PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Paes Godoy dos Passos”, neste site.
RITA FRANCISCA GODOY DOS PASSOS
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Testamento
Ano: 1831
Caixa: 100
Testadora: Rita Francisca Godoi dos Passos
Testamenteiro: Capitão Bernardo Alves Moreira
Local: São João del Rei
Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
Fls. 02
Diz o Capitão Bernardo Alves Moreira, testamenteiro de Rita Francisca Godois, do Termo de Tamanduá.
Fls. 03 – Testamento
Em nome de Deus. Amém.
Saibam quantos este Público Instrumento virem que sendo última e derradeira vontade, de direito melhor nome haja, virem e sendo no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e vinte e sete aos dezessete de Dezembro do dito ano.
Digo eu Rita Francisca Godois dos Passos que estando em meu perfeito juízo, com saúde, resolvo a fazer meu Testamento na maneira e forma seguinte:
Declaro que sou natural da Vila de São João del Rei Freguesia da Senhora do Pilar, filha legítima de Francisco Nunes da Costa e Isabel Paes Godois dos Passos, ambos já falecidos.
Declaro que sou Terceira da Ordem de São Francisco da Vila de São João (...).
(............)
Declaro que o meu corpo será envolto no Hábito da dita Ordem Terceira, e o meu enterro será feito tudo a eleição de meu Testamenteiro.
(............)
Declaro que deixo de esmola a minha sobrinha Antonia, mulher de Manoel dos Santos, filha de meu irmão José Nunes da Costa, a quantia de cinqüenta mil réis, cuja quantia logo que a dita receber do meu testamenteiro será obrigada, do seu liquido, repartir com suas irmãs Rita e Joaquina.
(............)
Declaro que mandará dizer pela alma de meu mano o Doutor Salvador, trinta missas.
(............)
Declaro que dei, ao meu compadre Joaquim da Costa, um pedaço de terra da minha Fazenda o que tudo constará de um papel de doação que lhe passei e este se acha em poder do Capitão Bernardo Alves Moreira.
Declaro que também fiz doação das casas do Arraial na pessoa de Dorothea, mulher de Joaquim da Costa, e passei papel.
Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar ao Capitão Bernardo Alves Moura, em segundo a Manoel Ribeiro da Silva, e em terceiro a José Nunes Pereira Torres (...).
(............)
Pagas as minhas dívidas e cumpridos os meus legados, instituo por meu universal herdeiro a Serafim Nunes da Costa e na falta dele a seus filhos.
Os bens que possuo é também assim uma Fazenda de cultura e campos de criar; com gado na mesma e o mais tudo que se achar por meu falecimento.
(............)
(...) pedi e roguei a Antonio Julio da Silva que este por mim fizesse e a meu rogo assinasse que eu não me assino porque hoje me treme a mão muito e não posso afirmar letra alguma.
(............)
Rita Francisca Godois dos Passos
Abertura: Abri este Testamento (...) da falecida Testadora Rita Francisca Godois dos Passos aos quinze de Fevereiro de mil oitocentos e vinte e nove.
Fls. 06 – Procuração
Procurador Nomeado: Rev.mo Senhor João Ferreira Leite
Data: 25-03-1829
Local: Formiga
Que Faz: o Capitão de Ordenanças Bernardo Alves Moreira (testamenteiro da testadora).
Fls. 18
Diz Antonia Godois que falecendo da vida presente com seu solene testamento Rita Francisca Godois dos Passos, deixou esmola para a dita (...).