PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas”, Cap. 3º, neste site
Gonçalo Correa de Carvalho, padre
Testamento
Museu Regional de São João del Rei
Caixa –20
Ano – 1-7-1840
Abertura: 16-5-1836
Testamenteiro: Guarda Mor João Correa de Carvalho
Local: São João del Rei
Paginas: 88
Transcrição de Edriana Nolasco a pedido de Regina Junqueira
TESTAMENTO
Em nome de Deus Amem
Eu, o Padre Gonçalo Correa de Carvalho estando em meu perfeito juízo e querendo firmar minha última vontade ordeno o meu testamento na forma seguinte:
Sou natural e batizado na Freguesia da Vila de São João del Rei, filho legítimo de Gonçalo Correa Neto e Dona Tereza Maria Duarte, já falecidos.
Nomeio e quero que sejam meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu Irmão o Padre Isidoro Correa de Carvalho, em segundo a Jerônimo Correa de Carvalho e em terceiro a meu Irmão o Guarda Mor João Correa de Carvalho (...)
Meu corpo será envolto em vestes sacerdotais e será sepultado no cemitério da minha Venerável Ordem terceira de São Francisco da Vila de São João (...)
(...)
Declaro que tenho um filho por nome Jerônimo Correa digo Jerônimo José de Carvalho meu segundo testamenteiro e o reconheço como tal e o constituo nas duas partes de todos os meus bens.
Deixo o restante de minha terça (...) às minhas duas irmãs Dona Ana Maria de Jesus e Dona Mariana Antonia de Jesus em partes iguais.
Deixo mais a Silveria, exposta nesta casa a quantia de quarenta mil réis.
Escrito a rogo pelo Padre João de Castro Guimarães
Fazenda Paciência, 7-4-1836
ABERTURA: 16-5-1836
Silvéria Thereza do Patrocínio requer o legado dizendo que o testamenteiro Padre Isidoro Correa de Carvalho também já era falecido
10-10-1840 – D. Ana Maria de Jesus e D. Mariana Antonia de Jesus passam procuração na fazenda Paciência ao Cap. Inácio Mauricio de Figueiredo e a ao Capitão José Moreira da Rocha.