PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “os Teixeira de Souza” - José Joaquim Teixeira, neste site
JOSÉ JOAQUIM TEIXEIRA, alferes
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1830
Caixa: 566
nº de Páginas: 504
Inventariado: Alferes José Joaquim Teixeira
Inventariante: Mariana Osória de Souza
Local: São João del Rei
Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
Obs. falta folha 01
fls. 02 - Filhos:
01- Dona Maria Guilhermina, de idade de treze anos pouco mais ou menos (depois casada com José Eugenio Teixeira Leite).
02- Dona Ana Esméria, de idade de onze anos pouco mais ou menos (depois casada com João Evangelista Teixeira).
03- Dona Mariana Carolina, de idade de nove anos pouco mais ou menos (depois casada com Antonio Carlos Teixeira Leite).
04- Dona Umbelina Ozória, de idade de cinco anos pouco mais ou menos.
05- Dona Carolina, de idade de três anos, pouco mais ou menos.
06- Dona Emília, de idade de dois anos pouco mais ou menos (depois casada com José do Rego Raposo).
07- Dona Guilhermina Osória, cinco anos (depois falecida)
fls. 14v. - Bens de Raiz
- uma fazenda denominada da Cachoeira que se compõem de matos virgens,. capoeiras e campos de criar, com casas de vivenda, engenho de cana, dito de serra, paiol, moinho, tenda de ferreiro, monjolos, casas de formas tudo coberto de telhas, quintal cercado de muro de pedra. com arvoredo de espinhos e outros, rego de água e mais benfeitorias do mesmo terreiro 9:700$000
- outra fazenda denominada da Ponte Alta, que foi de José da Costa Rios, que se compõem de capoeiras e campos de criar e engenho velho de bois e casas de morada, moinho, tudo coberto de telha e muito destruído 1:200$000
- uma parte de terras em comum na Fazenda de Nazaré que se compõem de campos de cultura e campos de criar 500$000
- uma parte de terras de cultura na Fazenda da Geral da Aplicação da Ibituruna nesta Freguesia da Conceição comprada a Cândido José de Souza 380$000
- várias partes de terras de cultura e de criar que o inventariado tem na fazenda do falecido Acácio José da Cruz compradas a herdeiros do mesmo 1:020$000
- na Fazenda do Paiol que se compõem de terras de cultura e de criar compradas a herdeiros da mesma em comum com os mais possuidores dela 242$000
- um pedaço de terras de cultura que o inventariado comprou ao Guarda Mor José da Costa Rios, a Antonio José Pereira e ao Capitão Francisco José Teixeira, cujas terras dividem pelo Rio das Mortes Pequeno 515$000
fls. 15v - Dividas Ativas
- Manoel Teixeira da Cunha e seus irmãos: 955$360
- José Antonio Teixeira 800$000
Dividas Passivas:
- José Bernardino Teixeira 11$140
- Capitão Francisco José Teixeira 510$670
fls. 19 - Procuração
Procuradores Nomeados: Reverendo João Ferreira Leite, Emerenciano José de Souza Vieira, Luiz da Cunha Barros, Jacinto Ferreira Fontes.
Data: 15-06-1830
Local: Fazenda da Cachoeira Freguesia da Conceição da Barra do Termo da Vila de São João del Rei, em casas de morada de Dona Mariana Osória de Souza, viúva do inventariado
Que Faz: a mesma viúva Dona Mariana Osória de Souza
fls. 38v. - mais Bens de Raiz
- uma fazenda de cultura e criar sita nas margens do Rio Borrachudo, Termo da vila de Pitangui, denominada das Pindaíbas, que o inventariado havia comprado a Joaquim Moura da Silva 1:000$000
Monte Mor 59:198$475
fls. 80
Diz o Tenente Coronel João Evangelista Teixeira, tutor nomeado aos órfãos de seu tio o falecido José Joaquim Teixeira (...).
fls. 83 - Procuração
Procuradores Nomeados: Florêncio Antonio da Fonseca, José Alcebíades Carneiro, Antonio José de Oliveira Barreto, Joaquim Bibiano Soares Batista, Alferes Desidério Antonio de Jesus Silva, Luís da Cunha Barros, Nicolau José de Souza Vieira, Manoel Francisco Pereira Rodrigues (...).
Data: 29-10-1833
Local: São João del Rei
Que Faz: Tenente Coronel João Evangelista Teixeira (sobrinho e cunhado do Inventariado).
fls. 93
Diz João Evangelista Teixeira, tutor dos órfãos do falecido José Joaquim Teixeira (...) que produzindo testemunhas para justificar a ausência e incerteza do lugar aonde existem Dona Mariana Osória de Souza e seu 2º. marido (...).
fls. 95v. - Parentes (extraídos de uma Justificação) - 1834
- Alexandre Gomes Carneiro: branco, casado, natural do Reino de Portugal, Bispado do Porto, morador nesta vila, vive de seu negócio, 52 anos. Disse ser primo em segundo grau da viúva Dona Mariana Osória de Souza.
fls. 96 - Depoimento
“Disse que os Justificados Dona Mariana Ozória e seu 2º marido José Pedro Alves ficaram criminosos na devassa tirada pela morte de José Joaquim Teixeira primeiro marido que foi da mesma Ozória, ausentando-se de sua Fazenda denominada Cachoeira na Aplicação de Nazaré para esta vila e daqui por temerem serem presos para o Rio de Janeiro (...) já transcorreu muitos meses de sua ausência (...).
fls. 102 - Procuração
Procuradores Nomeados: Gomes da Silva Pereira, Florêncio Antonio da Fonseca, José Maria da Câmara, João Ferreira Leite, Emerenciano José de Souza Vieira, José Alcebíades Carneiro (...)
