PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Os Fagundes do Nascimento” Cap. 2º, neste site.
DELFINA CÂNDIDA DE JESUS
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1892
Caixa: 119
Inventariada: Delfina Cândida de Jesus
Inventariante: Firmiano José do Nascimento
Transcrito por Ana Bárbara R. Pereira da Silva a pedido de Luís Antonio Villas Bôas
fls. 01.
1892 - Estado de Minas Gerais, Comarca de São João del Rei
Dona Delfina Cândida de Jesus: inventariada
Firmiano José do Nascimento: inventariante
Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e noventa e dois, aos vinte e dois dias do mês de Novembro do dito ano, nesta cidade de São João del Rei em meu cartório (...) a petição que a este se segue. Eu Fortunato Evaristo Machado de Magalhães.
fls. 02
Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito, dê a este vista ao Ouvidor Geral e Promotor de Justiça por parte da Fazenda para dividirem sobre os louvados. São João del Rei, 19 de novembro de 1892.
Diz Firmiano José do Nascimento, viúvo de Dona Delfina Cândida de Jesus, falecida a quinze de Outubro do corrente ano, que por morte desta ficaram alguns bens pertencentes ao casal os quais constam de terras, criação, benfeitorias, como ficaram órfãos filhos de sua falecida filha Maria, vem requerer a Vossa Excelência se digne marcar o dia para se proceder ao inventário e nomeio para isso desde já aos cidadãos o Alferes José Tiburcio de Andrade Reis e Venâncio Teodoro de Andrade para louvados que prestarão o juramento para cujo fins será esta autuada. Pelo que pede benigno deferimento. Dê ao Primeiro Ofício de Órfãos em dezenove de Novembro de mil oitocentos e noventa e dois. Firmiano José do Nascimento em parte de um dos louvados apresente José Paulino de Assis. São Francisco do Onça, 13 de novembro de 1892.
fls. 04 - Auto de Inventário
Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e noventa e dois, aos dois dias do mês de Dezembro do dito ano nesta Fazenda da Moenda, Distrito de São Francisco do Onça, termo de São João del Rei estado de Minas Gerais, onde foi vindo e se acha o Juiz de Direito da Comarca Dr. Francisco de Pinto(?) Ferreira e está comigo escrivão adiante nomeado tendo aí presente o viúvo Firmiano José do Nascimento que reconheço pelo próprio de que trato e dou fé, lhe deferiu o juiz o juramento dos Santos Evangelhos de bem e fielmente (...) dos bens de seu casal por falecimento de sua mulher. E logo disse que sua mulher Dona Delfina Cândida de Jesus faleceu sem testamento no dia quinze de outubro do corrente ano deixando de seu casal os filhos seguintes:
Filhos:
01- José Firmiano do Nascimento, solteiro com 44 anos.
02- Ana Luzia da Conceição casada com David Moreira de Paula.
03- João Cândido do Nascimento, viúvo.
04- Maria Delfina de Jesus, falecida antes da inventariada, casada que foi com João Baptista Moreira e deixou filhos que são abaixo descritos.
05- Isidoro José do Nascimento, casado com Maria Francisca de Jesus.
06- Delfina Ilidia de Jesus, casada com Maximiano Teodoro Moreira.
07- Luisa Ilidia de Jesus, casada com Carlos Teodoro Moreira.
08- Francisco Honório do Nascimento casado com Francisca Emília de Jesus.
Netos e filhos de Dona Maria Delfina de Jesus:
João Batista Moreira Júnior, solteiro com 18 anos.
Ana Batista da Conceição, casada com Antonio Francisco Moreira.
Maria Batista da Conceição, com 13 anos.
Lina Batista da Conceição, com 11 anos.
Declarou o inventariante que os bens de seu casal consistem em benfeitorias desta fazenda, terras de campo e cultura, uma pequena casa no Arraial do Onça, 40 e tantas cabeças de gado. E para constar mandou o juiz lavrar este Auto que assinou o mesmo inventariante depois de lido por mim escrivão Francisco de Paula Ferreira Costa, Firmiano José do Nascimento.
fls. 07
Translada da Escritura Pública de venda de terras e benfeitorias que faz esse Maximiano Teodoro Moreira e sua mulher Dona Delfina Ilidia de Jesus para Francisco Honório do Nascimento pela quantia de 800$000 réis.
