PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Bento José Pereira”, neste site.
FRANCISCO LOURENÇO BORGES
Testamento
Museu Regional de São João del Rei
Caixa 14
Ano: 1825
Testamento Data: Data: 2-5-1824
Testamento Abertura: 13-5-1824
Testamenteira: Ana Rosa de Jesus
Local: São João del Rei
Transcrito por : Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes
fls. 3 - TESTAMENTO
Em nome de Deus amém.
Saibam quantos este Instrumento de Testamento e ultima e derradeira vontade virem que sendo no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e vinte e quatro, aos dois dias do mês de Maio nesta minha Fazenda chamada Ribeirão junto a Paraopeba em casas de minha morada.
Eu Francisco Lourenço Borges estando bastantemente doente de cama e de pé, temendo-me da morte como tréputo infalível determino fazer o meu Testamento por descarga de minha consciência e sossego de minha alma e porque estou em meu perfeito juízo que Deus Nosso Senhor foi servido dar-me principio o meu Testamento na forma seguinte = tudo feito nesta mesma minha casa, Aplicação de São Caetano de Paraopeba, filial de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, Comarca do Rio das Mortes.
(..........)
Declaro que sou natural da Ilha Terceira Freguesia de São Miguel Arcanjo das Lages Bispado de Angra filho legítimo de Antonio Vieira de Andrade e sua mulher Joana Antonia, já falecidos.
Declaro que sou casado a face da igreja com Ana Rosa de Jesus de cujo Matrimonio tenho dez filhos a saber: Francisco Lourenço Borges - Francisca de Paula de Jesus casada com João Lourenço Borges - Maria Thereza Umbelina casada com Francisco Antonio dos Santos - Ana Querubina de Jesus casada com Antonio Luis da Cunha - Thereza Umbelina de Jesus - Antonia Pulcheria de Jesus - Vicencia Thereza de Jesus - Mafalda Antonia de Jesus - Missias Umbelina de Jesus - Cândida Umbelina de Jesus os quais todos instituo por meus universais herdeiros das partes iguais que lhes tocar depois de pagas as minhas dívidas e disposições pias.
nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Ana Rosa de Jesus , assim como a nomeio por tutores de meus filhos menores, por lhe conhecer toda a capacidade prudência e amor para o qual abono. Em segundo lugar nomeio por meus Testamenteiros Francisco Antonio dos Santos, meu genro, em terceiro lugar nomeio por meu Testamenteiro a João Lourenço Borges, meu genro, os quais os hei por abonados (...).
(..........)
Declaro que o meu Testamenteiro mandará pagar aos herdeiros do falecido Sargento Mor Antonio Rodrigues de Carvalho, morador na Côrte do Rio de Janeiro na Rua da Quitanda com Botica, a quantia de vinte e oito mil e tantos réis, de cuja quantia lhe passei um crédito e porque se perdeu, o meu Testamenteiro pague a dita quantia.
(..........)
Declaro que o meu enterro será feito ao arbítrio do meu Testamenteiro sem ofício de corpo presente e que tiradas todas as despesas o restante da minha terça seja repartida igualmente pelas minhas filhas que se acharem solteiras no tempo do meu falecimento.
Declaro que andei negociando nestas Províncias de Minas Gerais e na da Côrte do Rio de Janeiro e que carreguei várias remessas de dinheiro e fazendas para uma e outra Província e que delas passava conhecimento e todos estão cumpridos ainda que apareça algum meu testamenteiro não pague porque todos paguei e estão remidos (...).
(..........)
Francisco Lourenço Borges.
Declarações do Testado no termo de aprovação:
Data: 03 de Maio de 1824
Local: Fazenda do Ribeirão
... Dei a minha filha Marina Thereza Umbelina casada com Francisco Antonio, um escravo, uma escrava, dinheiro corrente, 14 bestas, um potro, 04 vacas paridas, uma égua, 05 bestas, 06 potros, etc....
..... a Francisca de Paula de Jesus, casada com João Lourenço Borges: 03 escravos, 07 bestas, 04 vacas paridas, 01 égua prenha, etc. .....
A minha filha Ana Querubina, casada com Antonio Luis da Cunha: 02 escravos, dinheiro corrente, 01 égua, 04 vacas paridas (...)
ABERTURA
Certifico que no dia abaixo declarado me foi apresentado este Testamento, por falecimento de seu Testado Francisco Lourenço Borges (...)
Santo Amaro de Queluz, 13 de maio de 1824