PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
DOMICIANA MARIA DA ENCARNAÇÃO
Inventário
AHCSM - Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana-MG
Documento: Inventário
Inventariado: D. Domiciana Maria da Encarnação
Inventariante: D. Joaquina Cândida de São José
Data: 1859
Local: Mariana
Transcrição feita por Izabella Fátima de Oliveira Sales a pedido de Antônio Carlos de Castro
[fl1] [Abertura:]
Inventário do bens que fica/ram pelo falecimento de D. Domicianna Maria da / Encarnação de quem é testamenteira / D. Joaquina Cândida de São José.
[fl7] [Título de herdeiros:]
Joaquina Cândida de São José, casada com Ignácio Cornélio de Magalhães
[fl9] [Cópia do Registro de Testamento:]
(...) Em nome da Santíssima Trindade / Padre Filho e Espirito Santo (...) Eu Domi/cianna Maria da Encarnação filha / legitima do Capitão Jose da Fonceca / Marinho e de Dona Anna Maria já / falecidos nascida e batizada na Fre/guesia de São Caetano de Ma/riana e de presente moradora na Fre/guesia da Ponte Nova (...) determino fazer / este meu testamento (...) na forma seguinte: /
Declaro que fui casada a face da Igre/ja com o finado Sargento Mor Cae/tano da Silva Brandão de cujo Ma/trimônio não temos filhos e por/que não tenho herdeiros forçados / ascendentes ou descendentes que pos/são herdar os meus bens instituo por / minha herdeira universal a Dona / Joaquina Candida de São Jose hoje ca/sada com Ignacio Cornelio de Ma/galhaens e por morte desta passara / a herança para seus filhos e filhas / do meu Irmão Joaquim Jose da Sil/va que são Joaquim, Jose, Caetano / Antonio, e Anna Francisca.
Decla/ro que deixo a Antonia que me foi / exposta e criei com o meu amor / e zelo (....) toda a mi/nha roupa e uma caixa contendo / o mais que dentro dela se contem / e o bendito seis pares de colheres de / prata.
Peço e rogo queiram ser meus / testamenteiros em primeiro lugar / a minha herdeira Joaquina Candi/da de São José, em segundo a meu / Irmão José Caetano da Fonceca e/ em terceiro ao Sargento Mor Mi/guel Martins Chaves, todos mora/dores nesta Freguesia da Ponte No/va
[fl9]
(...) E por esta forma tenho con/cluido este meu testamento (...)
Arraial / de Ponte Nova aos 09/07/1850 (...) Domiciana Maria da Encarnação (...)