Saibam que autuo este público instrumento de Escritura Pública de venda (...) que nesse ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e noventa e dois aos nove dias do mês de Dezembro do dito ano, nesta freguesia de São Francisco do Onça, comarca de São João del Rei. Em meu cartório compareceram presente mim escrivão, partes juntas e contratadas a saber de um lado como outorgantes vendedores Maximiano Teodoro Moreira e sua mulher Dona Delfina Ilidia de Jesus, e de outro lado como outorgante comprador Francisco Teodoro do Nascimento, uns e outros moradores nesta freguesia de São Francisco do Onça, todos conhecidos de mim escrivão pelos próprios de que trato e dou fé, além das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas. Pelos vendores me foi dito que tendo falecido sua mãe e sogra Dona Delfina Cândida de Jesus, vender a herança que lhes deixou a mesma finada, composta de campos, culturas e benfeitorias, bens móveis e tudo mais que lhes possa tocar na dita herança, as terras no lugar denominado Moenda (...) vender de hoje para sempre ao outorgado comprador Francisco Honório do Nascimento pelo preço e quantia de 600$000 réis que receberam a vista (...).
fls. 09 - Translado da Escritura Pública de venda de terras e bens móveis e benfeitorias que fizesse David Moreira de Paula e sua mulher Dona Ana Luiza da Conceição e José Firmiano do Nascimento para Isidoro José do Nascimento pela quantia de 1:200$000.
Saibam que autuo este público instrumento de escritura pública de venda virem que no ano de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e noventa e dois aos nove dias do mês de Dezembro do dito ano nesta freguesia de São Francisco do Onça, comarca de São João del Rei, estado de Minas Gerais, na fazenda de Cachoeira aonde eu escrivão fui vindo, e sendo ai compareceram presentes as partes juntas e contratadas, a saber de um lado como outorgantes vendedores David Moreira de Paula e sua mulher Dona Ana Luiza da Conceição e José Firmiano do Nascimento, e como outorgados compradores Isidoro José do Nascimento, moradores nesta freguesia de São Francisco do Onça, todos conhecidos de mim pelos próprios de que trato e dou fé e das testemunhas abaixo assinadas. Pelos outorgantes vendedores me foi dito que tendo falecido sua mãe e sogra Dona Delfina Cândida de Jesus, vendem a herança que lhe toca da mesma finada, composta de campos, culturas e benfeitorias nos lugares denominados Moenda, Montevidéu e Matola, assim como todos os bens móveis e todos os mais que lhes possa tocar na dita herança sem reserva alguma(...).
fls. 14 - Bens de Raiz:
Benfeitorias da Fazenda da Moenda, que se compõem de casas de morada, terras, paiol, cômodo para tenda de queijo, cobertos de telha, com moinho coberto de telha, com rego d’água, com todo o quintal, valo, cerca e brejo, sendo avaliados pela quantia de 500$000 réis.
Benfeitorias em Monte Vidéu, que se compõem de casas de morada de chão, coberta de telha, com quintal, valo, cerca, córrego e brejo, por 200$000 réis.
Uma pequena casa de chão no Arraial de São Francisco do Onça com seu respectivo pátio, em 5$000 réis.
Uma parte de terras na Fazenda da Moenda, que se compõem de campos de criar e 58 alqueires de culturas e 58 alqueires de campos avaliados os campos em 60$000 réis o alqueire e as culturas em 80$000 réis o alqueire, confrontando com Maximiano Moreira da Costa (...) Joaquim José do Nascimento, José Antonio da Costa Moreira, David Moreira de Paula e José do Nascimento. (fls. 15) Somando tudo 4:360$000 réis.
Uma parte de terras na Fazenda de Montevidéu, contendo 32 alqueires de campos e 2 de cultura, dividindo com José Vicente do Nascimento, José Manoel do Nascimento, José Antonio da Costa Moreira, José Maria do Nascimento e com o herdeiro Isidoro José do Nascimento e Maria Teresa de Jesus, tendo os campos 60$000 réis o alqueire e as culturas a 80$000 réis tudo por 2:080$000 réis.
Uma parte de terras de cultura na Fazenda do Matola, dividindo com Prudente José Moreira, Francisco Teodoro Moreira, Galdino José Moreira, José Maria do Nascimento, David Moreira de Paula, contendo (...) alqueires a 90$000 réis, 450$000 réis.
fls. 20
Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito
Diz João Baptista Moreira, tutor de seus filhos menores João, Maria e Lina, que tendo-se julgar a Partilha dos bens de sua finada sogra Dona Delfina Cândida de Jesus de que são eles herdeiros, pede o suplicante para ser isento da especialização da hipoteca legal, em vista da qualidade, a quantidade dos bens, a que Vossa Excelência melhor apreciará a vista do respectivo pagamento na Partilha, tanto mais sendo o suplicante usufrutuário, por isso requer que sendo esta justa nos Autos e seja concedido a dispensa requerida. João Baptista Moreira.
