PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Francisco Martins Borralho”, neste site
FRANCISCO MARTINS ALFENAS
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1774
Caixa: 387
Inventariado: Francisco Martins Alfenas
Inventariante: José Martins Alfenas
Local: Paragem de Capela de Serranos da Freguesia da Aiuruoca.
Transcrito por Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette
fls. 01
Data: 12-05-1774
Local: Paragem de Capela de Serranos da Freguesia da Aiuruoca.
fls. 01v. Declaração
(...) compareceu presente José Martins Alfenas (...) e recebido por ele o dito juramento debaixo do mesmo declarou que o dito falecido tinha sido casado com Josefa de Souza, que falecera em Janeiro do presente ano e que não fizera testamento (...).
fls. 03v. - Filhos:
01- Joana, 12 anos
02- Catherina, 10 anos
03- José, 7 anos
04- Jacinta, 6 anos
05- João, 4 anos
06 - Dorothea, 3 anos.
fls. 03v - Bens: (não observação de bens de raiz)
fls. 13v, e ss. Auto de Contas:
Data: 16-01-1778
Local; Vila de São João
Tutor: José Martins Alfena
(...) e sendo pelo dito Doutor Juiz de Órfãos perguntado a ele Tutor pelo estado dos Órfãos Joana ---, Caterina ----. José, Jacinta ---, João ---, ‘Durutheia’ idade das suas pessoas e estado das mesmas.
Por ele foi respondido que a órfã Joana terá de idade a presente quinze anos pouco mais ou menos a qual haverá um ano e pouco mais ou menos que ele Tutor a casou com Joaquim de Souza, homem branco e de igual qualidade a mesma órfã e que para ele dar esse estado lhe foi preciso vesti-la como vestiu a sua custa por não haverem bens alguns no casal.
E que a órfã Catherina terá de idade ao presente de quatorze anos pouco mais ou menos e que em razão de se (querer?) ausentar como se ausentou para fora deste termo ela tirou ele tutor do seu poder e a pôs em casa de Domingos Roiz Silva, tio da mesma órfã e este lhe tem dado boa educação e há tempos que o dito e ele tutor andam a ver se lhe podem dar o estado de casada com um sujeito de sua iguala e se lhe parece concluíra este particular em que tem posto (todo ?) o seu cuidado.
E que o órfão José terá de idade ao presente onze para doze anos e quando a (viúva?) sua mãe se ausentou para as partes da Picada o havia em sua companhia ocupando no serviço de sua lavra e com boa educação.
E que a órfã Jacinta terá ao presente nove anos pouco mais ou menos a qual tambem se acha em companhia da dita viúva sua mãe que lhe da boa educação, instruindo na doutrina cristã e no santo temor de Deus ensinando-a a tudo o mais pertencente as pupilas de suas qualidades.
E que o órfão João terá a presente sete anos de idade pouco mais ou menos o qual tambem está em companhia da dita viúva sua mãe que o trata e zela com aquele amor de filho.
E que a órfã Dorothéia terá ao presente seis anos de idade pouco mais ou menos a qual tambem se acha em companhia da dita sua mãe com aquele tratamento e educação que permite a sua tenra idade.