PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
“Origens dos Carneiros” em S. João del Rei e família “Os Alves Antunes”; neste site
FRANCISCO PEREIRA DA MALTA LODARES
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1853
Caixa: 385
Inventariado: Francisco Pereira da Malta Lodares
Inventariante: Manoel Ferreira do Pinho
Local: São João del Rei
Nº de Páginas: mais ou menos 460
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira
fls. 02
Inventário dos bens do falecido Francisco Pereira da Malta Lodares de que é inventariante seu testamenteiro Manoel Ferreira do Pinho, e viúva D. Floriana Balbina das Neves que renunciou e fez abstenção da herança e de todos os mais atos que possam ser-lhes relativos.
Data: 07-01-1853
Local: São João del Rei
fls. 03
Diz Manoel Ferreira do Pinho testamenteiro de Francisco Pereira de Malta Lodares que tendo este falecido com solene Testamento na noite de 4 para 5 de Novembro do ano de 1851 nele reconheceu por seus filhos naturais a Maria Pereira da Malta Lodares residente em Portugal e Carlos Pereira de Malta que vivia em sua companhia mas depois deste Testamento que foi feito em 7 de Abril de 1839 teve o testador mais três filhos de nomes Joaquim, Venâncio e Francisca havidos de D. Floriana Balbina das Neves com a qual poucas horas antes de sua morte contraiu matrimônio ficando assim legitimados os ditos três meninos (...).
fls. 05 - Testamento
Em nome de Deus. amém.
Eu Francisco Pereira de Malta Lodares estando de saúde e em meu perfeito juízo e entendimento querendo firmar minha última vontade ordeno e faço o meu Testamento na forma seguinte:
Declaro que sou filho legítimo de José Pereira Gomes e de Rosa Joaquina, naturais da freguesia de Santa Marinha de Lodares Conselho de Louzada no Reino de Portugal, ambos já falecidos.
Sou solteiro e nunca fui casado e por fragilidade humana tenho dois filhos naturais um de nome Carlos de idade de três anos completos, nascido a trinta de março de mil oitocentos e trinta e se esta criando em casa da falecida Emerenciana de Tal na Paragem do Sutil desta freguesia de São João del Rei e outra por nome Maria, filha natural de Antonia Maria, nascida a vinte e oito de Maio de mil oitocentos e vinte e oito e foi batizada a dois de Junho do dito ano na Freguesia de Santo Ildefonso na cidade do Porto, os quais instituo por meus legítimos herdeiros nas duas partes de meus bens.
Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar a Jose Teixeira Coelho, em segundo a Manoel Ferreira de Pinho, em terceiro a João Evangelista de Magalhães (...).
Testamenteiros interinos no Rio de Janeiro primeiro Constantino José Marques Louzada, segundo ao Doutor Antonio Jose Coelho Louzada, em terceiro a Victorino Jose Ferreira (...).
Determino e declaro que todo e qualquer restante ou remanescente que houver da minha terça será igualmente repartido pelos meus irmãos e irmãs que então existirem em Portugal, entrando também neste número meu sobrinho Antonio por ser meu caixeiro.
(..............).
São João del Rei, 07 de abril de 1839
Francisco Pereira da Malta Lodares
fls. 14 - Filhos Naturais:
01- Maria Pereira da Malta Lodares, solteira, de idade de 24 para 25 anos, moradora no Reino de Portugal.
02- Carlos Pereira da Malta Lodares, solteiro de idade de 16 para 17 anos, hoje morador na cidade do Rio de Janeiro.
Filhos Legítimos:
03- Joaquim, de idade de doze anos pouco mais ou menos.
04- Venâncio, de idade de onze anos, pouco mais ou menos.
05- Francisca, de idade de seis anos, pouco mais ou menos.
Herdeiros da Terça:
01- Antonio Pereira da Malta, de idade de sessenta e um anos pouco mais ou menos, morador no Reino de Portugal.
