PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Antonio Rabelo” Cap. 2º, neste site.
MATEUS ANTONIO RIBEIRO DA LUZ e INÁCIA RIBEIRA DE MAGALHÃES
Processo de dispensa de impedimentos
Cúria Diocesana de Campanha – LPL POA 08 – 1832-1834 sem numeração
Processo de dispensa de impedimentos na Freguesia de Pouso Alto.
Oradores: Mateus Antonio Ribeiro da Luz e Inácia Ribeira de Magalhães
Data – inicio do processo 1833
Local – Freguesia de Pouso Alto
Transcrito por: Moacyr Villela
Data da Leitura e transcrição parcial: 2007
Impedimento de consangüinidade em quarto grau misto de terceiro desigual: Porquanto Ana Ribeira mãe do orador é prima coirmã de Maria Ribeira mãe do Capitão Joaquim Ribeiro pai da oradora .
Também, impedimento em quarto grau transversal desigual . Porquanto Antonio Ribeiro era irmão de Manoel Ribeiro. Aquele Antonio era avô do orador e Manoel(*) Ribeiro Bisavô da oradora.
O Orador tem mais de um conto e seiscentos mil reis em escravos e bestas;
A Oradora tem legitima materna de dois contos e os pais dos dois são abundantes de Bens.
Testemunha – Alferes Antonio Jose Ribeiro, branco , casado, natural de Pouso Alto, lavrador e criador, 26 anos, é primo irmão do orador.
Orador – Filho legitimo do Capitão Mateus Antonio da Luz e de Dona Ana Ribeira de Carvalho; Natural e morador em Pouso Alto.
Oradora – Filha legitima do Capitão Joaquim Ribeiro de Carvalho e Maria Isabel Pereira, natural de Pouso Alto e moradora desde a menoridade na Freguesia de Santa Catarina.
Pagaram 84.933 reis pelo processo de dispensa
(*) Nota: provavel engano na declaração da oradora. Trocou o nome do bisavô Antonio José por Manoel.
1) Casamento aos 26-10-1807 de Joaquim Ribeiro de Carvalho e Maria Izabel Pereira: “Capitão Joaquim Ribeiro de Carvalho, f.l. do Cap. Custodio Ribeiro Pereira Guimarães e D. Maria Ribeiro, n/b freguesia de Pouso Alto”
2) Testamento de Maria Ribeira de Carvalho - 1803 (disponibilizado no site de Fernando de Magalhães Coutinho Vieira): “Declaro que sou natural da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Pouso Alto, filha legítima de Antônio José Ribeiro de Carvalho, já falecido e de Maria Gonçalves. Declaro que sou casada com o Capitão Custódio Ribeiro Pereira Guimarães”