PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Ana Maria Bernardes”, neste site.
FRANCISCO
PINTO RODRIGUES
Testamento
Museu Regional de São João del Rei
Data: 6-10-1792
Abertura: 8-10-1792
Local: Fazenda Ribeirão de Santo Antonio, Vila de São José
Testamenteiro: Padre Francisco Pinto de Góis
Caixa: 114 - Fls: 130
Transcrição: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira
TESTAMENTO
Em nome de Deus, Amém.
Eu, Francisco Pinto Rodrigues , filho legítimo de João Simões Pereira e de Maria Rodrigues, batizado na Freguesia de São Martinho da Pousada de Senna da Villa, Termo de Barcelos, Arcebispado de Braga, e de presente morador nesta Fazenda de Ribeirão Santo Antonio, Aplicação da Lage, Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, do Rio das Mortes, achando-me enfermo de um antras porém em meu perfeito juízo e temendo a morte faço o meu testamento da forma seguinte:
Declaro que fui casado com Dona Ana Maria Bernardes já defunta, de cujo matrimonio tivemos sete filhos a saber: Maria – Joaquim - Ana – Joaquina – Francisco – João e Bernarda, os quais instituo por meus herdeiros legítimos nas duas partes de meus bens.
Declaro que minhas filhas Maria, Ana e Joaquina se acham casadas e lhes dei o que se acha declarado no inventário que se fez por morte de minha mulher.
(Nomeia por testamenteiros, pela ordem, os filhos Joaquim Pinto Góis, Padre Francisco Pinto Góis e João Pinto)
....................
O mais que restar de minha terça dividirá meu testamenteiro em duas partes, uma se distribua em missas por minha alma e pelas de minha obrigação em que será preferido meu filho o Padre Francisco e a outra parte se dará a minha filha Bernarda.
...................
.......pedi ao Padre João José de Carvalho por mim escrevesse ........
Fazenda Ribeirão de Santo Antonio, 6 de Outubro de 1792
APROVAÇÃO: 7-10-1792, Paragem do Ribeirão de Santo Antonio, Aplicação de Nossa Senhora da Penha da Lage, Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada do Testador.
ABERTURA: 8-10-1792, no mesmo lugar acima
RECIBO: Recebi de meu tio o Senhor Tenente Joaquim Pinto de Góis e Lara ... 648$034 que se fizeram com o vestuário de minha companheira Dona Bernarda de Proença Lara ....
Ribeirão de Santo Antonio, 17-5-1793
Bartolomeu de Souza Soares e Bernarda de Proença e Lara
Credores:
Dr Antonio Tavares da Rocha em 6 oitavas
Capitão Luiz Cardoso Fontes em 6 oitavas