PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Amaro da Silveira”, neste site.
RITA BARBOSA DE JESUS
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1816
Caixa: 127
Inventariada: Rita Bárbara de Jesus
Inventariante: Felícia Bárbara da Silveira
Local: São João del Rei
Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
Fls. 01
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Rita Barbosa de Jesus de quem é testamenteira e inventariante Felícia Barbosa da Silveira.
Data: 18-12-1816
Local: Vila de São João del Rei
Fls. 02
Diz Felícia Barbosa da Silveira, testamenteira da falecida sua irmã Rita Barbosa de Jesus (...) que a suplicante se acha gravemente enferma (...).
Fls. 04 – Testamento
Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.
Eu Rita Barbosa de Jesus moradora nesta vila de São João del Rei, na Rua chamada Intendência, junto com minha irmã Felícia Barbosa da Silveira, natural e batizada nesta mesma Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da dita vila, filha legítima de Antonio Francisco da Cruz e de Antonia Barbosa da Silveira, já defuntos. Achando-me doente de cama de moléstia que Nosso Senhor é servido dar-me, porém em meu juízo perfeito e entendimento e temendo-me da morte que é certa, como verdadeira católica e constante em os preceitos da santa fé em cuja fé protesto viver e morrer, faço este meu Testamento pela forma seguinte:
Em razão de que sempre vivi no estado de solteira, não tenho herdeiros forçados ascendentes ou descendentes e alguma coisa que tenho alem da herança de meu pai, foi adquirido e não herdado de outro algum parente, por minha agência e trabalho.
Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a dita minha irmã Felícia Barbosa da Silveira, em segundo lugar a minha sobrinha Ana Barbosa de Jesus, em terceiro lugar a minha sobrinha e afilhada Rita Barbosa de Jesus, ambas moradoras em a sua chácara chamada da Cruz das Almas (...)
(..........)
Declaro que sou Terceira Professa da Venerável Ordem de São Francisco dessta vila, e em sua Igreja quero ser sepultada (...) e amortalhado meu corpo com o Hábito de Terceira Professa.
Declaro que devo ao Capitão Antonio Rodrigues Guimarães oitenta e tantos mil réis (...).
(..........)
(...) e devo a Antonio Jose de Lima, que vende louça fina e mora no sobrado por cima da casa donde mora meu sobrinho Bento Francisco Lima, o que ele disser (...).
(..........)
Declaro que sou senhora e possuidora da terça parte de umas casinhas sitas entre a casa do Capitão Antonio Rodrigues Guimarães e a casa de Dona Maria, viúva do Doutor José da Silveira e Souza.
Declaro que possuo mais a metade de outra casa e quintal em que moro junto com a minha irmã Felícia Barbosa da Silveira da qual ainda devo quarenta e tantos mil réis, ou cinquenta (...).
(..........)
Declaro que depois de pagas as minhas dividas, funeral e o mais que declarei no sobrado o importe de meus bens, instituo por meu herdeiro ao meu sobrinho Manoel Francisco Lima, filho de minha irmã Joana Barbosa, e a minha tia Clara Barbosa de Jesus, moradora em São Gonçalo do Brumado, e se algum destes for falecido ao tempo do meu falecimento, neste caso passará a parte do que falecido for as minhas sobrinhas Ana Barbosa da Silveira e com esta declaração os instituo meus herdeiros este ultimo se chama Antonio Rodrigues.
(..........)
(...) mandei escrever este por Domingos Francisco Casquero Braga (...).
Vila de São João del Rei, 26 de Março de 1800
Rita Barbosa de Jesus
Feixo: testamento de Rita Barbosa de Jesus moradora nesta vila (...).
Abertura: Aos sete dias do mês de Maio de mil oitocentos e um anos (...) me foi apresentado este Testamento com que faleceu a testadora Rita Barbosa de Jesus (...).
Fls. 07 – Bens de Raiz
- uma morada de casas sitas nesta Vila, na Rua da Intendência, que parte de um lado com o Capitão Antonio Rodrigues Guimarães e do outro com casas dela inventariante 100$000
- outra morada de casas sitas na mesma rua, térreas 150$000
Fls. 09
Diz Maria Joaquina dos Santos, viúva de Manoel Francisco Lima e José Francisco Lima, filho deste do primeiro matrimônio, que falecendo Rita Barbosa da Silveira com testamento, nele deixou entre os mais herdeiros do remanescente de seus bens ao marido e pai dos suplicantes e por sua testamenteira Felícia Barbosa da Silveira e como esta há dois meses faleceu (...).