PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “João Antonio Friaça, capitão”.

 

JOÃO ANTONIO FRIAÇA

Inventário

 

ARQUIVOS HISTORICOS E DOCUMENTAIS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Acervo do Forum de Oliveira - MG

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1869 - Caixa: 09

Testador: João Antonio Friaça

Testamenteiro: José Afonso Rodrigues

Local: Oliveira - MG

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Testamentária

 

Aos 25-10-1869 nesta cidade da Oliveira em meu cartório autuo uma petição despachada pelo Juiz da Provedoria o Dr. Francisco Ignacio Werneck, em a qual requereu José Affonso Rodrigues julgamento das contas testamentárias do finado João Antonio Friaça. na forma da mesma petição que se segue (...).

 

Procuração

Que Faz: Jose Affonso Roiz, morador do Carmo da Mata deste termo

Data: 12-10-1869, nesta cidade da Oliveira Comarca do Pará

Procurador Nomeado: nesta cidade ao Solicitador Jose Henrique de Mello

Fins: para acertar e prestar contas da testamentária do finado João Antonio Friaça

 

Cópia do Testamento

 

Em nome de Deus. Amém. Eu João Antonio Friaça querendo firmar a minha a minha última vontade faço este meu testamento na forma seguinte:

Sou católico romano (...); sou natural deste distrito de N. Sra do Carmo da Mata termo a cidade da Oliveira, filho legítimo de Francisco Antonio Friaça e Angélica Antonia de Jesus, já falecidos, e sou solteiro e nunca fui casado.

Declaro que ao presente sou morador neste Arraial de N. Sra do Carmo da Mata da freguesia da Oliveira.

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar ao meu filho Carlos Antonio Friaça, em segundo lugar a José Affonso Rodrigues e em terceiro lugar a Antonio Felisberto da Assunção (...).

(...) meu corpo será envolto no habito de costume e será sepultado no lugar mais próximo do meu falecimento (...).

(...) encomenda missas para sua alma, de seus pais, de todos os seus irmãos falecidos (...)

(.......)

Declaro que tenho quatro filhos naturais, com mulher livre e desimpedida do estado de matrimonio, e os declaro por seus nomes: Messias, mulher de Francisco Leite = Carlos Antonio = Mequilina = Eduardo Antonio Friaça.

Declaro que a minha terça fica para Carlos Antonio Friaça e Mequelina Antonia de Jesus, Eduardo Antonio Friaça.

Pagas as minhas dividas, e cumpridos exatamente os meus legados, os remanescentes dos meus bens instituo por meus universais herdeiros com igualdade, os meus quatro filhos: Messias, casada com Francisco Leite = Carlos Antonio Friaça= Miquelina Antonia de Jesus = Eduardo Antonio Friaça,e nesta forma dou por concluído este meu testamento (...).

Roguei a Moyses Jose Bernardes que este por mim escrevesse que vai por meu firma e letra e depois de me ser lido e achar estar conforme o havia ditado.

Carmo da Mata 14-08-1863

João Antonio Friaça

 

Aprovação: 15-08-1863

 

Abertura: certifico que abri este testamento e o achei sem cousa que duvida faça. Mata 12-03-1864 o Padre Antonio Pereira da Paixão

 

Cumpra-se e Registre-se 17-03-1864

Aos 19-03-1864  em meu cartório me foi dado o presente testamento por parte do Dr. Juiz Municipal Gabriel Caetano Guimarães Alvim.

Aceitação: aos 19-03-1864 compareceu Carlos Antonio Friaça primeiro testamenteiro nomeado neste testamento, e por ele me foi dito que vinha pelo presente termo aceitar o presente testamento (...).

 

 (...) informo a V. S. que o primeiro testamenteiro Carlos Antonio Friaça acha-se criminoso, e foragido sem que dele se tenha noticia, esta informação faço a V.S. ficar saber de pessoa fidedigna e a testamentária por se cumprir V.S. ordenará o que for de Direito (...) Cidade da Oliveira 12-10-1869. O primeiro tabelião e escrivão da provedoria

 

aos 12-10-1869 notifique-se ao segundo testamenteiro para apresentação das contas se aceitar a testamentária (...).

Aceitação: no mesmo dia mês ano e lugar ut supra em meu cartório compareceu o Solicitador José Henrique de Mello, procurador de Jose Affonso Rodrigues, e por ele me foi dito que por parte de seu constituinte na procuração que me apresentou passada nesta mesma data e passada por mim tabelião, vinha assinar, como assina termo de aceitação do testamento (...).

 

Certifico e porto que são falecidos os herdeiros de João Antonio Friaça, menos o herdeiro Carlos Antonio Friaça que se acha foragido por crime e sendo este o inventariante consta-me entregara os quinhões hereditários a todos os herdeiros. O referido é verdade o que firmo. Oliveira 15-8bro-1869 o Pe. Antonio Per.ª da Paixão