PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Góes-Avintes”, neste site
DOMINGOS GONÇALVES DE GÓES
Inventário
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1788
Caixa: 334
Nº de Páginas: 28
Inventariado: Domingos Gonçalves de Góes
Inventariante: Maria Bernardes de Almeida Lara
Local: São José
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira
fl. 01 -
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de seu marido Domingos Glz de Góes - Inventariante Maria Bernardes de Almeida Lara.
Data: 21-06-1788
Local: Fazenda do Mosquito da Freguesia e Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas da Inventariante Dona Maria Bernarda de Almeida viúva do falecido Domingos Gonçalves de Góes.
fls. 02 - Declaração
Declarou ela inventariante que o falecido seu marido fora natural da Vila de São José, filho legítimo de Manoel Gonçalves Avintes e de Michaela da Conceição, já falecidos, e que morrera nesta mesma fazenda aos quatro dias do mês de Junho do presente ano de mil setecentos e oitenta e oito, sem testamento e que só fora casado com ela inventariante (...).
fls. 02 - Filho:
1- João Gonçalves de Góes, de idade de vinte e pouco mais ou menos.
fls. 05 - Bens de Raiz
- uma fazenda chamada do Ribeirão do Mosquito com casas de vivenda, paiol, engenho, senzalas, moinhos, chiqueiros tudo coberto de telhas com terras de plantas, capoeiras e logradouros e todas as suas pertenças 2:000$000
- uma morada de casas sitas na Rua do Sol da Vila de São José ao pé do primeiro passo vindo da Matriz, coberta de telhas com seu quintal 400$000
fls. 07v;
Diz João Glz de Lara Góes que por falecimento de seu pai Domingos Glz Góes (...).
fls. 09
Diz João Glz de Lara e Góes que carece por certidão (...) o assento do seu casamento com D. Josefa Maria, filha legítima do Cap.m Mateus José de Faria e sua mulher (...).
Paróquia de São João del Rei
Aos dois de Julho de mil setecentos e oitenta e oito na Ermida de Caetano Nunes Pereira, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum, em presença das testemunhas o Doutor João Antonio da Silva Leão e o Tenente Ambrosio Dias Raposo, com licença, o Reverendo Joaquim da Silva Torres administrou o sacramento do matrimônio a João Gonçalves de Lara Góes, filho legítimo de Domingos Gonçalves de Góes e de Dona Maria Bernarda de Almeida Lara, natural e batizado na Freguesia da Vila de São José e Dona Josefa Maria, filha legítima do Capitão Matheus José de Faria e de Dona Bárbara Francisca, natural e batizado nesta freguesia e logo lhes deu as bênçãos na forma do Ritual Romano.
São João del Rei