02- Maria Joaquina Pereira, casada com Manoel Antonio, moradores no Reino de Portugal.
03- Bernardina Pereira, casada com José da Silva, moradores no Reino de Portugal.
04- Manoel Pereira, solteiro, de idade de cinquenta e um anos pouco mais ou menos, também morador no Reino de Portugal.
05- Mathildes Rosa Pereira, casada com Jose Soares Moreira, moradores no Reino de Portugal.
06- Antonio Joaquim Pereira de Malta, casado, morador nesta cidade.
fls. 17 - Procuração
Procuradores Nomeados: Manoel Pereira de Pinho, Manoel Gomes de Castro, Antonio da Costa Rodrigues, Sabino de Almeida Magalhães.
Data: 03-04-1852
Local: cidade do Porto, Rua das Hortas.
Que Faz: Maria Pereira de Malta Lodares, solteira e emancipada, moradora na Rua do Cedofeita em casa de Antonio José Barbosa Lousada.
fls. 20 - Procuração
Procuradores Nomeados: José Soares Moreira e Miguel Soares Moreira (residente este último no Rio de Janeiro, Rua Direita, 66), Antonio Soares Moreira (residente em São João del Rei).
Data: 09-02-1852
Local: Vila de Louzada
Que Fazem: Mathilde Roza Pereira, autorizada por seu marido José Soares Moreira desta Vila Julgado e Comarca de Louzada; Antonio Pereira de Malta; Bernardina Pereira e seu marido Jose da Silva autorizando-a do lugar de Cabanellas. e Maria Joaquina Pereira e seu marido Manoel Antonio autorizando-a do lugar de Souto de Rei Freguesia de Berstello do Julgado e Comarca de Pena Fiel.
fls. 25 - Procuração
Procurador Nomeado: a seu cunhado Jose Soares Moreira, morador na vila de Louzada Julgado e Comarca de Pena Fiel.
Data: 27-01-1852
Local: Vila de Mirandella
Que Faz: Manoel Pereira, solteiro, residente nesta vila.
fls. 27
Cidade e Comarca de Pena Fiel, Freguesia de Santa Marinha de Lodares.
Antonio, filho legítimo de Jose Pereira, natural do lugar da Solheira desta Freguesia de Santa Marinha de Lodares, e de sua mulher Rosa Joaquina Ribeira, natural do lugar d Além Freguesia de Nespreira e de presente assistentes no lugar de Santa Isabel desta mesma Freguesia de Santa Marinha; neto paterno de Alexandre José Pereira, natural do dito lugar da Solheira desta freguesia e de sua mulher Maria de Faria, natural que foi do lugar do Tapado, Freguesia de São Vicente de Boim desta Comarca de Pena Fiel - e materno de Antonio Ribeiro natural do lugar do Ribeiro Freguesia de Sampaio de Casais e de sua mulher Custódia Maria, natural do lugar da Poupa desta dita freguesia de Lodares, todos desta Comarca de Pena Fiel Bispado do Porto, nasceu aos vinte e cinco dias do mês de outubro de mil setecentos e noventa e dois e foi batizado nesta Paroquial Igreja por mim João Moreira de Barbosa e Souza Solano aos vinte e nove do mesmo mês e foram padrinhos o Reverendo Antonio Pinto Coelho de Magalhães do lugar da Poupa e Maria Custódia, solteira, tia do batizado, e testemunhas José Antonio da Cunha e Alexandre José Pereira, ambos desta mesma freguesia de Santa Marinha de Lodares (...).
fls. 28 - Freguesia de São João Nespreira Comarca de Pena Fiel Bispado do Porto.