Partilha dos Bens que ficaram por falecimento de Dona Delfina Cândida de Jesus, de quem é inventariante Firmino José do Nascimento.
Importam os móveis 205$500
Importam os removentes 2:826$000
Importam os Bens de Raiz 7:645$000
Meação do viúvo 5:373$250
Meação para os herdeiros 5:373$250
Divididos pelos 8 herdeiros cabe a cada um 671$656
Importância do quinhão da falecida Dona Maria Delfina da Conceição 671$656, subdividindo pelos quatro netos, coube a cada um 167$194.
Pagamento feito ao viúvo inventariante Firmiano Jose do Nascimento de sua meação 5:373$250
Haverá:
Uma pequena casa de chão no Arraial de São Francisco do Onça, com seu respectivo pátio 55$000
Metade das benfeitorias da Fazenda da Moenda 250$000
Metade do valor das terras da mesma fazenda 2:180$000
Metade do valor das terras da Fazenda do Montevidéu 1:040$000
Metade do valor das terras da Fazenda do Matola 225$000
fls. 41v.
(...) uma tenda de ferreiro 50$000
Torna do herdeiro Francisco Honório do Nascimento 33$438
Torna do herdeiro Isidoro José do Nascimento 12$595
Torna do herdeiro Antonio Francisco Moreira, casado com sua neta Dona Ana Baptista da Conceição 5:386$838
Tornará a seu neto João Baptista Moreira Junior 6$195
Idem a sua neta Dona Maria Baptista da Conceição 1$195
Idem a sua neta Luiza Baptista da Conceição 6$195
Pagamento feito ao herdeiro João Cândido do Nascimento de sua legitima 671$656
Haverá nas terras da Fazenda da Moenda 272$500
Haverá nas terras da Fazenda do Montevidéu 130$000
Haverá nas terras da Fazenda do Matola 28$125
Benfeitorias da Moenda 35$714; do Montevidéu 20$536;
Torna do herdeiro Isidoro José do Nascimento 6$781
Pagamento feito ao herdeiro Isidoro José do Nascimento, casado com Dona Maria Rosina de Jesus, de sua legítima 671$656
Idem da legítima que comprou.
fls. 42v
Do herdeiro David Moreira de Paula e sua mulher 671$656
Pagamento da legítima que comprou do herdeiro José Firmiano do Nascimento 671$656
Tornará ao viúvo 19$595
Tornará ao herdeiro Carlos Teodoro do Nascimento 4$781
Tornará ao herdeiro João Cândido do Nascimento 6$761
fls. 43
Pagamento feito ao co-herdeiro Carlos Teodoro Moreira por cabeça de sua mulher D. Ilidia de Jesus de sua legítima 671$656
Haverá nas terras da fazenda da Moenda 272$500, nas da fazenda do Montevidéu 130$000.
Nas benfeitorias da Moenda 35$714, nas do Montevidéu 20$536
Pagamento feito ao herdeiro Francisco Honório do Nascimento, casado com D. Francisca Emilia de Jesus, de sua legítima. Importância da legítima que comprou do herdeiro Maximiano Teodoro Moreira. 1:343$312.
Haverá nas terras da fazenda da Moenda 545$000, nas do Matola 56$250, nas do Montevidéu 260$000.
fls. 43v.
Pagamento feito ao herdeiro neto João Batista Moreira Junior, representando sua finada mãe Dona Maria Delfina de Jesus de sua legítima:
Haverá nas terras da fazenda da Moenda 68$125, nas do Montevidéu 32$500, nas do Matola 7$032. Benfeitorias da fazenda do Matola 8$928, das do Montevidéu 5$134
fls. 44
Pagamento feito a herdeira neta D. Ana Baptista da Conceição casada com Antonio Francisco Moreira, representando sua finada mãe D. Maria Delfina de Jesus, de sua legítima:
Haverá nas terras da fazenda da Moenda (...)
*Repetem-se as informações. a herança, no que diz respeito aos bens de raiz, é a mesma para os herdeiros, uma vez que as terras foram divididas igualmente
Pagamento feito a herdeira neta D. Maria Baptista da Conceição, representando sua finada mãe D. Maria Delfina de Jesus, de sua legítima: 167$914
Haverá nas terras da fazenda da Moenda (...).
fls. 44v
Pagamento feito a herdeira neta D. Luiza Baptista da Conceição, representando sua finada mãe D. Maria Delfina de Jesus, de sua legítima: 167$914
Haverá nas terras da fazenda da Moenda (...).
São João del Rei, 21 de Dezembro de 1892. Os partidores Joaquim Ernesto de Oliveira Melo, João Antonio Nogueira.