PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
CATARINA NETA ou VELHA
Bartyra Sette
Fabricio Gerin
Catarina Neta ou Velha teve dois filhos que encontramos na Parnaiba:
1- Amador de Aguiar Girão casou com Custodia de Candia, filha de Zuzarte Lopes. Custódia testou em 01-04-1655. Sem geração, deixou por herdeiro o marido e legados para o pai e as irmãs. Seu testamento recebeu o cumpra-se em 18 do mesmo mês e ano e foi inventariada em 13 de agosto do mesmo ano
- Izabel Lourença
- Maria de Candia
- Madalena de Candia casada com Manoel de Barros.
Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo
Inventários e Testamentos não publicados
Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette
Custodia de Candia - 1655
autos do inventario de Custodia de Candia aos 13-08-1655 nesta vila de S. Paulo na paragem chamada Bairro da Cotia, no sitio e fazenda de Amador Girão marido da defunta.
Não apareceu o dito marido por ser homem criminoso. Foi dado juramento a Francisco Frz de Magalhães e Catarina de Aguiar como pessoas mais chegadas.
Testamento 01-04-1655
Deixo por meu herdeiro e testamenteiro a meu marido Amador Girão. Declaro que fui casada com o dito Amador Girão e dentre ambos não tivemos filhos nenhum.
Deixo a minha saia a minha irmã Izabel Lourença = meu manto de seda a minha irmã Maria de Candia = uma rapariga a minha irmã Madalena de Candia = a meu pai Zuzarte Lopes quatro peças =
Cumpra-se 18-04-1655
Amador faleceu com apontamentos feito no sertão e foi inventariado em 1659 na Parnaiba (SAESP vol. 43º). Sem geração de Custódia de Candia, teve de outro leito os filhos:
1-1 Maria Giroa casada, e dotada em vida de seu pai, com João Leite Fernandes, filho de Miguel Nunes Pereira.
1-2 Bento de Aguiar Girão.
1-3 Manoel.
1-4 Salvador.
2- Catarina de Aguiar Giroa casou com Antonio Cordeiro, falecido com testamento de 03-04-1666 com cumpra-se de 05-05-1666 e foi inventariado em 25 do mesmo mês e ano. Declarou sete filhos de seu casal:
2-1 Miguel Girão, casado em vida do pai.
2-2 João
2-3 Antonio Cordeiro de Aguiar, assinou a rogo da irmã Catarina no inventario do cunhado.
2-4 Manoel
2-5 Maria casada com Francisco Fernandes de Magalhães, testamenteiro conjunto do sogro.
2-6 Ana
2-7 Catarina de Aguiar Giroa casou com João Ribeiro da Silva falecido com testamento com cumpra-se de 06-01-1677 e inventariado em 13 de maio do mesmo ano. Sem geração legitima, João declarou dois fihos naturais:
In- João
IIn Madalena
Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo
Inventários e Testamentos não publicados
Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette
João Ribeiro da Silva 1677
Autos aos 13-05-1677(sic) neste sitio e fazenda de Antonio Cordeiro de Aguiar, vila de Santana de Parnaiba.
Declarante a viuva Catarina Giroa, mulher que foi do defunto. Assinou a rogo seu irmão Antonio Cordeiro de Aguiar
Testamento: aos 20-10-1677(sic) eu João Ribeiro da Silva (...) testamenteiros meu cunhado Francisco Fernandes de Magalhaens e minha mulher Catarina Giroa.
Fui casado com Catarina de Aguiar de quem não tive filhos e lhe deixo a minha terça e do mais que me tocar deixo a meus filhos um por nome João e uma filha por nome Madalena que os tive antes de me casar, e não tenho outros herdeiros. 20-10-1677(sic)
Cumpra-se 06-01-1677
Herdeiros nesta fazenda: a viuva Catarina de Aguiar e dois filhos do defunto, uma macho e uma femea: João e Madalena (filhos naturais do defunto).
Curador a lide seu irmão(da viuva) Antonio Cordeiro de Aguiar.