Bernardina, filha de José Pereira, natural desta freguesia de Santa Marinha de Lodares e de sua mulher Rosa Joaquina, natural da freguesia de São João de Nespreira, atualmente assistentes no lugar de Santa Isabel desta freguesia, neta paterna de Alexandre Jose Pereira, natural do lugar da Solheira desta Freguesia e de sua mulher Maria de Faria, natural da Freguesia de S/ao Vicente de Goim - e materna de Antonio Ribeiro, natural da freguesia de São Paio de Cazais e de sua mulher Custódia Maria da freguesia acima dita de Nespreira; nasceu aos quatro dias do mês de Janeiro do ano de mil setecentos e noventa e sete e foi batizada por mim o Padre Domingos Luis Pinto Coelho encomendado nesta dita Igreja de Lodares, aos sete dias do sobredito mês. Foram padrinhos Custodio Jose Pereira e sua mulher Thereza Clara de Meirelles tios paternos da batizada e Testemunhas Luis da Costa do mesmo lugar de Santa Isabel e Custodio Teles meu criado.
Manoel, filho de Jose Pereira e de sua mulher Rosa Joaquina do lugar de Lodares freguesia de Santa Marinha de Lodares, neto paterno de Alexandre Jose Pereira e sua mulher Maria Faria do lugar da Solheira e materno neto de Antonio Ribeiro de São Paio de Cazais e de Custodia Maria desta de Lodares, nasceu aos doze dias do mês de março de mil oitocentos e dois anos, foi batizado solenemente por mim Francisco de Moura Pinto Coelho nesta dita igreja, encomendado aos dezessete dias do dito mês e ano. Foram padrinhos Manoel Nunes de Souza e sua mulher, digo e sua cunhada Ana Joaquina, solteiros, ambos do lugar de Lodares de que foram testemunhas Manoel de Souza de Meirelles e Manoel Pereira do lugar desta Igreja e aquele do lugar das Quintaes, todos desta Freguesia de Santa Maria de Lodares.
Francisco, filho de Jose Pereira Gomes e de sua mulher Rosa Joaquina do lugar de Lodares Comarca de Pena Fiel e Bispado do Porto, neto paterno de Alexandre Pereira e de sua mulher Maria de Faria do lugar da Poupa Freguesia de São Vicente de Goim - e materno de Antonio Ribeiro e de sua mulher Custodia Maria do lugar da Vala Freguesia de São João Evangelista de Nespreira; nasceu aos dois dias do mês de Maio do ano de mil oitocentos e cinco e foi batizado solenemente nesta dita igreja por mim Francisco de Moura Pinto Coelho, encomendado nesta dita igreja, aos quatro do dito mês. Foram padrinhos Francisco Pinto de Magalhães e sua mulher Dona Custódia do lugar da Poupa, que são fregueses de São Vicente de Goim de que foram testemunhas Jose Ferreira de Magalhães, casado, do lugar dos Prazeres e João de Souza, casado, meu familiar.
fls. 29
Mathildes, filha de Jose Pereira e de sua mulher Rosa Joaquina do lugar de Lodares Comarca de Pena Fiel bispado do Porto, neta paterna de Alexandre Jose Pereira e de sua mulher Maria de Faria do lugar de Solheira desta Freguesia, esta natural do lugar de Goim e aquele do lugar da Poupa, ambos da Freguesia de São Vicente de Goim - e materna de Antonio Ribeiro, natural do lugar de Além e de sua mulher Custodia Maria do lugar da Valla, ambos da Freguesia de São João Evangelista de Nespreira, assistentes que foram no lugar de Santa Isabel desta Freguesia de Lodares, nasceu aos dezessete do mês de Maio do ano de mil oitocentos e sete e foi batizada solenemente nesta dita Igreja aos dezoito dias do dito mês e ano por mim Francisco de Moura Pinto Coelho, encomendado nesta mesma igreja. Foram padrinhos Jose Luis do Couto e Ana, irmã da batizada, ambos do lugar de Lodares desta freguesia de que foram testemunhas Manoel de Souza de Freitas, solteiro e Jose Ferreira, viúvo, meus familiares.
fls. 30 - Comarca de Pena Fiel, Freguesia de Santa Marinha de Lodares desta Comarca.
