PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Os Alves Pedrosa” Cap. 5º, neste site
CAMILLO TEIXEIRA DO NASCIMENTO
e
ANNA BAPTISTA MONTEIRO
Processo Matrimonial
Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana - AEAM
Documento: Processo Matrimonial
Oradores: Camillo Teixeira do Nascimento e Anna Baptista Monteiro
Data: 1876
Local: Madre de Deus de Minas
Referência: registro: 084007 / A:34/ P:8401
Transcrito por: Izabella Fátima Oliveira de Sales a pedido de Regina Junqueira
[fl 2]
[Abertura]
Os oradores Camillo Teixeira do Nascimento e Dona Anna Baptista Monteiro, / desta freguesia, consangüíneos em se / gundo grão de linha colateral igual / por serem irmans suas mays, estão / contratados para se receberem em matrimonio (...) Os oradores são órfãos / de pais e mais, e amão – se / mutuamente e por isso desejão / se casar no lugar, não há outro / com quem a oradora se case. (...) Orador teve de legiti / ma de seos pais três contos de reis em / bens; a oradora, igualmente teve de le / gitima de seos pais dez contos de reis / em bens. A oradora está na idade [no/bil] e vive em companhia de seo ir/mão e tutor e não foi raptada. (...)
[fl 7]
[Inquirição das Testemunhas]
[1º Testemunha]
Antonio Duarte de Carvalho
[Depoimento]
(...) disse: que / conhece os oradores e que estes são / primos irmãos e que suas mais er/ao irmãs, disse mais que o orador / teve pequena legítima de seus pais / e que a oradora herdou de seos pais / de oito a dez contos de ris pouco mais / ou menos, em bens e algum dinheiro / disse mais que os oradores estão con /tratados para se casar (...)
[2º Testemunha]
Martiniano Teixeira do Nascimento
[Depoimento]
Não havia novas informações.
[fl 9]
[Conclusão]
(...) dispenso com os referidos Oradores no mencio / nado impedimento para que validamente se possão rece/ber em Matrimônio (...) Mariana 29/05/1876
Silvério Gomes Pimenta