PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 12º, neste site.
FRANCISCO MARTINS GUIMARÃES
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1778
Caixa: 380
Nº de Páginas: 54
Inventariado: Francisco Martins Guimarães Almeida
Inventariante: Jerônimo José Martins
Local: São João del Rei
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
fls. 01
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Francisco Martins Guimarães de quem é Testamenteiro e Inventariante o herdeiro a beneficio de Inventário seu filho Jerônimo José Martins.
Data: 15 de Julho de 1778
Local: Paragem e Engenho do Pega Bem, Termo da Vila de são João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.
fls. 03 - Testamento
Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro em cuja lei católica protesto viver e morrer.
Eu Francisco Martins Guimarães morador no meu Engenho do Pega Bem estando de saúde e em meu perfeito juízo e entendimento porém lembrando-me que sou mortal faço meu Testamento na forma seguinte:
Declaro que sou natural da Freguesia de São Trocato Termo de Guimarães Arcebispado de Braga, filho legítimo de João Martins e de Domingas de Oliveira, já defuntos, e sou casado com Maria Ribeira da Silva há muitos anos e desse matrimonio não temos filho algum.
Declaro que os bens que possuo são adquiridos nesta América e trabalho nas quais a dita minha mulher é meeira.
Instituo por meus testamenteiros em primeiro lugar ao Tenente Bonifácio Gonçalves de Aguiar, em segundo lugar a Jerônimo José Martins e em terceiro lugar ao Alferes Francisco Xavier Ferreira.
Declaro que em minha companhia se acha o dito segundo meu Testamenteiro Jerônimo José Martins o qual é meu filho natural e de sua mãe Domingas de Oliveira, solteira, natural da mesma freguesia de São Trocato o qual tive antes de ser casado com a dita minha mulher Maria Ribeira da Silva e como não tenho outro herdeiro forçado ou mais próximo ao mesmo instituo por meu universal herdeiro nas duas partes de meus bens por assim ser a minha última vontade e assim mo merecer.
Declaro que sou terceiro professo na Venerável Ordem Terceira do Patriarca São Francisco da Vila de São João e na mesma quero ser sepultado não havendo inconveniente (...) e o meu corpo será envolto no mesmo hábito (...).
(.........)
(...) instituo tambem o dito meu filho Jerônimo José Martins por meu herdeiro universal.
(........)
(...) por não poder escrever bem pedi e roguei a José Alvres que este me escrevesse (...).
Sitio do Caxambu, 14 de Setembro de 1777
Francisco Martins Guimarães
fls. 04v. - Abertura
Aos nove dias do mês de Maio de mil setecentos e setenta e oito (...) foi entregue este Testamento com que faleceu o Testador Francisco Martins Guimarães (...).
fls. 12 - Bens de Raiz
- metade deste sítio chamado do Pega Bem que se compõem de matos virgens, capoeiras, campos, logradouros que parte com terras do casal de Marcos de Souza Magalhães, o Licenciado Manoel Pereira de Souza, o Tenente Bonifácio Gonçalves de Aguiar, José Dias --- [danificado], Domingos da Costa Guimarães e com terras da lavra de Francisco Lobo Rios: 1:200$000.
fls. 14v. - Adição
- uma morada de casas nesta vila sita na Rua Doutor Manoel José Dias e com casas de Ventura Correa, com todos os seus pertences: 80$000
- outra morada de casas de sobrado na Rua do Tejuco por detras do Rozário de sobrado, que fazem fundos para p morro que partem com casas de Manoel Alves e com casas do Padre José Dias com todos os seus pertences 140$000
- um quintal tapado de muro de adobes com seu alicerce de pedra e uma casinha pequena coberta de telha com suas partes e algumas áreas plantadas: 200$000
- uma morada de casas sitas no Arraial de São Gonçalo, térreas, cobertas de telha, com seu quintal que partem com casas que foram de Maria (?) Angélica Barros 21$600