1882, casou com Maria do Rosário de Lima, com 16 anos e filha de Antonio José Pereira, já falecido e Marcelina Maria da Conceição.

L. 2 - 1881 - Casamentos -. 11.11.1882 - Ig. N. S. Rosário dos Quatis de Barra Mansa / RJ - 14,30 horas - test. Ovídio Soares dos Reis e Antonio da Costa Prado - nub. Maximiano Antonio Barbosa Lima, com 22 annos  - fl. de Antonio Barbosa Lima e Ana Iria de Trindade - c/ Maria do Rozário de Lima, com 16 annos - fl. Antonio José Pereira, já fallecido e Marcelina Maria da Conceição - elle, n. e bap. em Rezende - ella, n. e bap. em Quatis.

7-1-2 Eduardo, batizado aos 09-02-1862 em Quatis-RJ.

L. 2 - Batizados - fl. 73 v. - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis - 9.02.1862 - Eduardo - n. 5.09.1861 - fl. Antonio Barbosa Lima e de Anna Iria da Trindade - np. de Salvador Barbosa Lima e Benedicta Maria da Conceição - nm. de Antonio Soares da Rocha e de Clara Generoza da Trindade  - fp. Joaquim Peixoto da Fonseca e s/m. D. Albertina Maria Peixoto.

7-1-3 Honória Soares de Lima, com 17 anos em 21-02-1881 casou com Antonio Rodrigues de Moraes, com 27 anos e filho de Anacleto Rodrigues de Moraes e Rita de Moraes.

L. 2 - 1881 / 1911 - Casamentos - fl. 1 v. - n. 5 - 21.02.1881 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ - 2 h. da da tarde - nub. Antonio  Rodrigues de Moraes - 27 annos de idade - fl. de Anacleto Rodrigues de Moraes e de Rita (Maria) de Moraes - c/ Honória Soares de Lima - 17 annos de idade - fl. de Antonio Barbosa Lima, já fallecido e Anna Irya da Trindade - nascida e baptizada nesta Freguezia - elle, nascido e baptizado na Freguezia  do Divino Espirito Santo de Barra Mansa / RJ - c/ licença do Juiz de Orphãos da Cidade de Barra Mansa / RJ - Data de 16.02, por ser a nubente de menor idade

7-1-4 Dulcina, batizada aos 08-09-1872.

L. 3 - Batizados - fl. 119 - 8.09.1872 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - Dulcina - n. 21.07.1872 - fl. Antonio Barbosa Lima e de Anna Iria da Trindade - np. Salvador Barbosa Lima e de Benedicta Maria da Conceição - nm. de Antonio Soares Rocha e Flávia Generosa da Trindade - fp. Antonio Peixoto da Fonseca e s/ mana D. Joanna Peixoto da Fonseca

7-1-5 Francisco, aos 06-01-1878.

L. 4 - Batizados - fl. 36 v. - 6.01.1878 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - Francisco - n. 22.11.1877 - fl. Antonio Barbosa Lima e Anna Iria da Trindade - np. Salvador Barbosa Lima e Benedicta Maria da Conceição - nm. Antonio Soares da Rocha e Flávia Generoza da Trindade - fp. Antonio da Costa Prado e Candida Gonçalves Lima

 

 

§ 7º - Maria Francisca de Barros

(atualizado em 30-Dezembro-2008)

 

Maria Francisca de Barros, batizada na matriz de Aiuruoca aos 14-10-1776.

(pesq. Fabricio Gerin) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG. Aos 14/10/1776 nesta Matriz de Aiuruoca baptizei debaixo de condição ... Maria Francisca filha legitima de Jozeph do Rego Barros e Anna Maria do Nascimento. Padrinhos: Matheus Luis Gracia e Theodora Barbosa mulher de Jozeph Martins Borralho.

Na Capela da Guapiara aos 23-01-1792 casou-se com Francisco Fernandes da Cruz, natural de Mogi das Cruzes-SP, filho de Francisco Correa de Moraes e Antonia Maria de Jesus

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 23 janeiro 1792 - Gupiara - Francisco Fernandes da Cruz, f.l. de Francisco Correa de Moraes e Antonia Maria de Jesus, n. e b. freg. de Santa Anna de Mogi das Cruzes, bispado  de SP; = com D. Maria Francisca de Barros, f.l. do Alf. Jose do Rego Barros e D. Anna Maria do Nascimento, n. e b. freg. Aiuruoca.

Test.: Antonio Boeno Freire, Joaquim do Rego Barros e outras muitas.

 

 

§ 8º José Martins de Barros

 

José nasceu aos 14-12-1770 e foi batizado aos 27 do mesmo mês. Um dos herdeiros da terça materna.

 (pesq. Fabricio Gerin) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG. Aos 27/12/1770 na Capela da Senhora Santa Ana da Guapiara desta Freguesia da Aiuruoca baptizei ... Jozeph ...filho legitimo de Jozeph do Rego Barros e Anna Maria do Nascimento que nasceu em 14 do mesmo dezembro. Padrinhos: ... de Souza Caldas e D. Anna Joaquina de Toledo

 

 

§ 9º Francisco do Rego de Barros

 

Francisco, batizado aos 03-02-1778. Último filho de José e Ana Maria.

(pesq. Fabricio Gerin) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG. Aos 03/02/1778 ... baptizei ... Francisco filho legitimo de Jozeph do Rego Barros e Anna Maria. Padrinhos: Alferes Joseph ... Tolledo Arnaut e D. Antonia do Sacramento mulher do Alferes Antonio Furquim da Luz. Avós paternos o Sargento mor Jozeph(sic) do Rego e D. Arcangela e maternos Jozeph Martins Borralho e Theoroda Barbosa de Lima.