PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 10º, neste site.
JOÃO CAETANO DE CARVALHO
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1902
Caixa: 684
Nº de Páginas: 128
Inventariado: João Caetano de Carvalho
Inventariante: Ana Custódia de Almeida Teixeira
local: São João del Rei
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
fls. 01
Inventário - o Coletor Estadual (Suplicante)
Dona Ana Custódia de Almeida Teixeira, viúva do falecido João Caetano de Carvalho (suplicada)
Data: 06 de Junho de 1902
Local: São João del Rei
fls. 02
Diz Antonio Monteiro da Silva, Coletor das reservas Estaduais deste Município, que havendo falecido há 4 meses mais ou menos João Caetano de Carvalho, residente no Distrito da Conceição da Barra deste Município (...).
fls. 14v. - Declaração:
(...) declarou que seu marido faleceu no dia vinte e três de Fevereiro do corrente ano sem deixar Testamento (...).
fls. 15 - Filhos:
01- Dona Maria Eugenia de Carvalho, solteira, com vinte e oito anos de idade;
02- Malvina Augusta de Carvalho, solteira. de vinte e cinco anos de idade;
03- Francisca Eulina de Carvalho, solteira de vinte e dois anos de idade;
04- Armando de Carvalho, solteiro, de vinte anos incompletos.
fls. 23v. - Bens de Raiz.
- setenta e um alqueires de terras de campos: 4:970$000
- cento e quarenta alqueires de terras de cultura> 11:600$000
Dividas Públicas:
- apólices de dívida pública nacional de valor nominal de (...0 8:340$000
- vinte ações da Companhia Estrada de Ferro Oste de Minas 40$000
Monte Mor 33:011$000
fls. 55
Diz Dona Ana Custódia de Almeida Carvalho, Dona Maria Eugênia de Carvalho, Dona Malvina de Carvalho, Elpidio Gonçalves da Costa casado com Dona Francisca de Carvalho, viúva e herdeiros de João Caetano de Carvalho (...).
fls. 56 - Certidão
Certifico que revendo os Livros de Assentos de batizados desta Freguesia, no Livro 3º, a folha 35, encontrei o seguinte assento.
Armando
A trinta de janeiro de mil oitocentos e oitenta e três batizei solenemente Armando, nascido a vinte de outubro de mil oitocentos e oitenta e dois, filho legítimo de João Caetano de Carvalho e Dona Ana Custódia de Almeida. Foram padrinhos Cyro Teixeira Peçanha e Dona Lionor Teixeira Peçanha representando a coroa de Nossa Senhora da Conceição.
O Vigário Lucio dos Passos Pereira.
Nada mais continha o referido assento que fielmente copiei. Ita in fide sacerdotis.
Conceição da Barra, 9 de Junho de 1905
Vigário João Batista da Trindade.
fls. 57 -
Luiz Firmino Pereira Santos, Escrivão de Paz, Tabelião e Oficial do Registro Civil do Distrito da Cachoeira da Barra, Município e Comarca de São João del Rei, Minas Gerais, etc...
Certifico que revendo o Livro do Primeiro do Registro Civil de Assentos de Casamentos, nele, a folhas 90 encontrei o seguinte termo que abaixo se segue:
Aos vinte e cinco dias do mês de Fevereiro de mil e novecentos e cinco, nesta Paróquia da Conceição da Barra. Município e Comarca de São João del Rei, Estado de Minas Gerais, na Fazenda denominada da Barra, deste Distrito, aonde eu Escrivão de Paz e Oficial do Registro Civil fui vindo, e estando aí presente o cidadão João Procópio de Resende, Primeiro Juiz de Paz deste Distrito e as Testemunhas Major Antonio Saturnino de Sousa, de idade de cinquenta e oito anos digo Major Francisco Pinto Ribeiro de idade de cincoenta e oito anos, casado, lavrador, residente em São João Nepomuceno de Lavras e Tenente Coronel Francisco Carvalho de Resende, brasileiro, residente no Distrito de Nazaré deste Município, de idade de cinquenta e oito anos, casado, fazendeiro e capitalista - receberam-se em matrimônio o cidadão Elpidio Gonçalves da Costa, brasileiro, natural da cidade de Bom Sucesso deste estado, de idade de vinte e seis anos (26), solteiro, comerciante, filho legitimo do Major Francisco Gonçalves da Costa e Dona Lucinda Cândida da Costa, residentes na dita cidade acima dita, com Dona Francisca de Carvalho, brasileira, natural deste distrito, de idade de vinte e quatro anos (24), solteira, costureira, filha legítima de João Caetano de Carvalho, já falecido, e Dona Ana Custódia de Carvalho em sua companhia. Declaram não terem parentesco em grau proibido e apresentaram os documentos exigidos pela lei, inclusive a Certidão do proclama publicada na cidade do Bom Sucesso pelo seu Escrivão José Julio de Freitas, em data de dezesseis do presente.
E para constar lavrei o presente ato que assinam com o juiz e as testemunhas depois de lido por mim Luiz Firmino Pereira Santos. Escrivão que o escrevi.
João Procópio de Resende
Elpidio Gonçalves da Costa
Francisca Eulina de Carvalho
Francisco Pinto Ribeiro
Francisco Carvalho de Resende
José Resende de Carvalho
Pedro Theodoro de Carvalho
Antonio Saturnino de Souza
José Resende de Andrade.
Nada mais se continha no presente termo que bem e fielmente o copiei e passo a presente Certidão que de tudo dou fé e me assino.
Conceição da Barra, 14 de Junho de 1905
Luiz Firmino Pereira Santos
Escrivão de Paz e Oficial do Registro Civil.