PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “João Pires da Costa”, neste site.
FRANCISCA DA SILVA CHAVES
e
JOÃO PIRES DA COSTA
Inventários
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1779
Caixa: 526
Inventariada: Francisca da Silva Chaves
Inventariante: João Pires da Costa
Local: São João del Rei
Nº de Páginas: 36
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
fls. 01
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Francisca da Silva Chaves de que foi inventariante o viúvo seu marido João Pires da Costa.
Data: 16-11-1779
Local: Sítio denominado Ribeirão da Canjica Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de João Pires da Costa, viúvo.
fls. 04v. - Declaração
Declarou o inventariante que a dita sua mulher falecera aos vinte e oito dias do mês de Março do ano passado de mil setecentos e setenta e oito, sem Testamento (...).
fls. 03 - Filhos:
01- João da Costa Leal, de idade de trinta e quatro anos pouco mais ou menos, casado com Ana Maria de Jesus.
02- Manoel da Silva Chaves, de idade de trinta e dois anos, casado com Ana Francisca de Souza.
03- Maria Pires do Rego, de idade de vinte e oito anos pouco mais ou menos, casada com Francisco José Rodrigues.
04- Francisco da Silva Chaves, de idade de vinte e seis anos.
05- Antonio da Costa Leal, de idade de vinte e cinco anos.
06- Ana da Silva Chaves, de idade de vinte anos.
Bens de Raiz:
- o sítio em que mora com casas de vivenda coberta de telhas, senzalas, paiol e monjolo tudo coberto de capim, com terras e águas minerais, matos virgens, capoeiras com seus logradouros, por título de sesmaria, cujo sítio se denomina o Ribeirão da Canjica 450$000
Monte Mor 2:523$200
JOÃO PIRES DA COSTA
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1781
Caixa: 526
Inventariado: João Pires da Costa
Inventariante: Francisco da Silva Chaves
Local: São João del Rei
Nº de Páginas: 80
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
fls. 01
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de João Pires da Costa de que é inventariante seu filho Francisco da Silva Chaves.
Data: 27-04-1781
Local: Sítio denominado o Ribeirão da Canjica Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada que foram do falecido João Pires da Costa.
fls. 01v. - Declaração
Declarou o inventariante que o dito seu pai falecera aos vinte e quatro dias do mês de Fevereiro do presente ano de mil setecentos e oitenta e um sem Testamento (...).
fls. 02 - Filhos:
01- João da Costa Leal de idade que disse ter de trinta e seis anos.
02- Maria Pires do Rego de idade de trinta anos, casada com Francisco José Rodrigues.
03- Francisco da Silva Chaves de idade de vinte e oito anos.
04- Antonio da Costa Leal, de idade de vinte e sete anos.
05- Ana da Silva Chaves de idade de vinte e dois anos.
06- Manoel da Silva Chaves, falecido, casado que foi com Ana Francisca de Souza, deixaram filhos.
Netos, filhos do herdeiro Manoel:
01- Francisco, de idade de quatro anos
02- Manoel de idade de um para dois anos
fls. 07 - Bens de Raiz:
- o sítio em que moram com casas de vivenda cobertas de telha, senzalas, paiol e monjolo tudo coberto de capim com terras e águas minerais, matos virgens e capoeiras com seus logradouros, por título de sesmaria, cujo sítio se denomina Ribeirão da Canjica 450$000
fls. 11
Dizem Francisco da Silva Chaves e seu irmão Antonio da Costa Leal, filhos legítimos de João Pires da Costa e sua mulher Francisca da Silva Chaves, ambos já falecidos (...)
fls. 12
Dizem Francisco da Silva Chaves e seu irmão Antonio da Costa Leal, filhos legítimos dos falecidos João Pires da Costa e sua mulher Francisca da Silva Chaves, naturais e batizados na Capela de Nossa Senhora de Nazaré filial desta matriz e freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei (...).
Paróquia de Nossa Senhora do Pilar.
Aos vinte e sete dias do mês de Agosto do mil setecentos e cinquenta e três anos na Capela de Nazaré o Reverendo Francisco Fernandes, Capelão da dita Capela, batizou e pôs os santos óleos a Francisco, filho legítimo de João Pires da Costa e Francisca da Silva Chaves, nasceu a nove do dito mês. Foram padrinhos o dito Reverendo Francisco Fernandes Mendes e Ana da Silva Chaves, mulher de José Rodrigues, todos desta freguesia de São João del Rei.
fls. 12v.
Aos vinte e oito dias do mês de Dezembro de mil setecentos e cinquenta e cinco anos na Capela de Nazaré o Reverendo Francisco Fernandes batizou e pôs os santos óleos a Antonio, filho legítimo de João Pires da Costa e de Francisca da Silva Chaves, neto pela parte paterna de Domingos Gonçalves da Estrada e de sua mulher Maria Pires da Freguesia de Santa Eulalia Conselho de Bastos do Arcebispado de Braga = e pela materna de Manoel da Silva Chaves e de sua mulher Bernarda Rodrigues, desta freguesia de São João. Foram padrinhos Antonio de São José, solteiro, todos desta freguesia de São João del Rei (...)
Monte Mor 2:187$725
fls. 29
Diz Francisco da S.ª Chaves, tutor da órfã sua irmã Ana da Silva Chaves, órfã de João Pires da Costa e Francisca da Silva Chaves que ele a tem justo para casar com João Ferreira Rocha, homem branco, filho de Antonio Ferreira Rocha (...).
fls. 33 - Procuração
Procuradores Nomeados: Gomes da Silva Pereira, Francisco de Souza Ferraz, Alexandre da Silva Barros; Domingos Rodrigues Barreios, Diogo da Mota de Araújo, Manoel Caetano da Silva
Data: 06-01-1784
Local: São João del Rei
Que Faz: Francisco da Silva Chaves (filho do inventariado)