PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Francisco Leme de Alvarenga

 

SL. 5, 224, 2-2 Francisco Leme de Alvarenga c1c em 1692 em Itu com Ana Domingues de Brito f.a de Antonio Lopes e de Maria Domingues; pais de:

3-1 Maria de Alvarenga casada em 1719 em Itu com Antonio Soares de Godoy

SL. 5º, 224, 2-2 Francisco Leme de Alvarenga 2. vez estava casado, quando faleceu em 1733 em Itu, com Ana de Alvarenga Leite. Teve q. d. 3-2 a 3-5.

3-2 Maria de Alvarenga casada com o capitão Francisco Pedroso Furquim

3-3 Maria do Rosário casada com Sulpicio Pedroso Furquim

3-4 Antonio Leme de Alvarenga

3-5 Francisco Leme de Alvarenga

Projeto Compartilhar, obs.: 3-1 e 3-3 é a mesma, casada duas vezes.

 

Bartyra Sette

 

Francisco Leme de Alvarenga, natural de Itu, era filho de Mariana de Miranda e de Sebastião Leme de Alvarenga, natural de S. Paulo e falecido com testamento de 29-09-1664 e inventariado em 23-02-1665 na Parnaíba (SL. 5º, 218, 1-7):

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Inventariado Sebastião Leme de Alvarenga

Autos aos 23-02-1665 nas casas do dito defunto Sebastião Leme de Alvarenga vila de Santana da Parnaiba

Declarante a viuva Mariana de Miranda. Assina a seu rogo Aleixo Leme de Alvarenga.

Testamento aos 29-09-1664 eu Sebastião Leme Ribeiro(sic) sou natural da vila de S. Paulo, f.l. Francisco de Alvarenga e Luzia Leme, ja defunta. Sou cc Mariana de Miranda da qual tenho cinco filhos, dois machos e tres femeas e ela em cinta, que todos são meus herdeiros.

Testamenteiros m/mulher Mriana de Miranda e meu cunhado João Leite de Miranda.

Peco a meus irmãos Antonio Pedroso de Alvarenga e Aleixo Leme que sendo Ds servido de levar-me para si neste sertão, mandem buscar meus ossos (...)

(...) meu cunhado Fernão Bicudo.

Eu Antonio de Caldas Tello, escrivão o escrevi.

 

Herdeiros nesta fazenda: a viuva Mariana de Miranda.

- Antonio = Francisco = Luiza = Potencia = Ana = e Maria

 

Diz Leonor Gracia, dona viuva, e Miguel Gracia Bernardes e Manoel Gracia Bernardes que ficaram do defunto Manoel  Bernardes, que ao dito seu -------- devia Sebastião de Alvarenga a quantia de -----------

Em Itu aos 20-04-1692, Francisco casou com Ana Domingues de Brito (tambem citada como Ana de Alvarenga), filha do falecido Antonio Lopes e de Maria Domingues.

Genere de Cláudio Furquim Pedroso de Alvarenga

Vila de Itu: casamento dos avós maternos: aos 20-abril-1692 nesta igreja matriz de N. Sra da Candelaria de Itu sendo testemunhas João Gomes, Antonio Lopes, Luzia Leme e Maria de Freitas se receberam Francisco Leme, filho de Sebastião Leme, ja defunto e de s/m Mariana de Miranda = e Ana Domingues de Brito, filha de Antonio Lopes, ja defunto e de s/m Maria Domingues. Itu maio de 1756

Francisco faleceu em Itu aos 21-01-1733.

