PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 5, neste site
CRISTOVÃO DA CUNHA DE CARVALHO
Inventário
Arquivo: Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento : Inventário
Ano: 1810
Caixa: 2
Inventariado: Cristovão da Cunha de Carvalho
Inventariante: Luiza Tereza de Magalhães
Cópia, do manuscrito original, disponibilizada por Aguinaldo Ribeiro da Cunha Filho
Resumido por Bartyra Sette
Inventário dos bens do falecido Christovão da Cunha de Carvalho.
Inventariante a viúva sua mulher D. Luiza Thereza de Magalhães.
Data: 07-11-1810
Local: Arraial de Baependi, Termo da Vila da Campanha da Princesa, Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de Dona Luiza Thereza de Magalhães, viúva do falecido Christovão da Cunha de Carvalho.
Declarou ela inventariante haver falecido o dito seu marido Tenente Cristovão da Cunha no dia treze de Agosto do presente ano de mil oitocentos e dez e com seu solene Testamento e que os herdeiros que do casal ficaram são os seguintes:
Herdeiros:
01- Luiza, de idade de 17 anos, pouco mais ou menos.
02- Felizberto, de idade de 15 anos, pouco mais ou menos.
03- Laurianno, de idade de 12 anos, pouco mais ou menos.
04- Antonio, de idade de 10 anos, pouco mais ou menos.
05- Maria, de idade de 8 anos, pouco mais ou menos.
Avaliações: Ouro, Prata, Bens Móveis, Gado Vacum e Cavalos, Escravos, Ouro Lavrado, uma fazenda de matos virgens, capoeiras e campos: 3:806$003
Dividas que devem ao casal:
- Capitão Joze Nogueira de Sá 39$215
- Antonio Correa de Mendonça 24$000
- Antonio Alves 13$110
- D. Anna Margarida de Barros 5$800
- Juam Gonçalves Penha 6$000
Dividas que o casal deve:
- ao Capitão Joaquim Mendes 432$207
- ao Capitão Joze Correa da Silveira 28$000
- Antonio Rodrigues de Mattos 11$300
- ao Revdo. Vig. da Freguesia Domingos Rodrigues Affonso 54$000
fls. 06 - Cópia do Testamento:
Em nome de Deus amem.
Eu Christovam da Cunha de Carvalho, filho legítimo do Coronel Antonio da Cunha de Carvalho e de Dona Bernarda Dutra da Silveira, nascido e batizado na freguesia de Aiuruoca, morador na de Baependi, tudo do Bispado de Marianna, estando em meu perfeito juízo porem bastante enfermo faço este meu testamento pela forma seguinte:
Instituo por meus testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Luiza Thereza de Magalhaens fazendo um só corpo com o Capitão Custodio Joze Vieira, em segundo lugar a meu filho Felizberto, aos quais rogo pelo amor de Deus queiram ser meus testamenteiros (...).
Declaro que sou casado com a sobredita Luiza Thereza de Magalhaens e deste matrimônio temos os filhos seguintes: Luiza, Felizberto, Laurianno, Antonio e Maria, e os quais todos declaro e os instituo por meus universais herdeiros nas duas partes dos meus bens.
Quero ser enterrado na Matriz ou Capela aonde eu falecer acompanhado do meu Reverendo Paroco e demais sacerdotes (...).
Encomendações pias (...).
Deixo a Thome Antonio que se quer intitular meu filho e não é a quantia de doze mil réis por esmola e caridade (...).
(............)
(...) pedi ao Vigário Domingos Rodrigues Affonço este por mim escrevesse e como testemunha se assinasse (...).
Sitio da Varge Grande, Freguesia de Baependi aos treze de Agosto de mil oitocentos e dez.
Declaro que me, digo, que por me achar tremulo e com ------- assinou por mim Domingos Martins Borralho. Baependi, dia e era et supra. Assigno a rogo do testador Domingos Martins Borralho com as testemunhas = a rogo do testador = o Vigário Domingos Rodrigues Affonço.
Aprovação:aos 13-08-1810 nesta Paragem denominada a Varge Grande, Freguesia de Baependi, em casas de morada do Testador o Tenente Christovam da Cunha de Carvalho (...).
Testemunhas presentes: Alferes Manoel Pereira de Barros; Alferes Francisco Ignacio de Mello; Prodenciano Antonio Nogueira; Joaquim Antonio de Brito; Antonio Xavier de Gusman; Francisco de Salles Martins; Mateus Antonio Ribeiro da Silva, todos moradores neste distrito.
Abertura: aos 14-08-1810 neste Arraial e Freguesia de Baependi do Termo da Vila da Campanha da Princesa na falta e impedimento do Ilmo. Sr. Provedor dos Reziduos abri este solene testamento do Tenente Christovam da Cunha de Carvalho (...).
fls. 13 : Auto de Partilha, pagamentos a:
- viúva inventariante Dona Luiza Thereza de Magalhaens, sua meação.
- herdeira Luiza, de sua legitima.
- herdeiro Felizberto, de sua legítima.
- herdeiro Antonio, de sua legítima.
- herdeiro Laurianno, de sua legitima.
- herdeira Maria, de sua legítima
fls. 18: Pagamento da terça.
fls. 28
Diz o Cap. Custódio Joze Vieira, tutor dos órfãos do T.e Christovão da C.ª de Carv.º que por estar encarregado de outra Curadoria e vários enconvenientes não pode continuar na Tutela m.to mais tendo os orfãos outro parente mais proximo qual Antonio Ribr.º da S.ª cunhado dos mesmos órfãos pelo que requer a V.S. se serva mandar q tomando hoje contas ao suplicante seja isento d m.ma Tutela //
Auto de Contas: aos 23-09-1813
Julgo as contas por boas e ao Tutor por izento da Tutela, co--- notifique a Ant.º Ribr.º da S.ª, cunhado dos menores órfãos np t. de 3 dias vir assinar o de tutela (...) Campanha da Princesa, 24 de Setembro de 1813 = Antonio Gularte Brum.
Diz Antonio Ribr.º da S.ª que ele foi noticiado p.lo Juizo dos Órfãos p.ª assinar termo de tutela a seus cunhados e p. que he publico e notorio que se muda p.ª o Rio Pardo, p. cujo impedimento não pode fazer, e nomeia ao Alf.es Joaq.m Antonio de Carvalho (...) de ser tutor, tio dos mesmos órfãos (...).
fls. 36 - Cópia do termo de Tutela que assinou o Alferes Joaquim Antonio de Carvaho
Data: 16-06-1817
Local: Vila de Santa Maria de Baependi, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada da residencia do Tenente Andre Bernardes de Gusmam, Juiz Ordinário nesta Vila e seu Termo.