PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Henrique Cardoso”.
CLARA MARIA DE JESUS
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1819
Caixa: 112
Inventariada: Clara Maria de Jesus
Inventariante: Felisberto Alves Ferreira
Local: Vila de São José
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes
fls. 01
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Clara Maria de Jesus de quem é Inventariante e testamenteiro seu filho Felisberto Alves Ferreira
Data: 10-09-1819
Local: Fazenda denominada o Engenho do Jacaré da Aplicação de Nossa Senhora da Oliveira Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada da falecida Dona Clara Maria de Jesus.
fls. 01 - Declaração
(...) que sua falecida mãe fora natural de Lagoa Dourada, filha legítima de Henrique Cardoso e sua mulher Maria Antonia, ambos falecidos, que sua mãe falecera aos vinte e dois de Janeiro do presente ano, falecera com seu Testamento e o mesmo apresentava, e que fora casada com Antonio Alves Ferreira (...).
fls. 02 - Filhos:
01- Ana, falecida, casada que foi com o falecido José Rodrigues dos Santos de que ficaram filhos:
Netos:
01- José, morador no Termo de Tamanduá´.
02- Maria, casada com Alexandre Martins Borges.
03- Francisca, casada com Antonio da Silveira Bitencourt.
04- Ana, casada com Manoel Furtado de Figueiredo
05- Felizarda, casada com João Gonçalves Lima
06- Severina, casada com Francisco Pereira Borges
02- Antonio, solteiro, de idade de cinquenta e um anos, morador no Termo de Jacuí.
03- José, casado, morador no Termo do Jacuí
04-- Maria, casada com Manoel José da Silva, morador no Arachá.
05- Clara, solteira, de idade de quarenta e quatro anos.
06- Feliciana, casada com Jerônimo de Sá e Cunha, moradora na Farinha Podre.
07- Francisca, casada com Manoel Joaquim da Costa.
08- Felisberto, casado e morador neste Termo.
09- Ignacia, casada com o Tenente Alexandre Ferreira Barbosa
10- Maria, viúva do falecido Antonio José Teixeira, de que ficaram filhos menores e houve inventário pelos órfãos e agora casada com Francisco Antonio Ferreira.
fls. 03v. - Bens:
- Escravos em número de 07
fls. 04 - Bens de Raiz
- uma Fazenda denominada o Engenho do Jacaré com casas de vivenda, paiol e moinho, tudo coberto de telha, com seus currais, terras de planta, campos que de uma parte se divide com o Alferes João Leite Guedes e de outra com José Rodrigues dos Santos e com quem mais deva e haja de partir: 4:400$000
fls. 05 - Testamento
Em nome de Deus Amém.
Eu Testadora Clara Maria de Jesus, moradora nesta minha fazenda denominada Senhora do Carmo do Jacaré da Aplicação da Senhora da Oliveira, filial da freguesia de Santo Antonio da Vila de São José e do seu Termo, Comarca do Rio das Mortes, Bispado de Mariana, filha legítima de Henrique Cardoso e de Maria Antonia, ambos já falecidos, natural e batizada na Matriz da Senhora de Nazaré do Arraial do Inficionado do Termo da cidade de Mariana, instruída nos sagrados dogmas da Santa Fé católica, por me achar gravemente enferma, de cama, e por temer não saber o que Deus quererá fazer, faço este meu Testamento na forma seguinte.
(.................)
Declaro que fui casada com Antonio Alves Ferreira, hoje falecido, de cujo matrimônio tivemos dez filhos entre homens e mulheres que são os seguintes: Antonio, José, Felisberto, Ana, Clara, Ignacia, Feliciana, Francisca, Maria, Maria os quais todos são e os instituo meus inteiros e legítimos herdeiros.
Determino e instituo meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu filho Felisberto Alves Ferreira. Em segundo a meu genro o Tenente Alexandre Ferreira Barbosa e em terceiro lugar a meu genro Francisco Ferreira Barbosa, todos moradores nesta mesma fazenda (...)
(...) ordeno que o meu corpo seja envolto no Hábito da Senhora do Monte do Carmo (...).
(.................)
Declaro que meu testamenteiro dará do monte de meus bens a João Alves, meu enjeitado, doze oitavas em remuneração de algum serviço que me fez.
(.................)
Deixo tambem de minha terça, a minha filha Clara Maria de Jesus, a escrava Eusébia, parda, e sua filha Esmeralda.
Deixo ao meu enjeitado Caetano Alves vinte e quatro mil réis, tambem de minha terça.
Deixo da minha terça, a meu filho Antonio Alves Ferreira, a quantia de cem mil réis, procedente de boa companhia que sempre me fez.
Declaro que meus herdeiros, todos eles, estão satisfeitos da legítima paterna, exceto meu filho Felisberto que está por inteirar, e se inteirará do meu monte.
Declaro que a todos os meus herdeiros tenho dado de legítima que lhes há de pertencer da minha parte alguns escravos e cada um deles será obrigado entrar para a colação com o que tiver em si para entre todos se repartir igualmente.
Declaro mais que se algum dos meus herdeiros tiver em si alguma coisa demais que me não lembre peço pelo amor de Deus ressarcir aos mais para desencargo da minha consciência.
(.................)
Declaro que depois de cumpridos os meus legados e satisfeitas as minhas disposições testamentárias os remanescentes que sobrar da minha terça instituo por herdeiros dela a todos os meus filhos, exceto o meu filho Antonio Alves e a minha filha Clara Maria por lhes ter dado da mesma terça o que lhes tinha de dar.
(.................)
Fazenda de Nossa Senhora do Carmo do Jacaré, 02 de Dezembro de 1818
Clara Maria de Jesus
fls. 07
Certifico (...) que falecendo da vida presente Dona Clara Maria de Jesus, minha aplicada, me foi apresentado seu solene Testamento pelo Tenente Alexandre Ferreira Barbosa (...)
Oliveira, 22 de Janeiro de 1819
Manoel Fernandes Martins
fls. 47v. - Auto de Partilha
Monte: 4:184$259
Liquido: 4:019$756
para cada herdeiro 279$717
fls. 51 - Nome completo de Herdeiros.
- herdeiro Antonio Alves Ferreira
- herdeira Maria, casada com Manoel Jose da Silva
- herdeira Ana que foi casada com o falecido José Rodrigues dos Santos
- herdeiro Felisberto Alves Ferreira