Aos vinte e sete dias do mês de Julho de mil setecentos e oitenta e nove anos nesta Igreja de Santa Marinha de Lodares se receberam em face da Igreja por palavras de presente: Jose Pereira Gomes, natural do lugar de Solheira desta mesma freguesia, filho legítimo de Alexandre Jose Pereira, natural do mesmo lugar e freguesia e de sua mulher Maria de Faria, natural do lugar do Tapado Freguesia de São Vicente do Goim - neto paterno de João Gomes, natural do lugar da Nogueira Freguesia de São Veríssimo de Novogilde e de sua mulher Maria Freire, natural do lugar da poupa desta mesma freguesia - e materno de Domingos de Fariam natural do lugar das Calles Freguesia de Meneido e de sua mulher Catarina de Souza, natural do dito lugar do Tapado Freguesia de São Vicente = com Rosa Joaquina Ribeira, natural do lugar de Além Freguesia de Nespreira, filha legítima de Antonio Ribeiro, natural do lugar de Ribeiro Freguesia de São Paio de Cazais e de sua mulher Custódia Maria, natural do sobredito lugar da Poupa da dita freguesia, neta paterna de avô incógnito e de Maria Francisca, natural da sobredita freguesia de São Paio de Cazais e materna de Manoel Ribeiro, natural do Lugar do Penedo Freguesia de Novogilde e de sua mulher Ana Teixeira, natural da Freguesia de São Thiago da Cavalheira Arcebispado de Braga, e se receberam na minha presença e das testemunhas abaixo assinadas, sendo feitas primeiro as denunciações na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição do Bispado e mão me ofereceu impedimento algum (...) e celebraram o dito matrimônio voluntariamente e com consentimento de seus superiores. Foram testemunhas Antonio Pinto Coelho de Magalhães, in sacris do lugar da Poupa Freguesia de Santa Marinha e João Camilo, do lugar das Quintani, da mesma; e Joaquim , solteiro, familiar do Reverendo Abade.
Maria, filha legítima de Jose Pereira, natural do lugar da Solheira desta freguesia de Santa Marinha de Lodares, Comarca de Pena fiel Bispado do Porto e de sua mulher Rosa Joaquina Ribeira, natural do lugar de Além freguesia de São João Evangelista de Nespreira desta mesma Comarca e de presente assistentes no lugar de Santa Isabel desta mesma Freguesia de Santa Marinha de Lodares - neta paterna de Alexandre José Pereira, natural do dito lugar da Solheira e de sua mulher Maria de Faria, já defunta, natural do lugar do Tapado Freguesia de São Vicente de Goim desta dita Comarca de Pena Fiel - e materna de Antonio Ribeiro, natural do lugar do Ribeiro Freguesia de São Paio dos Cazais e de sua mulher Custodia Maria, natural do lugar da Poupa desta dita Freguesia de Santa Marinha de Lodares, todos desta Comarca de Pena Fiel Bispado do Porto; nasceu aos vinte e sete de Outubro de mil setecentos e noventa e quatro e foi batizada por mim João Moreira de Barbosa e Souza Solano, encomendado desta mesma freguesia aos vinte e nove do mesmo. Foi padrinho João Pereira, tio da mesma, e serviu de madrinha Custodio Jose Pereira tambem tio da mesma e testemunhas José Pereira, pai da mesma; Jose de Souza, rendeiro da Dizimeira desta freguesia de São Miguel de Bustello.
fls. 46v - Bens de Raiz
- uma morada de casas de sobrado sitas nos quatro cantos da rua do Curral e da Ponte, com quintal e um mirante nos fundos, com frente para a praia 10:500$000
- outra morada de casas baixa, forradas e assoalhadas, porem pequena, sitas na rua da Ponte desta mesma cidade 1:200$000
- um sitio no lugar denominado Tatu, no Termo desta cidade, que se compõem de dez alqueires e uma quarta de campos, incluídos três quartas de cultura inferior 133$250
- uma cozinha do mesmo sitio, velha e danificada, feita com madeiras inferiores, com cinco portas baixinhas e inferiores, duas janelas pequenas e um jogo de portais e mil e quinhentas telhas mais ou menos 30$000
- um moinho no mesmo sítio, em bom uso 50$000
fls. 76
Diz Carlos Pereira de Malta Lodares, com assistência e autoridade de seu Tutor Constantino José Marques Louzada, que sendo filho natural de Fran.co Per.ª de Malta Lodares (...).
