PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “João Homem da Costa e Rosa Maria do Carmo”.
FRANCISCO HOMEM DA COSTA
Inventário
Museu Regional de São João Del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1817 Caixa 386
Inventariado: Francisco Homem da Costa
Inventariante: Ana Maria de Jesus
Local: São João del Rei
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
Fls. 01
Ana Maria de Jesus testamenteira e herdeira de seu marido Francisco Homem da Costa.
Data: 29-04-1817
Local: Vila de São João del Rei
Fls. 02
Diz Ana Maria de Jesus, como testamenteira e herdeira de seu marido Francisco Homem da Costa, que ela precisa fazer inventário dos bens que ficaram por falecimento do dito seu marido e como a suplicante é moradora na vila de Barbacena (...).
Residência: sítio dos Sobrinhos de Nossa Senhora das Dores Termo da vila de Barbacena.
Fls. 06 – Herdeira
01 – Ana Maria de Jesus (a viúva inventariante)
fls. 08 – Testamento
Em nome de Deus. Amém.
Eu Francisco Homem da Costa estando em meu perfeito juízo quero fazer meu testamento na forma seguinte:
Declaro que sou natural e batizado da freguesia de Santo Antonio da Itaberava Bispado de Mariana, filho legítimo de João Homem da Costa e de Rosa Maria do Carmo, já falecidos.
Declaro que sou católico Romano e sempre vivi na Lei de Jesus Cristo e nela quero morrer.
Declaro que sou casado com Ana Maria de Jesus de cujo matrimônio nunca tivemos filhos algum do tempo que fui solteiro e por isso não tenho herdeiros forçados.
Declaro que deixo e nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher eterna Maria, digo, Ana Maria de Jesus, em segundo a meu sobrinho João Jose Antunes e em terceiro a meu afilhado e sobrinho Antonio Gomes de Macedo (...).
Declaro que pago tudo o que eu dever e as despesas da minha alma que meus testamenteiros fizerem, de todo o remanescente de meus bens e herança, pagos os direitos reais do imposto na forma da Lei de Sua Alteza Real, nomeio por meus universais herdeiros a dita minha mulher Ana Maria de Jesus, em falta dela o testamenteiro que aceitar dos nomeados acima (...).
(......)
(...) pedi ao Capitão José Antonio Fernandes por mim escrever e vai por mim assinado (...).
Vila de Barbacena, 17 de Agosto de 1815
Francisco Homem da Costa
Abertura:
Aos vinte e sete dias de Janeiro de mil oitocentos e dezessete nesta vila de Barbacena (...) foi apresentado este testamento com que faleceu o testador Francisco Homem da Costa (...).
Procuração:
Data: 10-02-1817
Local: Paragem do Distrito de Nossa Senhora das Dores das Lavrinhas do Termo da vila de Barbacena Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Dona Ana Maria de Jesus, viúva do falecido Francisco Homem da Costa.
Procuradores Nomeados: Doutor Gomes da Silva, Bernardo Leite de Faria e Souza Toar, Alferes João de Faria e Silva Gomes, Capitão Luiz Antonio da Silva Rodarte, Tenente Emerenciano de Souza Vieira