Itu, SP aos 21-janeiro-1733 faleceu de doença Francisco Leme de Alvarenga, filho de Sebastião Leme de Alvarenga e de sua mulher Mariana de Miranda, natural da vila de Itu, casado com Ana de Alvarenga. Instituiu por seus testamenteiro seu genro Sulpicio Pedroso Furquim e a seu filho Francisco Leme e a João Gonçalves Tavares. Foi sepultado na capela de N. Sra do Carmo desta vila.Deixou missas por sua alma (...). Deixou do remanescente de sua terça 150$000 reis a tres netas suas a saber: Ana Maria Furquim, filha de Sulpicio Pedroso Furquim = Maria Furquim, filha de Francisco Furquim = Maria de Oliveira, filha de seu filho Francisco Leme,

Francisco Leme de Alvarenga e Ana Domingues de Brito (ou Ana de Alvarenga que é a mesma) tiveram quatro filhos descritos em SL. 5º, 224, 2-2, entre eles:

1- Maria do Rosario (ou Maria de Alvarenga) casou primeira vez em Itu aos 03-09-1720 com Antonio Soares Ferreira (ou Soares de Godoy), filho de Sebastião Gil de Godoy e Maria Soares. Antonio faleceu em Itu aos 07-01-1722, com testamento. Geração em SL. 6º, 167, 2-2.

Itu, SP Antonio Soares Fr.ª, f. de Sebastião Gil (de Godoy) e de Maria Soares se recebeu com Maria de Alvarenga, f. de Francisco Leme e de Ana Domingues, foram padrinhos Miguel Soares e Sebastião Teixeira e Ana Ribeira e Maria Pedrosa; de que fiz este assento aos 3 de setembro era supra (1720)

 

Itu, SP Antonio Soares de Godoy, filho da mesma terra, casado, faleceu com todos os sacramentos e foi enterrado na capela de N Sra do Carmo. Fez testamento, instituiu por testamenteiro a seu pai Sebastião Gil de Godoy e seu irmão Francisco de Godoy, aos sete de janeiro de 1722.

  Segunda vez aos 27-04-1723 em Itu, Maria do Rosario casou com Simplicio Pedroso Furquim (Sulpicio), filho do falecido Claudio Furquim e de Izabel Pedroso, todos naturais da Parnaiba. Família Claudio Furquim Frances, neste site.

Itu, SP Simplicio Pedroso, filho do defunto Claudio Furquim e de s/m Izabel Pedroso, naturais da vila da Parnaiba, se recebeu com Maria do Rosario, f. de Francisco Leme de Alvarenga e de s/m Ana de Alvarenga, viuva de Antonio Soares de Godoy filho de Sebastião Gil e de s/m Maria Soares. Test.: Pantaleão Pedroso da Silva, Izabel Pires, Francisco Pereira, Ignez Monteira todos naturais e moradores nesta freguesia aos 27 de abril de 1723

Maria do Rosário e Simplicio tiveram quatro filhos citados em SL. 6º, 288, 3-7:

1-1 Ana Maria Furquim, legatária do avô materno: a tres netas suas a saber: Ana Maria Furquim, filha de Sulpicio Pedroso Furquim. Em Itu aos 12-05-1768 Ana Maria casou com Inacio Xavier Ferreira, natural da Parnaiba, filho de Antonio de Almeida velho, natural da Parnaiba e de s/m Gertrudes de Almeida de Jesus, natural de Araçariguama, neto paterno de Jose Velho Moreira e de s/m Turibia de Almeida, ambos naturais de Parnaiba, neto materno de Pedro Leme Ferreira e de s/m Izabel de Lara naturais de Araçariguama. família Isidoro Pinto da Silva, neste site.

