PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 3º, neste site.
JOSÉ PEREIRA DE CARVALHO
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1815
Caixa: C-35
Inventariado: José Pereira de Carvalho
Inventariante: José Venâncio da Carvalho (alferes)
Local: Fazenda das Painas, Freguesia de N. Sra da Conceição das Carrancas, Termo da Vila de S. João del Rei.
Data: 11-08-1815
Transcrito por Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette
fls. 01v.
“... declararam que o dito seu marido e pai falecera no dia vinte e oito de Dezembro do ano pretérito de mil oitocentos e quatorze com seu solene testamento ...”
fls. 03 e ss.- Testamento
“... Declaro que sou natural da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, e batizado na capela de São Miguel do Cajurú da mesma freguesia, e que presentemente sou morador na Aplicação de Nossa Senhora da Conceição do Porto, Freguesia de Lavras, que sou filho legitimo de João Pereira de Carvalho, e Ana Maria do Nascimento, hoje falecidos, que sou casado segundo o Rito da Santa Igreja, com Theodora Maria de Mendonça, de cujo matrimônio se acham vivos dezoito filhos a saber: Bernarda viúva do Alferes Joaquim Gonçalves; Francisca casada com o Capitão Manoel da Costa Gontijo; Francisco; Ana, casada com José Bazilio; Tereza, casada com Manoel da Costa Silva; José; Maria, casada com o Capitão Antonio Caetano; Feliciana, casada com o Alferes Liandro Ribeiro da Silva; Antonio; Mariana, casada com o Alferes Pedro Lemes de Andrade; Antonia, casada com Antonio Ângelo Fernandes; Manoel; Ignacia, casada com João Mafra; Bárbara, casada com Boaventura Gonçalves; Joaquim; Jerônimo; Theodora, casada com o Alferes Joaquim da Silva; e José; os quais todos instituo por meus legítimos herdeiros na parte que o Direito determina e da minha terça disponho o seguinte. Rogo em primeiro lugar queira ser meu testamenteiro a minha mulher Theodora Maria de Mendonça com meu filho José Venâncio de Carvalho, fazendo ambos uma só pessoa nesta ação; em segundo lugar a meu filho Francisco Theodoro de Mendonça, em terceiro a meu filho Manoel Thomas de Carvalho, em quarto a meu genro o Alferes Leandro Ribeiro da Silva (...).
Meu corpo será envolto no hábito de Nossa Senhora do Carmo, e sepultado na Aplicação ou Freguesia onde falecer (...).
Declaro que meu genro Alferes Liandro Ribeiro da Silva me é devedor (...) deixo para a minha neta e afilhada Ana Angélica, filha do dito o qual (...).
Declaro mais que, para desagravo de minha consciência, que quando fui solteiro tive um filho por nome Joaquim Pereira, o qual entrara para a colação com os mais herdeiros meus filhos (...) como tambem tive outra filha chamada Joaquina Maria que se casou com Manoel Rodrigues, e hoje ambos falecidos, cujos filhos entrarão para a colação da herança na forma acima (...)
Carrancas nove de julho de mil oitocentos e treze.
fls. 05- Abertura
“José da Silva Xavier, Presbítero Secular, Capelão atual da Capela de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas. Atesto que, falecendo da vida presente o Alferes José Pereira de Carvalho, meu aplicado, com seu solene Testamento, o abri com licença (...). Rio Grande, vinte nove de Dezembro de mil oitocentos e quatorze”.
fls. 06 e v. - Título de Herdeiros
01- Dona Bernarda Thereza de Mendonça, que foi casada com o falecido Alferes Joaquim Gonçalves Lopes.
02- Dona Francisca Romana de Mendonça, casada com o Capitão Manoel da Costa Gontijo, morador no Termo da Vila de Pitangui, Comarca do Sabará.
03- Francisco Theodoro de Mendonça, filho e herdeiro, casado com Dona Delfina Monteira de Andr.e
04- Dona Ana Barbosa Zeferina, casada com o Alferes José Bazilio Villas Boas, morador na Mata de São João Nepomuceno deste Termo.
05- Dona Thereza Maria de Mendonça, casada com Manoel da Costa Silva, morador no Ribeirão de São João do Termo da Vila de São João.
06- o Alferes José Venâncio Pereira de Carvalho, filho e herdeiro, casado com Dona Maria Eleodora de São José.
07- Dona Maria Luíza de Mendonça, casada com o Capitão Antonio Caetano Villas Boas. (fls. 57. Antonio Caetano de Almeida Villas Boas)
08- Dona Feliciana Clara do Espírito Santo,casada com o Alferes Leandro Ribeiro (fls. 57v. Leandro Ribeiro da Silva).
