PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Manoel e Bento Ferreira de Brito”, neste site.
MANOEL FERREIRA DE BRITO
Testamento e Termo de Tutela
MUSEU REGIONAL DE SÃO DEL REI - MRSJDR
Fundo: Livro de testamento n. 6 (1785-1787), fls. 49-51
Testador: Manoel Ferreira de Brito
Testamenteiro: Matias da Costa Guimarães (genro)
Pesquisa de Maria Ângela Araújo Caiafa Lagoa
Fl. 49
Registro do Testamento com que faleceu Manoel Frr.ª Brito de quem é testamenteiro Mathias da Costa
(...) Eu Manoel Ferreira de Brito estando na minha cama gravemente enfermo porém em meu perfeito juízo (...) faço este meu testamento pela forma e teor seguinte.
Primeiramente encomendo minha alma a Santíssima Trindade Pai e Filho, e Espírito Santo (...).
Declaro que sou filho Legítimo de Manoel Ferreira de Brito e de Custódia Luiza natural e batizado na freguesia de São João de Brito termo de Guimarães e Arcebispado de Braga e morador nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca Minas Comarca do Rio das Mortes e na Aplicação da Capela do Turvo desta mesma freguesia em meu sítio chamado Maranhão.
Declaro que sou casado com Maria Teresa de Jesus de cujo matrimônio tivemos onze filhos a saber José, Bento, Joaquim, Manoel, Justino, Mariana, Rita casada com Matias da Costa Guimarães, Ana, Maria, Vitoriana, Ângela, a todos os constituo por meus universais herdeiros em igual parte aos meus bens.
Peço e rogo ao meu genro Matias da Costa Guimarães em primeiro lugar (..) meu testamenteiro, em segundo lugar a minha mulher Maria Teresa de Jesus, em terceiro lugar a João Teixeira Marinho (...).
Declaro que quero ser sepultado na Capela dos .... do Patriarca São Francisco e o meu corpo amortalhado em um hábito da mesma Ordem de São Francisco de quem sou irmão (...).
(...) Declaro que devo ao Capitão João Ribeiro da Silva a quantia de dezesseis oitavas e outro na mão de Manoel que as .......na Paraibuna da quantia de vinte e quatro oitavas e outra na mão de José Leite Ribeiro da quantia de quarenta mil ries.
Declaro que neste sítio em que moro na paragem chamada o Maranhão (adquirido de João da Silva Oliveira) com gado vacum (...).
Declaro possuir trinta cabeças de éguas (...). Declaro que possuo oito cavalos (...); seis juntas de bois dois carros. Declaro que tenho (ou possuo) onze escravos a saber Caetano casado com Ana, José casado com Teresa, João crioulo, Francisco angola, Lourenço crioulo, A....... mulata, Tomé mulato, F......... mulata, Francisco crioulo, Antônio crioulo.
Declaro que (...) mais um crioulo por nem Gabriel este pertence a minha filha Mariana por ser dadiva que lhe fez sua Avó Rosa Maria de Jesus (...).
Declaro que sou testamenteiro do falecido Custódio Va digo Custódio do Valle de cuja testamentária ainda não dei contas afinal, o meu testamenteiro dará contas da dita testamentária. Declaro que os creditos pertencentes a esta testamentaria se acham em poder de meu procurador o Capitão Domingos Rodrigues Barreiros com quem meu testamenteiro de informara e praticara os termos (...) pois se acha o inventário no Juízo Eclesiastico desta Comarca.
Declaro que meu testamenteiro dara contas deste meu testamento com a brevidade que lhe for possivel.
Declaro que meu irmão João Ferreira (...) devendo trezentos mil reis (...) pela ouvidoria desta comarca(...).
Declaro que nos gerais tendo uma Sesmaria que me custou duzentos mil réis cuja Sesmaria cujo titulo esta em casa de cunhado João Correia da Cunha e nesta forma hei por acabado e concluído este meu testamento e por estar, como já disse, gravemente enfermo pedi e roguei ao Reverendo Francisco da Costa e Miranda este por mim fizesse e como testemunhas se assinasse e eu me assinei com o sinal de que uso nesta paragem da fazenda das Safiras da Aiuruoca a doze de junho de mil setecentos e oitenta e cinco, Manoel Ferreira de Brito.
Como testemunha, que este fiz a rogo do testador, o Padre Francisco da Costa e Miranda.
Aprovação: Saibam quantos este público instrumento da aprovação deste testamento (.....) no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e oitenta e cinco aos doze dias do mês de junho (...) freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas do falecido Bento Ribeiro Salgado onde eu tabelião Manoel Nunes de Mendonça (...). (...) testemunhas presentes o Reverendo Francisco da Costa de Miranda, o Tenente João Garcia Duarte, Domingos Ribeiro Salgado, Francisco de Freitas Leal, Joaquim Linhares (?).
Termo de abertura: Aos treze dias do mês de junho de mil setecentos e oitenta e cinco anos neste Arraial do Turvo da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca Minas Comarca do Rio das Mortes em casas da (....?) do Juiz ordinário desta dita freguesia o Alferes José Joaquim de Oliveira (...) eu Tabelião....(...) aí pelo dito Juiz ordinário me foi mandado fazer este termo de abertura de testamento com que faleceu o testador Manoel Ferreira de Brito para constar faço este termo (...) Manoel Nunes de Mendonça Tabelião (...) escrevi e assinou o dito Juiz ordinário (...).
Fica registrado no Livro que atualmente (..) de folhas cento e onze verso. Aiuruoca vinte e cinco de junho de mil setecentos e oitenta e cinco anos. (...)
MANOEL FERREIRA DE BRITO
Termo de Tutela
Museu Regional de São João Del Rei – Livro de Tutelas numero 1 fl 89 v.
Documento: Termo de Tutela - 1785
Inventariado: Manoel Ferreira de Brito
Inventariante: Maria Teresa de Jesus- viúva
Inicio do Inventario: 27/08/1785
Local – Paragem Maranhão do Turvo
Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela
Aos vinte e sete de agosto de 1785 em o Maranhão do Turvo, fesse inventario dos bens de Manoel Ferreira de Brito, falecido no mês de junho do dito ano de que foi inventariante a viúva sua mulher Dona Maria Teresa de Jesus.
FILHOS:
1- Mariana (Teresa), 22 anos;
2- Jose Ferreira de Brito, 20 anos;
3- Rita Ferreira, casada;
4- Bento Ferreira de Brito, 17 anos;
5- Ana Ferreira, 15 anos;
6- Joaquim Ferreira de Brito, 13 anos;
7- Maria Ferreira, 11 anos;
8- Vitoriana Ferreira, 9 anos;
9- Mel Ferreira de Brito, 6 anos;
10- Ângela Ferreira, 4 anos;
11- Justino Fereira de Brito, 7 meses.
Capital – 4:690$300
A cada herdeiro de sua legitima – 107$925