Itu-SP aos 12-maio-1768 nesta matriz e testemunhas o Reverendo Padre Claudio Furquim, paroco vigario de Piahi, e Salvador de Almeida Leme, casado, morador desta vila de Itu; se casaram Ignacio Xavier Ferreira, n. da vila de Parnaiba e fregues desta vila, f.l. de Antonio de Almeida velho e de s/m Gertrudes de Almeida de Jesus, esta natural da freguesia de Araçariguama e aquele da dita vila de Parnaiba = e Ana Maria Furquim, n. desta vila, f.l. de Simplicio Pedroso Furquim e de s/m Maria do Rosario Leite, esta natural desta vila de Itu e aquele natural da vila da Parnaiba. O contraente neto paterno de Jose Velho Moreira e de s/m Turibia de Almeida, ambos naturais de Parnaiba, neto materno de Pedro Leme Ferreira e de s/m Izabel de Lara naturais da freguesia de Araçariguama. A contraente neta paterna de Claudio Furquim da Luz e de s/m Izabel Pedrosa, naturais de Parnaiba, neta materna de Francisco Leme de Alvarenga e de s/m Ana de Alvarenga naturais de Itu. (aa P.e Claudio Furquim Pedroso de Alvarenga e Salvador de Almeida Leme).

          Viúvo, aos 24-09-1797 em Itu, Inacio casou segunda vez com Joaquina Monica de Deus, viúva de Gabriel Peres Calhamares. Faleceu em 23-06-1804

Itu-SP aos 24-setembro-1797 nesta matriz e testemunhas o Guarda Mor Antonio Francisco da Luz, solteiro e Salvador de Almeida Leme, casado, se receberam Ignacio Xavier Ferreira, viuvo de Ana Maria Furquim = com Joaquina Monica de Deus, viuva de Gabriel Peres Calhamares, todos fregueses desta vila.

 

Itu-SP aos 23-junho-1805 faleceu Ignacio Xavier Ferreira, casado com Joaquina Monica, branco desta freguesia de idade de 60 anos, Foi sepultado na Ordem Terceira do Carmo. Fez testamento

          Joaquina Monica de Deus, viúva de José Pereira Monteiro (e não filha como citado em SL. 5º, 240, 4-2) casou segunda vez em Itu aos 22-04-1793 com Gabriel Peres Calhamares, daí natural, filho de Manoel Peres Calhamares, natural de Parnaiba e de s/m Luzia Leme, natural de Itu, neto paterno de Sebastião Soares Calhamares e de Domingas da Rocha do Canto, ambos de Parnaiba, neto materno de Mathias de Mendonça e de Luzia Leme, de Itu. Aportes Lucas de Mendonça, capitão - SL I, 6. 5-1.

1-2 Francisco Pedroso Furquim, natural de Itu onde aos 10-01-1775 casou com Gertrudes Ribeira da Silva, daí natural, filha. de Pedro de Godoy da Silva e de s/m Mecia Ribeira de Proença naturais dee Itu, npaterna de João de Godoy da Silva n. de Itu, e de s/m Maria de Almeida Ferreira, neta materna de Jose Ribeiro da Costa, n. da Parnaiba e de s/m Maria Simoa de Proença n. de Itu. (SL. 6º, 288, 4-1)

Itu, SP aos 10-01-1775 nesta matriz e testemunhas Rafael Leme de Oliveira, casado e Gabriel Ponce de Leão, casado fregues da freguesia de Araritaguaba e este Rafael fregues desta freguesia, se receberam Francisco Pedroso Furquim, n/b nesta vila de Itu, f.l. de Simplicio Perdroso Furquim, n. da vila de Parnaiba e de s/m Maria do Rosario Leite n. desta vila de Itu, npaterno de Claudio Furquim e de s/m Izabel Pedrosa nts da vila de Parnaiba, nmaterno Francisco Leme de Alvarenga e de s/m Ana de Alvarenga nts desta vila de Itu = com Gertrudes Ribeira da Silva, n. desta vila, f.l. de Pedro de Godoy da Silva e de s/m Mecia Ribeira de Proença naturais desta vila, npaterna de João de Godoy da Silva n. desta vila de Itu, e de s/m Maria de Almeida Ferreira a sua naturalidade não me souberão dizer, neta materna de Jose Ribeiro da Costa, n. da vila da Parnaiba e de s/m Maria Simoa de Proença n. desta vila,

1-3 Claudio Furquim de Alvarenga, natural de Araçariguama, filho de Simplicio Pedroso Furquim e de Maria do Rosario Leite, naturais da freguesia de Araçariguama e não filho do Capitão Francisco Pedroso Furquim e Maria de Alvarenga Leite como citado em SL. 6º, 286, 4-2.