fls. 84
Diz Maria Pereira de Malta Lodares, desta cidade do Porto (...) precisa justificar o seguinte:
- que a Justificante é filha natural de Francisco Pereira da Malta Lodares e Antonia Maria, ambos solteiros, sem impedimento algum para se casarem (...) tendo nascido em 28 de Maio de 1823 e sido batizada na Freguesia de Santo Ildefonso desta cidade.
- que o dito Francisco Pereira da Malta Lodares, pai da justificante a mandara criar e educar como sua filha, sendo incumbido de sua educação Antonio Jose Barbosa Louzada que a tem feito educar nos Colégios de D. Ana de Jesus e D. Ana Ludovina Megre, tendo-a agora em sua casa até que a Justificante possa tomar destino conveniente.
fls. 85 - Bispado do Porto, Freguesia de Santo Ildefonso desta cidade do Porto.
Maria, filha natural de Antonia Maria, solteira, moradora na Rua das Fontainhas, nasceu aos vinte e oito de Maio de mil oitocentos e vinte e oito, foi batizada aos dois de Junho do dito ano. Foi padrinho Bento Serrano morador na Rua Militar das Fontainhas e madrinha Maria Emilia da Silva, mulher deste; neta materna de José Pereira Matos e Bernarda Maria, naturais de cima do Douro, ignora a Freguesia, de que fiz este assento.
fls. 86 - Procuração
Procurador Nomeado: Antonio da Silva Guimarães, Bernardino Jose Borges da Silva
Data: 20-02-1852
Que Faz: Dona Maria Pereira de Malta Lodares, solteira, moradora na Rua de Cidofeita.
Monte Mor 42:875$150
fls. 207 - Provisão de Emancipação
(...) Carlos Pereira de Malta Lodares, filho natural e um dos herdeiros do falecido Francisco Pereira de Malta Lodares que acha-se com a idade maior de vinte anos por ter nascido no dia trinta e Março do ano de mil oitocentos e trinta e seis (...).
fls. 211 - Procuração
Procurador Nomeado: Antonio Joaquim Pereira de Malta, morador na cidade de São João del Rei
Data: 27-10-1856
Local: cidade de Mariana, Comarca do Piriricosa(?)
Que Faz: Carlos Pereira de Malta Lodares, morador no Rio de Janeiro.
fls. 214
Santana do Barroso, filial da Matriz da Senhora da Piedade da cidade de Barbacena.
No dia vinte de Agosto do ano de mil oitocentos e trinta e nove batizei solenemente e pus os santos óleos ao inocente Joaquim, filho natural de Dona Maria Balbina das Neves. Foram padrinhos o Capitão Venâncio José Pires e sua mulher Dona Joaquina Maria de Jesus.
fls. 215 - Procuração
Procurador Nomeado: Domingos da Silva Alves
Data: 06-11-1860
Local: cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, Capital o Império do Brasil
Que Faz: Joaquim Pereira da Malta, morador nesta corte (filho do inventariado).
fls. 222
Certifico que no ano de mil oitocentos e quarenta e um o Reverendo Joaquim Gonçalves Barbosa na minha ausência, batizou solenemente a Venâncio, inocente, filho legítimo de Francisco Pereira da Malta Lodares e Dona Floriana. Foram padrinhos o Capitão Venâncio Jose Pires e Dona Joaquina Maria de Jesus. E por me ser pedida passei a presente.
Barroso, 15 de Janeiro de 1862