PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Francisco Inácio Botelho”, neste site
FIDELIS INACIO BOTELHO
Inventario e Testamento
Centro de Memória do Sul de Minas – CEMEC – Campanha – Inventários de Lavras cx17
Inventariado: Fidelis Inacio Botelho
Inventariante: Francisco Inacio Botelho
Data do Inventario: abertura – 05/12/1829
Local: Lavras
Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela
Data da Transcrição: 2006
Diz Francisco Inácio Botelho tutor do órfãos de Fidelis Inácio Botelho que os bens que precisam ser inventariados são aqueles que se receberam em herança do falecido pai, o Capitão Tome Inácio Botelho e constam do inventario daquele.
DADOS DO TESTAMENTO
“...Eu Fidelis Inácio Botelho, sou natural da Freguesia de São João Del Rei, filho natural de Tomé Inácio Botelho da Freguesia de Lavras....morador na aplicação do Bom Sucesso, sempre vivi em estado de Solteiro......(documento muito apagado- leitura prejudicada).”
MONTE MOR – 5:664$840
Faleceu na Corte do Rio de Janeiro.
Primeiro Testamenteiro Jose Lourenço Dias, pede avaliação dos Bens do falecido na cidade do Rio de Janeiro – valor- 2:396$000. que devera ser adido ao Inventario.
Diz Joaquina Miquelina Cândida de Oliveira, mãe dos órfãos Maria e Mizael Inácio Botelho, herdeiros do finado Fidelis Inácio Botelho...
Novo tutor dos órfãos Capitão Azarias Jose de Queiros – faleceu antes de 1837.
Novo Tutor – Capitão Jose Esteves de Andrade Botelho, presta contas em agosto de 1843
- Maria maior de 20 anos, solteira, vive em companhia de sua avó Dona Mariana Cândida de Oliveira, sabe ler e escrever.
- Mizael, 20 anos mais ou menos, solteiro, sabe ler, vive em companhia de seu tio Pedro Amado na Vila de Araxá.
Mizael pede quitação em, 06 de maio de 1844, por seu maior de 21 anos. Por Procuração em São Domingos do Araxá, comarca de Paraná-MG.
Certidão – Na Matriz de Lavras do Funil a 26 de agosto de 1843, tendo por testemunhas Jose Esteves de Andrade Botelho e Silvestre Álvares de Azevedo , se receberão em matrimonio Francisco Joaquim Coelho filho legitimo de Jose Joaquim Coelho e Ana Rita de Jesus e Maria Altina de Oliveira, de 21 anos, filha de Joaquina Miquelina de Oliveira- O vigário interino João Tomas de Souza.
Diz Francisco Joaquim Coelho pela certidão junta que se acha casado com Dona Maria Altina de Oliveira, filha de Fidelis Inácio Botelho e pede quitação nos bens do inventario.