          Em Itu aos 21-05-1762 casou com Ana Maria de Arruda, daí natural, filha de Manoel de Sampaio Pacheco, n. da vila de Ribeira Grande Bispado de Angra Ilhas de S. Miguel e de Veronica Dias Leite, natural de Itu, npaterna de Manoel Pacheco Botelho e de s/m D. Maria de Arruda, naturais da dita ilha de S. Miguel do Lugar das Calhetas freguesia do Senhor Bom Jesus.

Itu, SP aos 21-maio-1762 nesta matriz e testemunhas João Francisco Vasconcelos e Antonio Ferraz Pacheco se casaram Claudio Furquim de Alvarenga e Ana Maria de Arruda, esta natural aqui de Itu e aquele de Araçariguama, fregueses ambos desta freguesia de Itu. Ela filha leg. de Manoel de Sampaio Pacheco e de Veronica Dias Leite, esta natural de Itu e aquele da vila de Ribeira Grande Bispado de Angra Ilhas de S. Miguel, npaterna de Manoel Pacheco Botelho e de s/m D. Maria de Arruda, naturais da dita ilha de S. Miguel do Lugar das Calhetas freguesia do Senhor Bom Jesus; e o contraido filho legitimo de Simplicio Pedroso Furquim e de Maria do Rosario Leite, naturais da freguesia de Araçariguama, e não soube dar noticia de seus avós, ou dos avós do dito contraido.

 

1-4 Apolonia Pedroso que foi casada com João de Almeida e teve 1 f.ª legatária no testamento de 1-1, segundo a GP.

 

2- Maria de Alvarenga Leite, batizada em Itu aos 26-12-1704. Casou com Capitão Francisco Pedroso Furquim, batizado na Parnaiba em 11-02-1704, filho de Claudio Furquim da Luz e de Izabel Pedroso. Geração na família Claudio Furquim da Luz

Entre seus filhos:

2-3 Maria Furquim, legatária do avô materno: a tres netas suas a saber: Maria Furquim, filha de Francisco Furquim

 

3- Antonio Leme, em Parnaiba aos 10-07-1726, casou com Domingas de Lima, filha do falecido Rafael de Oliveira Dorta e de Domingas de Lima.

Santana de Parnaiba, SP aos 10-julho-1726 nesta matriz e testemunhas Jose Vito de Oliveira, Sulpicio Pedroso Furquim, Barbara Gracia e Joana do Prado, se receberam Antonio Leme, f. de Francisco Leme de Alvarenga e de s/m Ana de Alvarenga moradores da vila de Itu = com Domingas de Lima, f. de Rafael de Oliveira Dorta, ja defunto e de s/m Domingas de Lima moradores desta vila.

 

4- Francisco Leme de Alvarenga, natural de Itu. Na Parnaiba em 22-04-1727 casou com Rosa de Oliveira, filha do falecido Rafael de Oliveira e de Domingas de Lima, supra citados.

Santana de Parnaiba, SP aos 22-04-1727 se receberam Francisco Leme, f. de Francisco Leme de Alvarenga e de s/m Ana de Alvarenga, naturais da vila de Itu = com Rosa de Oliveira, f. de Rafael de Oliveira, ja defunto e de s/m Domingas de Lima moradores desta vila da Parnaiba. Test.: o Juiz Ordinario Bento Paes de Oliveira, Francisco Pedroso, Domingas de Lima mulher de Antonio Leme moradores da vila de Itu, e Maria de Oliveira mulher de Ignacio Correa moradora desta dita vila de Parnaiba.

Geração de onze filhos em SL. 5, 225, 3-5, entre eles:

4-1 Maria de Oliveira, legatária do avô paterno: Maria de Oliveira, filha de seu filho Francisco Leme,