PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Francisco Rodrigues Neves e Joana Rodrigues de Oliveira”, neste site
FRANCISCO RODRIGUES NEVES
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1767
Caixa: 577
Nº de Páginas: 708
Inventariado: Francisco Rodrigues Neves
Inventariante: Joana Rodrigues de Oliveira
Local: São João del Rei
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira
fls. 01
Inventário dos bens de Francisco Rodrigues Neves de quem foi inventariante a viúva sua mulher Joana Roiz de Oliveira.
Obs.: muito danificado, faltam folhas iniciais.
Filhos [ilegível]
01- Maria Rodrigues de Jesus, já falecida, casada que foi com Bento Francisco Simões
Netos, filhos da herdeira Maria:
01- José, de idade de quatorze anos pouco mais ou menos.
02- Maria, de idade de doze anos pouco mais ou menos.
03- Genoveva, de idade de dez anos pouco mais ou menos.
04- Manoel. de idade de oito anos pouco mais ou menos.
05- Ana, de idade de cinco anos pouco mais ou menos.
06- João, de idade de dois anos pouco mais ou menos.
Filhos do Casal deste Inventário:
01- Manoel Rodrigues, de idade de vinte e sete anos pouco mais ou menos.
02- Francisco Rodrigues Neves, de idade de vinte e cinco anos pouco mais ou menos.
03- Luiza Rodrigues, casada com Antonio Alves da Silveira.
04- Ana Rodrigues, casada com José Francisco Guimarães.
05- Isabel Rodrigues, casada com Francisco Ribeiro da Silva
06- José Rodrigues, de idade de doze anos pouco mais ou menos.
07- Antonio, de idade de oito anos pouco mais ou menos.
08- Joaquim Rodrigues, de idade de três anos pouco mais ou menos.
Bens de Raiz:
- dentro dos limites do seu sítio umas terras e águas minerais com seus serviços de regos e esgotos 400$000
- esta fazenda que se compõem de casas de vivenda, engenho de cana e farinha, paiol e moinho, casas de purgar açúcar, portal, tudo coberto de telha, várias casas de senzalas cobertas de capim com seu quintal cercado, com horta, bananal e árvores de espinhos, terras de cultura com algum mato virgem, capoeira, campos e logradouros 2:361$000
fls. 16 - Testamento
Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.
Saibam quantos este Público Instrumento de Testamento virem que sendo no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e sessenta e cinco aos onze dias do mês de Junho nesta Fazenda e casas onde eu assisto junto ao Rio das Mortes Pequeno Distrito da Conceição da Barra Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei estando eu com moléstia e em meu juízo perfeito que Nosso Senhor foi servido dar-me, temendo-me da morte e desejando por minha alma no caminho da salvação e por não saber o que Deus Nosso Senhor de mim fará e quando será servido levar-me para si faço este meu Testamento na forma seguinte:
(........)
Declaro que o meu nome é Francisco Rodrigues Neves, sou natural e batizado na Freguesia de Santa Maria a Nova da Vila de Araras Bispado do Porto, filho legitimo de [danificado] da Silva de Figueiredo e de Thereza Rodrigues Chaves já defuntos.
Sou casado com Joana Rodrigues de Oliveira do qual matrimônio tenho os filhos seguintes: Manoel = Francisco = Luzia = Ana = Izabel = José = Antonio = Joaquim; dos quais já estão casados: Francisco = Luiza e Ana e tive mais uma filha que já faleceu por nome Maria Rodrigues de Jesus, casada com Bento Francisco Simões e lhe ficaram seus filhos, meus netos, por nomes: José = Maria = Genoveva = Manoel = João = Ana, dos quais meus filhos acima ditos cada um na parte que lhe tocar, aos netos na parte que lhe tocar de sua mãe minha filha Maria Rodrigues defunta, instituo por meus universais herdeiros das duas partes que tocar dos bens da minha meação com declaração de que meu filho Manoel fugiu de meu poder e sem minha ordem levou dois escravos e dois cavalos selados enfreados nas duas vezes que fugiu, os quais cavalos freados e selados depois deles os escravos para eu [--------] fiz despesa considerável a saber de ouro que mandei para o Sabará para despesa de Justiça e Oficiais e Capitães do Mato e mais um cavalo (...).
(........)
Declaro, peço e rogo sejam meus Testamenteiros em primeiro lugar a Sebastião Ferreira Leitão, em segundo lugar a seu irmão Antonio Ferreira Leitão, em terceiro lugar a meu genro José Francisco Guimarães e em quarto lugar a Antonio José Teixeira (...).
