PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Souto Maior”, neste site.
JOÃO FRANCISCO TAVARES
Testamento
Museu Regional de São João Del Rei
TIPO DE DOCUMENTO – Testamento;
ANO – 1821/1822; LIVRO – 29;
TESTADOR – João Francisco Tavares;
TESTAMENTEIRO – Júlia Maria do Nascimento –
Pesquisa de: Fabricio Gerim
fl. 44v: REGISTRO DO TESTAMENTO COM QUE FALECEU JOÃO FRANCISCO TAVARES DE QUEM É SUA TESTAMENTEIRA SUA MULHER JULIA MARIA DO NASCIMENTO:
Em nome de Deus. Amém. Eu João Francisco Tavares, faço meu testamento na forma seguinte. Sou filho legítimo de José Paes de Almeida e Maria Theresa de Jesus já falecidos. Sou natural da Vila de Moji Mirim Bispado de São Paulo e morador presentemente na Freguesia de Cabo Verde do mesmo Bispado. Fui casado a primeira vez com Ana Joaquina de Oliveira do qual matrimônio tive cinco filhos a saber, João, Maria, Antônia, Felisberto e Ana e as três primeiras dei suas legítimas quando se casaram e só me resta pagar aos dois últimos. Sou casado segunda vez com Julia Maria do Nascimento do qual matrimônio tenho três filhos, Ludovina, Joaquim e Francisco.
Deixo por meu testamenteiro em primeiro lugar a minha consorte Julia Maria do Nascimento e na falta desta substituo em segundo lugar a Luis Antônio de Oliveira e na falta deste substituo em terceiro lugar a João Martins Alfena aos quais instituo por meus bastantes procuradores (...).
(...)
Por minha morte deixo forras e libertas as minhas duas mulatas Vitória e Joaquina descontando os seus valores na minha terça.
Deixo aos meus três filhos do segundo matrimonio três escravos que lhe entreguei em minha vida descontando-se os seus valores na minha terça para que saibam a quem pertencem. Declaro que são estes Ana crioula para minha filha Ludovina, Manoel crioulo para meu filho Joaquim e Leonardo crioulo para meu filho Francisco.
Deixo a (Fl 45) Joaquina Antônia de Jesus moradora na minha Fazenda, cinquenta mil réis. (...)
Do resto da minha terça e de tudo o mais que eu possuir são meus herdeiros universais os oito filhos acima nomeados tirando-se primeiramente o que eu dever de legítima materna aos dois filhos últimos do primeiro matrimônio se ainda lhe não tiver pago.
(...) foi por mim somente assinado e escrito a meu rogo pelo Padre Flávio Antônio de Moraes Salgado.
Campanha, 15 de Julho de 1820
João Francisco Tavares
Fl. 45: APROVAÇÃO
Data – 15 de Julho de 1820
Local – Vila da Campanha da Princesa Minas e Comarca do Rio das Mortes
Presente – João Francisco Tavares, morador no Campo Grande da Aplicação das Alfenas do Termo da Vila de São Carlos do Jacuí
Fl. 45v: ABERTURA
Certifico que falecendo da vida presente João Francisco Tavares freguês desta Capela de São José e Dores filial de Cabo Verde com o presente Testamento aos seis dias de Setembro de 1821, (...).
Fl. 46: PROCURAÇÃO
Data – 23 de Outubro de 1821
Local – Vila de São Carlos de Jacuí, Comarca do Rio das Mortes em o cartório de mim Tabelião aodiante nomeado
Que faz – Dona Julia Maria do Nascimento, moradora neste termo, viúva do falecido João Francisco Tavares
Procuradores nomeados – Venâncio José de Almeida, João de Faria Silva Gomes.