PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “João Gonçalves de Mello”, neste site.
FRANCISCO KAPLER
e
MARIANA CÂNDIDA DE JESUS
Inventários
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1850
Caixa: 568
Inventariados: Francisco Kpller e Mariana Cândida de Jesus
Inventariante: Mariana Cândida de Jesus
Local: São João del Rei
Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
Fls. 01
Inventário dos bens do casal do falecido Francisco Kpller de que é inventariante a viúva sua mulher Dona Mariana Cândida de Jesus
Data: 31-08-1850
Local: São João del Rei, onde morava o inventariado Francisco Kpller e sua mulher Mariana Cândida de Jesus, viúva inventariante
Fls. 02
Diz Dona Mariana Cândida de Jesus, viúva de Francisco Kpller morador nesta cidade. Que ficando-lhe por morte de seu marido uma filha pupila (...)
Fls. 02v. – Declaração
E logo declarou a viúva inventariante que o inventariado seu marido havia falecido sem Testamento no dia onze do mês de Abril do corrente ano de mil oitocentos e cinquenta (...).
Fls. 02v. – Filha
01- Dona Mariana, de idade de dois anos pouco mais ou menos.
Fls. 06v. – Bens de Raiz:
- uma morada de casas baixas, cobertas de telha, forradas e assoalhadas, com pátio, cozinha e quintal, com poço de água, tendo na frente armação de loja com algumas vidraças e cômodos para família, sitas na rua da Intendência desta cidade 2:200$000
- uma chácara com casas cobertas de telha, com quintal e arvoredos de espinho com um pastinho fechado, sitas no lugar denominado Betume, com todas as vertentes do Morro do Cavalo para a dita chácara até a praia embaixo 250$000
Fls. 07
Diz João da Silva Pereira Gomes e sua filha Dona Mariana Cândida de Jesus, esta viúva de Francisco Kpller e aquele tutor legal de sua neta Mariana de idade de dois anos (...).
Monte Mor: 5:481$642
Fls. 13
Diz Dona Maria Madalena da Silva, viúva de João da Silva Pereira Gomes que tendo falecido seu dito marido há um mês e poucos dias, (...) e sendo ele Tutor legal de sua neta Mariana, filha legítima de sua filha Dona Mariana Cândida de Jesus e do finado Francisco Kpller e apenas tocando a sua neta órfã a quantia de um conto e oitenta e três mil setecentos e dezenove réis, na metade de uma casa situada na rua da Intendência desta cidade (...) este deu de aluguel a mesma casa a outro seu genro de nome Carlos Trimoulet (...).
Fls. 72
Diz Dona Mariana Cândida Kpller, filha do finado Francisco Kpller, que achando-se na idade maior de vinte e um anos (...) quer entrar na livre administração de seus bens (...).
Fls. 73
O Cônego Francisco Amancio de Assis, Vigário Colado da Freguesia de São João del Rei e da Vara da Comarca do Rio das Mortes.
Aos vinte dias do mês de Agosto de mil oitocentos e quarenta e oito nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar da cidade de São João del Rei o ?Reverendo Coadjutor Bernardino de Souza Caldas batizou solenemente e pôs os santos óleos a Mariana inocente branca, filha legítima de Francisco Kpller e Dona Mariana Cândida de Jesus, nascida há vinte dias. Foram padrinhos João da Silva Pereira Gomes e sua mulher Dona Maria Madalena da Silva, todos desta freguesia.
Vigário Luís José Dias Custódio.
Fls. 14
Diz Nicolau José de Souza Vieira que tendo requerido contra o Alferes José Marcelino Pereira, por cabeça de sua mulher, mandado de levantamento da quantia de 556$373 réis parte da quantia de 1:273$408 réis; resto da arrematação que fez Francisco Kapler de uma morada de casas sitas na rua antiga da Intendência hoje Municipal desta cidade, (...).
Justificação
Justificantes: Desbordes Baudinot, negociantes da Praça do Rio de Janeiro e outros.
Justificados: Dona Mariana Cândida de Jesus, viúva de Francisco Kappler e tutora da menor sua filha e a curador alide.
Data: 11-12-1856
Local: São João del Rei
O falecido ficou devendo a estes negociantes.
Outra Justificação
Justificante: Dona Mariana Cândida de Jesus, viúva de Francisco Kpller
Justificado: Doutor José Moreira da Rocha Curador da Órfã Mariana, filha dos mesmos.
Data: 25-11-1857
Local: São João del Rei
Diz Dona Mariana Cândida de Jesus, viúva de Francisco Kppler, que sendo Tutor da única filha da suplicante e do dito seu marido de nome Mariana, que tem hoje de idade nove anos pouco mais ou menos, o pai da Justificante João da Silva Pereira Gomes, hoje falecido, e sendo por isso necessário dar-se novo Tutor a mesma órfã sua filha (...).
(...) a suplicante se conserva em estado de viúva, vivendo grave e honestamente. Que tem e conserva em sua companhia a mesma órfã sua filha dando-lhe boa educação, tanto religiosa como civil, tratando-a com amor e caridade (...).
Procuração
Data: 25-11-1857
Local: São João del Rei
Que Faz: a viúva Mariana Cândida de Jesus.
Procuradores Nomeados: Doutor João Crisóstomo Pinto da Fonseca, solicitador Antonio Gonçalves Lima, e particular a Antonio Balbino Negreiros de Carvalho.
MARIANA CÂNDIDA DE JESUS
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1894
Caixa: 125
Inventariada: Mariana Cândida de Jesus
Inventariante: Tenente Antonio Homem de Almeida
Local: São João del Rei
Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
Dona Mariana Cândida de Jesus – inventariada, de que é inventariante o Tenente Antonio Homem de Almeida
Data: 17-10-1894
Local: São João del Rei
Fls. 02
Tendo falecido nesta cidade Dona Mariana Cândida de Jesus sogra de Antonio Homem de Almeida (...).
Fls. 02v. – Declaração
Declarou o inventariante que sua sogra faleceu sem testamento no dia oito de Maio do corrente ano de mil oitocentos e noventa e quatro.
Filha:
01- Dona Mariana, casada com o inventariante Tenente Antonio Homem de Almeida, falecida antes da mãe inventariada, deixando uma filha:
Neta, filha de Dona Mariana:
01- Dona Antonina Homem de Almeida, solteira, com treze anos.
Bens:
- uma morada de casas de sobrado a rua Duque de Caxias.
- uma morada de casas térrea a rua do Comércio