Declaro que assim que eu falecer da vida presente meu corpo será amortalhado em um Hábito de São Francisco e para maior humildade será sepultado no adro a porta da Igreja da parte de fora da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra (...).
(........)
Deixo mais as minhas netas Maria, Genoveva e Ana, filhas de minha filha Maria Rodrigues e de Bento Francisco Simões, cinquenta mil réis a cada uma.
Deixo a minha neta, filha de Luzia Rodrigues e Antonio Alves, cinquenta mil réis.
(........)
(...) pedi e roguei ao Padre Manoel Ferreira Godinho que este escrevesse e assinasse (...).
Francisco Rodrigues Neves
fls. 22 - Abertura:
Aos oito dias do mês de Maio de mil setecentos e sessenta e seis faleceu da vida presente Francisco Rodrigues Neves (...).
fls 42
Diz o Capitão Paulo Pereira como cabeça de sua mulher D. Maria Josefa [?] que ficou do falecido João Soares Bulhões (...).
fls. 59 - Auto de Contas:
Data: 17-04-1769
Local: Vila de São João del Rei
Tutor: José Francisco Guimarães
Dos Órfãos:
- os órfãos são três a saber: José Rodrigues, de idade de quatorze anos; Antonio, de idade de dez anos; Joaquim de cinco anos; se acham assistindo em companhia da viúva sua mãe, que lhe dá boa educação. Os demais, acima de vinte e cinco anos, estão tratando das suas vidas.
Monte Mor 17:005$612
fls. 75 - Procuração
Procuradores Nomeados: Manoel Luís de Brito; Gomes da Silva Pereira; João Antonio da Silva Leão; José Henriques da Silva Rios; Capitão Brás Alves Antunes; Manoel Caetano da Silva; Luís Correa Lourenço; Antonio Alves de Oliveira.
Data: 04-09-1769
Local: Vila de São João del Rei
Que Faz: Joana Rodrigues de Oliveira, viúva que ficou de Francisco Rodrigues Neves, moradora em Nazaré Termo desta Vila.
fls. 78
Diz Manoel Roiz de Olivr.ª, filho que ficou de Fran.co Roiz Neves, (...).
fls. 79 - Procuração
Procuradores Nomeados: Gomes da Silva Pereira; Luís Correa Lourenço.
Data: 25-04-1770
Local: São João del Rei
Que Faz: Manoel Rodrigues Neves.
fls. 95 - Auto de Contas
Data: 17-12-1772
Local: Vila de São João
Tutor: José Francisco Guimarães
Dos Órfãos: os órfãos são José e Antonio e Joaquim e que o órfão José se ausentou para as Gerais porém não sabe a Paragem certa e os dois Antonio e Joaquim se acham em companhia de sua mãe que os educa.
fls. 199 - Parentes, extraídos de uma Justificação:
- Francisco Ribeiro da Silva, branco, morada na Capelas de Nossa Senhora de Nazaré, vive de roça, 50 anos: disse ser casado com uma filha do inventariado.
fls. 326
Dizem Francisco Rodrigues de Oliveira e Antonio Alves da Silveira por cabeça de sua m.er Luzia Rodrigues de Oliveira e Francisco Ribeiro da Silva por cabeça de sua mulher Isabel Rodrigues de Oliveira e José Rodrigues de Oliveira; e Antonio Rodrigues Neves, e Joaquim Rodrigues Neves, filhos e genros de Francisco Rodrigues Neves (...).
fls. 329 - Procuração
Procuradores Nomeados: José da Silveira e Souza; Diogo Moreira Rabello; Manoel Caetano da Silva; Manoel de Sá Peixoto; José Rodrigues de Oliveira.
Data: 28-02-1787
Local: São João del Rei
Que Fazem: Antonio Rodrigues Neves; Joaquim Rodrigues Neves; Francisco Rodrigues de Oliveira; Antonio Alves da Silveira.
fls. 331 - Procuração
Procuradores Nomeados: Diogo Moreira da Silva Rabello; José da Silveira e Souza; João Antonio Ferreira; Tenente Manoel Caetano da Silva; Manoel de Sá Peixoto; Francisco Soares da Graça.
Data: 06-03-1787
Local: Vila de São João del Rei
Que Faz: José Rodrigues de Oliveira
fls. 379 - Procuração
Procuradores Nomeados: Manoel José Dias. José da Silveira; João Antonio da Silva Leão.
Data: 31-05-1787
Local: não consta
Que Faz: Manoel da Costa Rios e Ana Rodrigues de Oliveira.