PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Gomes Sandim”, neste site.
CIPRIANO JOSÉ DA COSTA
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1821
Caixa: 318
Inventariado: Cipriano Jose da Costa
Inventariante: Valentina Maria de Jesus
Local: São João del Rei
Nº de Páginas: 38
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
fls. 01
Inventario dos bens que ficaram por falecimento de Cipriano José da Costa de quem é Testamenteira e Inventariante Valentina Maria de Jesus.
Data: 06-02-1821
Local: São João del Rei
fls. 01
Diz Valentina Maria de Jesus viúva de Cipriano José da Costa, moradora na Aplicação de São João Nepomuceno Freguesia de Lavras Termo desta vila (...).
fls. 06v. - Procuração
Procuradores Nomeados: Caetano José de Almeida, Florêncio Antonio da Fonseca, José Gonçalves Gomes, Antonio José de Oliveira Barreto, Luís da Cunha Barros e Jacinto Ferreira Fontes.
Data: 28-02-1821
Local: Aplicação de São João Nepomuceno, Freguesia das Lavras Termo da vila de São João del Rei Comarca do Rio das Mortes em casas de morada da suplicante viúva.
Que Faz: a mesma viúva Valentina Maria de Jesus
fls. 07 - Testamento
Eu abaixo assinado estando de saúde e em perfeito juízo determino meu Testamento na forma seguinte:
Primeiro de tudo declaro que sou católico apostólico romano, filho legítimo de Miguel Goulart e Bernarda Maria de Oliveira, já falecidos, nascido e batizado com o nome de Cipriano Jose da Costa de que sempre usei e uso, na Capela de Santa Ana do Garambéu.
Declaro que sou casado com Valentina Maria de Jesus de cujo matrimônio não tive filhos alguns.
Declaro por meu Testamenteiro em primeiro lugar a minha mulher Valentina Maria de Jesus e em segundo a meu irmão Ignacio Goulart e em terceiro a Manoel Gonçalves da Costa (...).
Declaro mais que não tenho ascendentes nem descendentes que devam herdar o que possuo e portanto constituo minha herdeira a Valentina Maria de jesus, minha consorte.
Sou presentemente morador em São João Nepomuceno da Freguesia de Lavras e serei sepultado na Igreja da Capela mais vizinha ao lugar do meu falecimento (...).
(...............)
(...) pedi ao Reverendo Veríssimo José Pereira que este por mim fizesse (...).
São João Nepomuceno, 04 de Setembro de 1817
Cipriano José da Costa
fls. 08 - Abertura
Certifico que no dia oito de Janeiro deste presente ano de mil oitocentos e vinte e um abri este Testamento (...) com que faleceu Cipriano José da Costa (...).
fls. 10 - Herdeira
01- a viúva, Valentina Maria de Jesus