PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Manoel Inacio de Faria”, neste site.
LUIZ ANTONIO DE FARIA
Testamento
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Testamento
Ano: 1821 nº 31
Período: 1824
Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes
fls. 36
Registro do Testamento de Luís Antonio de Faria de quem é testamenteiro Manoel Luís de Faria.
Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo.
Eu Luís Antonio de Faria estando em meu juízo perfeito posto que enfermo, faço o presente Testamento para efeito de serem cumpridas as minhas disposições e morrer como Deus manda na Lei católica, apostólica Romana, na qual sempre vivi e protesto morrer.
Declaro que sou filho legítimo de Manoel Ignacio de Faria, já falecido, e de Ana Luiza da Encarnação, nascido e natural da Aplicação de São Vicente Ferrer da Formiga da Freguesia da vila de São Bento do Tamanduá.
Declaro que sou casado na forma que manda o Concilio de Trento com Theresa Lucinda de Jesus de quem tenho cinco filhos legítimos a saber: Manoel = Francisco = Luís = Maria = e Anta., todos menores.
Declaro que deixo por Testamenteiro e Tutor de meus filhos acima ditos a meu irmão Manoel Luís de Faria a quem peço os trate como seus que ficam sendo depois do meu falecimento, e deixo em segundo e terceiro lugar a minha mulher Theresa Lucinda de Jesus e ao Reverendo Severiano da Silveira Leão (...).
(...)
Declaro que fui Imperador do Divido Espírito Santo no ano de mil oitocentos e vinte e três para o de vinte e quatro (...).
(...)
Declaro que o falecido meu cunhado Manoel Joaquim da Silveira deixou à minha filha Maria em seu testamento a quantia de 50$000 réis e uma escrava de nome Rita Renola.
(...)
Declaro que meus filhos acima ditos são meus herdeiros forçados e universais e por tais os instituo meus legítimos herdeiros.
(...)
Formiga, 10 de Junho de 1824
Luís Antonio de Faria
fls. 37 - Aprovação
Data: 10-06-1824
Local: termo da vila de São Bento do Tamanduá, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Ana Luiza da Encarnação.
fls. 37v. - Abertura
Abri este Testamento para ver suas determinações (...) aos vinte e um de Junho de mil oitocentos e vinte e quatro, com que faleceu o Testador Luis Antonio de Faria (...).