PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Antonio Furquim da Luz”, neste site.
JOAQUIM IGNACIO PALMELLA, doutor
e
MARIA ISABEL DE OLIVEIRA E SILVA
Inventários
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1841
Caixa: 553
Inventariados: Doutor Joaquim Ignacio Palmella e Maria Isabel de Oliveira e Silva
Inventariante: Maria Isabel de Oliveira e Silva
Local: São João del Rei
Nº de Páginas: 148
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
fls. 01
Inventário dos bens do casal do falecido Doutor Joaquim Ignacio Palmella de que é inventariante a viúva sua mulher Dona Maria Isabel de Oliveira e Silva
Data: 04-09-1841
Local: São João del Rei
fls. 01 - Declaração
Declarou a inventariante que falecendo seu marido o Doutor Joaquim Ignacio Palmella em dias de outubro do ano passado de mil oitocentos e quarenta (...).
fls. 04 - Filhos:
01- João, de idade de cinco anos pouco mais ou menos.
fls. 06v. - Bens de Raiz
- uma morada de casas sita na Rua do Tejuco, com pátio, quintal, poço de água e portão para a praia 5:000$000
fls. 16 - Procuração
Procuradores Nomeados> João Rodrigues da Silva, Desidério Antonio de Jesus Silva, Francisco Antonio dos Passos, Francisco José das Chagas, Capitão José Moreira da Rocha, Domingos da Silva Alves.
Data: 10-02-1843
Local: São João del Rei
Que Faz: a viúva Dona Maria Isabel de Oliveira e Silva.
fls. 16
Diz Dona Maria Isabel de Oliveira e Silva, viúva do Doutor Joaquim Ignacio Palmella (...) que ela quer adir ao inventário a herança que lhe deixou sua tia Dona Mariana Bernarda de Oliveira (...).
Monte Mor 19:329$490
fls. 48 - Auto de Contas:
Data: 06-02-1849
Local: São João del Rei
Tutor: a viúva Dona Maria Isabel de Oliveira e Silva
Do Órfão:
- a tutora sua mãe, como mãe extrema, muito se desvela no adiantamento da educação moral de seu único filho e pupilo João Ignacio Palmella e o tem criado nos deveres e práticas religiosas, e bem assim lhe tem dado os mestres necessários de primeiras letras e música.
fls. 53v. Auto de Contas
Data: 27-04-1852
Local: São João del Rei
Tutor: a viúva Dona Maria Isabel
Do Órfão:
- está tendo aula com Mestres de Latim, Francês e Música, para cujo fim está no Colégio de Luís Dalle Affalo com discípulo externo, e por Mestre de Música o cidadão Francisco José das Chagas.
fls. 60 - Auto de Contas
Data: 10-06-1856
Local: São João del Rei
Tutora: a viúva Dona Maria Isabel
do Órfão:
- o órfão João Ignacio Palmella se achava coma idade de vinte anos (...). Que depois de ter estado nos estudos desta cidade, de Latim e Francês e Música, foi para o Colégio de Congonhas do Campo onde persistiu (...).
fls. 68
O abaixo assinado, morador a Rua dos Pescadores nº 28 que compareceu às 9 ¼ horas da manhã do dia de hoje (...) para o funeral e enterro do finado Sargento João Ignacio Palmella, natural de Minas Gerais, com vinte e dois anos de idade, estado de solteiro e profissão militar, falecido de Tuberculose pulmonar pelas 2 ½ horas do dia de ontem, cujo cadáver se acha depositado no Hospital Militar na Inteligência,de que o corpo deve sair da mesma casa para o Cemitério de São Francisco pelas duas horas da tarde no dia de hoje (...).
Rio de Janeiro, 19 de Junho de 1860
MARIA ISABEL DE OLIVEIRA PALMELLA
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1868
Caixa: 187
Inventariada: Maria Isabel de Oliveira Palmella
Inventariante: Alferes Gustavo Ernesto Pereira da Silva
Local: São João del Rei
Nº de Páginas: 170
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
fls. 01
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Maria Isabel de Oliveira Palmella de quem ficou inventariante o Alferes Gustavo Ernesto Pereira da Silva.
Data: 11-07-1868
Local: São João del Rei
fls. 02
Diz Gustavo Ernesto Pereira da Silva que sendo falecido sua madrinha Dona Maria Isabel de Oliveira Palmella com Testamento solene (...)
fls. 03 - Testamento
Em nome de Deus. Amém.
Eu Maria Isabel de Oliveira Palmella achando-me enferma porém com todas as faculdades mentais, tais e quais Deus me deu, porém considerando na incerteza da hora da morte, quero e ordeno o meu Testamento da forma seguinte:
Sou filha legítima do Doutor Gomes da Silva Pereira e de sua mulher Dona Mariana Joaquina da Silva, já falecidos, tendo sido nascida e batizada nesta Freguesia de Nossa Senhora do Pilar e por conseguinte sou católica (...).
Declaro que fui casada em face eclesia com o Doutor Joaquim Ignacio Palmella de cujo matrimônio só tive um filho de nome João Ignacio Palmella, já falecido, e por conseguinte não tenho herdeiros ascendentes e descendentes.
Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu afilhado Gustavo Ernesto Pereira da Silva, em segundo a Francisco Luciano da Costa, e em terceiro ao Capitão Francisco José Ferreira, nos quais muito confio (...).
(.......................)
(...) quero que o meu corpo seja envolto em Hábito da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo e sepultado no respectivo cemitério (...).
(.......................)
Declaro que entre os bens que possuo se compreendem os dividendos que me possam caber na massa falida de Martiniano Severo de Barros e da herança de meu finado tio o Tenente Coronel Simão da Silva Pereira, de cuja herança não recebi senão quatrocentos mil réis de meu falecido irmão Comendador Francisco Joaquim de Araújo Pereira da Silva que ficou em posse de toda herança como deve constar dos Autos de Inventário.
(.......................)
Declaro que da herança de meus pais me coube em terras nas Lavras do Capão Seco, Distrito da Lagoa Dourada a quantia de cem mil réis, de cujas terras nunca dispus, advertindo que foi por herança de minha mãe e do inventário desta deve constar.
Se depois de pagas as minhas dívidas e disposições de alma houver remanescentes, instituo por herdeiro ao meu primeiro testamenteiro Gustavo Ernesto Pereira da Silva (...).
Meu Testamenteiro dará uma esmola a Messias, filha de Gabriela Alexandrina Pereira da Silva; e outra a meu afilhado Ireno Batista Lopes (...) tendo atenção a minha afilhada Amélia Augusta Machado com alguma quantia, tudo isto se houver remanescentes da herança, isto é, de meus bens.
(.......................)
(...) vai a meu rogo escrito por José Antonio Rodrigues (...).
São João del Rei, 23 de Abril de 1868
Maria Isabel de Oliveira Palmella
fls. 08 - Abertura
Aos nove dias do mês de Maio de mil oitocentos e sessenta e oito (...) foi aberto este Testamento com que faleceu Maria Isabel de Oliveira Palmella (...).
fls. 17v - Bens de Raiz:
- uma morada de casas sitas na Rua de trás do Rosário desta cidade, assoalhada, forrada e envidraçada, com pátio, quintal e portão para a praia 2:000$000
- terras nas lavras do Capão Seco Distrito de Lagoa Dourada 100$000