Data: 12-02-1833
Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes
Que Fazem: José Pedro Alves e sua mulher Dona Mariana Ozória de Souza moradores na Fazenda da Cachoeira Aplicação de Nazaré Termo da dita vila.
fls. 129
Diz o Tenente Coronel João Evangelista tutor dos órfãos filhos do falecido seu tio e sogro José Joaquim Teixeira (...).
fls. 133 - Procuração
Procuradores Nomeados: Joaquim Ignacio Palmella, Dominciano Leite Ribeiro e o Capitão José Moreira da Rosa
Data: 24-03-1838
Local: Fazenda da Cachoeira
Que Fazem: João Evangelista Teixeira e sua mulher Dona Ana Esméria de Souza Teixeira (genro e filha do inventariado).
fls. 135 - Auto de Contas
Data: 23-10-1838
Local: São João del Rei
Tutor: Tenente Coronel João Evangelista Teixeira (tutor e genro)
Dos Órfãos:
- a órfã Dona Maria Guilhermina se acha casada com José Eugenio Teixeira Leite, primo dos herdeiros.
- a herdeira Dona Ana Esméria, casada com ele tutor seu tio.
- a herdeira Dona Mariana Carolina casada com Antonio Carlos Teixeira Leite, primo dos herdeiros.
- a herdeira Dona Umbelina Ozória se acha no estado de solteira e existe em companhia de sua irmã Dona Maria Guilhermina casada com José Eugenio por quem é educada e tratada.
- a herdeira Dona Carolina existe em companhia de sua avó Dona Ana Esméria de Souza por quem é educada e tratada.
- a herdeira Dona Emília tambem existe em companhia de sua avó dita Dona Ana Esméria de Souza por quem é educada e tratada.
fls. 143 - Escritura de Compra e Venda
Data: 07-08-1834
Local: Vila de São João del Rei
Vendedores: José Pedro Alves e sua mulher Dona Mariana Ozória de Souza
Compradores: Tenente Coronel João Evangelista Teixeira e as órfãs Dona Maria Guilhermina de Souza Teixeira, Dona Ana Esméria de Souza Teixeira, Dona Mariana Jesuína Teixeira, Dona Umbelina Osória, Dona Guilhermina Osória e Dona Emília.
fls. 152
Diz Dona Ana Esméria de Souza, viúva de Manoel da Costa Rios, que ela obteve a Provisão junta para ser tutora de suas netas Dona Umbelina, Dona Guilhermina, Dona Carolina e Dona Emília, filhas do falecido José JoaquimTeixeira (...).
fls. 157 - Procuração
Procuradores Nomeados: Desidério Antonio de Jesus Silva, José Basílio de Miranda, Domingos da Silva Alves, Manoel de Magalhães Gomes.
Data: 22-02-1839
Local: Fazenda do Bom Jardim da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra Termo da cidade de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Dona Ana Esméria de Souza.
fls. 159
Diz Dona Mariana Osória de Souza Alves casada que foi com José Joaquim Teixeira que por falecimento deste, ficando deste matrimônio sete filhas menores, passados alguns anos a suplicante se passou a segunda núpcias por ocasião do que lhe foi necessário mudar-se deste Termo e mesmo desta Província, residindo hoje na Vila Nova Friburgo, e por isso se nomeou tutor as suas filhas seu irmão João Evangelista Teixeira p qual depois mudando-se tambem para a Província do Rio, foi substituído na Tutela por sua mãe e avó das tuteladas Dona Ana Esméria de Souza que há pouco faleceu, como é público, e na companhia da qual existiam duas das tuteladas a saber: Emília de treze anos de idade e Carolina de quinze anos pouco mais ou menos, pois que três já casaram, uma faleceu, e outra existe ainda solteira no Mar d’Hespanha em companhia de outra irmã casada e justa para casar.
fls. 171v. Auto de Contas
Data: 13-12-1842
Local: São João del Rei
Tutor: Tenente Coronel João Evangelista Teixeira
Dos Órfãos:
- a herdeira Dona Umbelina continua do estado de solteira, morando em companhia de sua irmã Dona Maria Guilhermina casada com José Eugenio Teixeira Leite por quem é bem tratada e educada.
- a herdeira Dona Guilhermina que morava em companhia dele faleceu no estado de solteira.
- as herdeiras Dona Carolina e Dona Emília que existiam em companhia da falecida sua avó, foram para companhia de seu tio e atual Tutor o Capitão Francisco José Teixeira, aonde existem ambas no estado de solteiras.
fls. 186 - Procuração
Procurador Nomeado: Capitão Francisco José Teixeira
Data: 07-01-1843
Local: São João del Rei
Que Fazem: José do Rego Raposo e sua mulher Dona Emília Guilhermina Teixeira (genro e filha do inventariado)