09- Antonio Theodoro de Mendonça, já falecido, casado que foi com Dona Maria Justina de quem ficaram os filhos que abaixo se declararam.
10- Dona Mariana Cândida de Sam Jozeph, casada com o Alferes Pedro Antonio Leme de Andrade.
11- Dona Antonia, casada com Antonio Ângelo Alves, morador no Termo da Campanha.
12- Alferes Manoel Thomas de Carvalho, filho e herdeiro, viúvo da falecida Dona Ana Joaquina do Espírito Santo.
13- Dona Ignacia da Encarnação, casada com João Francisco Mafra, filha e herdeira.
14- Joaquim Ignacio de Carvalho, filho e herdeiro, casado com Dona Cândida Umbelina.
15- Dona Bárbara Maria de Jesus, filha e herdeira, casada com Boaventura Gonçalves Chaves.
16- Jerônimo Pereira de Carvalho (fls. 59v. solteiro).
17- Dona Theodora Maria de Mendonça, casada com Joaquim da Silva Paes, filha e herdeira do casal.
18- José Manoel Pereira de Carvalho, filho e herdeiro do casal, de idade de dezenove anos pouco mais ou menos.
Netos: filhos do herdeiro Antonio Theodoro de Mendonça:
01- Francisco, 07 anos com pouco diferença.
02- Dona Maria, com um ano e meio , com pouco diferença.
Ambos filhos do dito e de sua mulher Maria Justina.
Filhos Naturais:
19- Joaquina Maria, casada com Manoel Rodrigues da Silva, de quem ficaram os filhos seguintes:
01- José, adulto que terá 30 anos ou 32 anos.
02- Maria, 30 anos, casada com Manoel Ignácio que terá 30 anos.
03- Francisca, casada com Manoel de Almeida, moradores na Freguesia das Lavras do Funil, de vinte e oito anos;
04- Rafael, casado, para o Rio do Peixe da Freguesia das Lavras do Funil; e
05- Matheus, casado e tambem morador na Freguesia das Lavras.
20- Joaquim Per.ª de Carvalho (tambem a fls. 51v.), filho natural do testador, casado com Rozaura Maria, morador ao pé da Casa e Fazenda do Padre Jerônimo Pereira de Carvalho, no Termo desta Vila.
fls. 18 - Procuração
Que Faz: Dona Theodora Maria de Mendonça
Data: 14-08-1815
Residência: Fazenda das Painas, Freguesia de N.Sra. da Conceição das Carrancas, do Termo de São João.
Procuradores: Drs. João Antonio Ferreira da Costa e José Gonçalves Gomes e solicitadores o Tenente Emerenciano José de Soiza Vieira, o Capitão Luis Antonio da Silva Rodarte e Luis da Cunha Barros.
fls. 65 - Procuração
Que Faz: Antonio Felipe de Aran(tes ?) por cabeça de sua mulher --- (na ?) Maria -----asia ---- Guimarães, filha e herdeira do falecido Antonio Theodoro de Mendonça.
Data: 26-07-1828
Local: Vila de São João
Procuradores: Reverendo João Ferreira Leite, solicitador Luis da Cunha Barros e particulares o Capitão José Moreira da Rocha e Domingos da Silva Alves.
fls. 69 - Antonio Felipe de Arantes, casado com D. Maria Thomazia Guim.es
fls. 67 e ss. Auto de Contas:
Data: 28/01/1823
Local: Vila de São João
Presença: Alferes João Pereira Pimentel como procurador que mostrou ser do Alferes José Venâncio (...)
(...) “ e sendo perguntado ele procurador pelo estado dos órfãos Francisco, e Maria, filhos do falecido Antonio Theodoro de Mendonça, e de seus bens e rendimentos.
Respondeu que segundo as informações que tivera do tutor seu constituinte, o órfão Francisco se acha presentemente com dezesseis digo quatorze anos de idade pouco mais ou menos, morando em companhia da viúva sua mãe onde se tem aplicado em aprender as primeiras letras, e no exercício da lavoura, bem comportado, e marigerado, obediente e respeitador de sua mãe, e dele tutor, e bem instruído ---- ----cias sagradas da ----------- Católica.
Que a herdeira Maria tem presentemente a idade de nove anos, pouco mais ou menos, mora em companhia da viúva sua mãe, onde se aplicava exercícios próprios de seu sexo, e que lhe permitem a sua tenra idade.
Que ambos os ditos órfãos são tratados por sua mãe com todo o desvelo, amor, e caridade própria de uma mãe virtuosa como a dos ditos órfãos.