PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º, neste site.
JOAQUIM DA SILVA CAMPOS
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1828
Caixa: 18
Testador: Joaquim da Silva Campos
Testamenteiro: Bernardo José Gomes Carneiro
Local: São João Del Rei
Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
fls. 05
Diz o Capitão Bernardo José Gomes Carneiro que por falecimento do Capitão Máximo Barroso Pereira aceitou a testamentária do falecido Joaquim da Silva Campos.
fls. 08 - Testamento
Em nome de Deus. Amém.
Sendo em o dia vinte e seis de Fevereiro de mil oitocentos e treze, nesta Aplicação de São Thiago Freguesia da Vila de São João del Rei aonde eu Joaquim da Silva Campos assisto, achando-me doente mas de pé e em meu perfeito juízo e entendimento de que dou graças a Deus, ordeno este testamento na forma seguinte:
Nomeio e quero que sejam meus testamenteiros em primeiro lugar ao Capitão Máximo Barroso Pereira, em segundo lugar ao Capitão Bernardo José Gomes Carneiro, em terceiro ao Alferes Antonio Peixoto do Amaral (...).
Sou natural e batizado na dita freguesia da vila de São João del Rei, filho legítimo do Alferes José da Silva Campos e de Antonia Ribeira, ambos já falecidos, e sou solteiro, e tenho uma filha natural chamada Maria, nascida de Gertrudes Maria de Jesus, mulher parda, que foi minha escrava e presentemente forra e liberta, a qual menina Maria sempre a tive por minha filha, e como tal a estimo e a tenho criado em minha casa aonde se acha em minha companhia e é a minha única herdeira descendente que como tal a instituo das duas partes de meus bens, e a terça que é minha e livre a disponho na forma seguinte:
Meu corpo será envolto em mortalha a eleição de meu testamenteiro e sepultado na igreja ou capela mais próxima ao meu falecimento (...).
(......................)
Declaro que sou devedor a Jacob Bartolomeu Cannes que foi morador na vila de São João del Rei e presentemente na vila de São João del Rei e presentemente na vila de Paracatu, a quantia de cem mil réis os quais se em minha vida os não pagar o que constara por assento meu ou recibo do dito credor, se pagará a este a custa da minha fazenda.
Declaro que eu devo ao Capitão Bernardo José Gomes Carneiro tudo quanto lhe ficou devendo o falecido meu pai José da Silva Campos (...).
(......................)
Declaro que a dita Gertrudes Maria de Jesus para efeito de ficar forra e liberta me passou um crédito de oitenta mil réis do preço de sua liberdade a qual quantia toda eu recebi em seus serviços e nada me deve, cujo crédito me ursuparam da minha casa, e nunca mais apareceu, caso apareça não terá vigor pois está pago, e a dita Gertrudes Maria forra e liberta.
Deixo a mesma Gertrudes Maria de Jesus vinte e quatro mil réis em satisfação de todos e quaisquer serviços que me tenha feito, além de a sustentar e vestir.
(......................)
Declaro e ordeno que depois de pagas as minhas dividas e cumpridos os meus legados e mais disposições, no que sobrar do resto da minha terça instituo por herdeira a dita minha filha Maria.
(......................)
Joaquim da Silva Campos
fls. 07 - Aprovação
Data: 27-02-1813
Local: Fazenda do Capão das Flores Aplicação do Senhor São Thiago do Termo da Vila de São José Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada do dito testador o Alferes Joaquim da Silva Campos.
07v. - Abertura
Aos dez de Abril de mil oitocentos e treze neste Arraial do Bom Sucesso faleceu o Alferes Joaquim da Silva Campos (...)
fls. 55
Diz o Capitão Bernardo José Gomes Carneiro como testamenteiro que hoje é de Joaquim da Silva Campos, e igualmente José da Silva Flores por cabeça de sua mulher Maria Joaquina da Silva, órfã e única herdeira do dito Campos (...)
Autos de Inventário (anexo)
Inventariado: Alferes Joaquim da Silva Campos
Inventariante: o Testamenteiro Capitão Máximo Barroso Pereira
Data: 11-06-1813
Filha Natural:
01- Maria, de dez anos
Bens de Raiz:
- no valor da fazenda denominada o Capão das Flores da Aplicação de São Thiago, da partilha que se fizeram dos bens inventariados do falecido seu pai José da Silva Campos, como testamenteiro e herdeiro de seu pai - e todas as benfeitorias da mesma fazenda 875$135
fls. 128 - Escritura de Composição
Data: 05-03-1826
Local: Vila de São João del Rei
Outorgante: José da Silva Flores, por cabeça de sua mulher Maria Joaquina da Silva, única herdeira do inventariado Joaquim da Silva Campos.
Outorgados: José Marcos de Castilho e Eugênio Justino Ferreira, testamenteiros adjuntos de Francisco Ferreira de Oliveira e as herdeiras deste Thomásia Maria Ferreira e Ana Ferreira
fls. 72 - Procuração
Procurador Nomeado: Advogado Antonio José de Oliveira Barreto
Data: 21-08-1828
Local: Vila de São João del Rei
Que Faz: Bernardo José Gomes Carneiro